Pequenos

Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas

Conheça aqui embaixo as principais raças que você pode ter em apartamento
Conheça aqui embaixo as principais raças que você pode ter em apartamento

Ao contrário do que muita gente imagina, ter um cãozinho morando em espaços pequenos é completamente possível. Escolher um cachorro para apartamento é uma tarefa que deve levar em consideração os hábitos e costumes do animal mas, principalmente, seu tamanho — isso vai garantir que ele se sinta confortável em casa. Assim como acontece com os animais de porte grande, as raças de cachorro pequeno são inúmeras e você pode escolher a ideal para a sua rotina de acordo com a personalidade e as necessidades do pet. Para auxiliar nesse momento, o Patas da Casa escolheu as melhores raças para viver em apartamento: dá uma conferida!

Pug: uma das melhores companhias entre os cachorros pequenos

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Inteligente, obediente e dócil, o Pug é perfeito para famílias que moram em apartamentos
    Inteligente, obediente e dócil, o Pug é perfeito para famílias que moram em apartamentos

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    O apego aos donos é uma das principais características do Pug e é o que faz dele um dos melhores cachorros de companhia que você pode ter. Ele é inteligente, territorialista, obedece com facilidade e tem um bom relacionamento com crianças e outros animais, ou seja: é uma ótima opção para um cachorro de família! Apesar de ter bastante energia, de vez em quando é preguiçoso e precisa de estímulo para se exercitar e não ficar acima do peso. 

    Mesmo sendo teimoso, o Pug responde bem aos comandos de treinamento, mas precisa ter as ordens relembradas de tempos em tempos. A anatomia do Pug faz com que o cachorro tenha propensão a desenvolver alergias de pele e dificuldades respiratórias, por isso, o ideal é que ele viva em ambientes que estão sempre limpos e arejados.

    Lulu da Pomerânia: dócil e brincalhão, é muito leal ao dono

    O Lulu da Pomerânia é um super companheiro para o dono
    O Lulu da Pomerânia é um super companheiro para o dono

    Também conhecido como Spitz Alemão, o Lulu da Pomerânia não é exclusivamente um cachorro pequeno: ele também pode ser encontrado em outros tamanhos, mas o anão é o mais comum e o cachorro ideal para apartamento. Como os outros cães de companhia, o Spitz Alemão tem a forte característica de apego aos donos, mas pode não ser tão receptivo com visitas e pessoas estranhas. Se possível, o ideal é que ele seja acostumado com esse tipo de interação desde cedo, para evitar reações agressivas. Ele é teimoso, então os treinamentos geralmente levam um pouco mais de tempo, mas são inteligentes o suficiente para responder aos comandos quando quiserem.

    Yorkshire: a prova de que tamanho não é documento

    Mesmo pequeno, o Yorkshire vai fazer de tudo para te defender se for preciso
    Mesmo pequeno, o Yorkshire vai fazer de tudo para te defender se for preciso

    Mesmo sendo pequenino, o Yorkshire Terrier tem um forte instinto de proteção em relação aos seus donos. Muito apegado aos tutores humanos, ele geralmente é dócil, brincalhão e companheiro, mas late bastante se achar que seu dono corre perigo. Ele é obediente e inteligente, mas tem um pouco de teimosia que faz com que os comandos levem um pouco mais de tempo para serem assimilados. Mesmo assim, depois de adestrado, ele não esquece do que aprendeu! Eles precisam de banhos e escovações frequentes e são muito ativos, ou seja: podem ser a companhia ideal para você na hora de se exercitar. 

    Beagle: com essa raça, as travessuras vão de brinde junto dos pontos positivos

    O adestramento é essencial para que o Beagle tenha um bom comportamento
    O adestramento é essencial para que o Beagle tenha um bom comportamento

    Assim como quase todos os cachorros para apartamento, o Beagle é incrivelmente companheiro, brincalhão e dócil, mas a combinação de energia alta com dificuldade na obediência faz dele um cachorro bem levado. Por isso, o ideal para uma boa convivência entre vocês é o adestramento. Ele se distrai com facilidade e isso faz com que o treinamento seja mais demorado — o ideal é que as aulas comecem com o Beagle ainda filhote. Além desse detalhe, ele é super apegado aos donos, se dá bem com crianças e outros animais e é muito sociável: você só precisa de disposição para lidar com a agitação do bichinho!

    Lhasa Apso: a personalidade forte só deixa esse cachorro mais charmoso

    O Lhasa Apso é um cachorro para apartamento companheiro e protetor
    O Lhasa Apso é um cachorro para apartamento companheiro e protetor

    Uma das reações naturais de qualquer pessoa com raças de cachorros pequenos é acreditar que eles são delicados e fofinhos, mas quando o assunto é o Lhasa Apso, não podemos parar por aí. Assim como o Yorkshire Terrier, ele tem a personalidade forte e não se dá muito bem com estranhos. Se achar que o dono está em perigo, ele vai latir para alertar quem puder. Fora dos momentos de tensão, ele é super dócil e brincalhão, cheio de energia. Na hora do treinamento, o Lhasa Apso é um pouco teimoso, pode demorar a aprender e precisa de reforço nos exercícios para não esquecer do que foi ensinado. Ainda assim, ele é um companheiro incrível para ter no apartamento.

    Shih Tzu: é tranquilo e amigável desde a fase de adaptação

    Resistir aos impulsos de fica ro tempo todo com o Shih Tzu no colo é necessário
    Resistir aos impulsos de fica ro tempo todo com o Shih Tzu no colo é necessário

    O que faz do Shih Tzu um cachorro para apartamento perfeito além de todas as outras características é, certamente, sua tranquilidade. Ele quase não late, é dócil, amigável e companheiro desde filhote. Pode ser uma ótima escolha para prédios que têm restrições de ruídos. Além disso, ele é inteligente e responde bem aos treinamentos. Mesmo sendo independente, ele gosta de companhia, então o ideal é que vocês encontrem o equilíbrio na hora do carinho e dos contatos físicos. O Shih Tzu gosta de brincar, se dá bem com crianças e também não resiste muito ao contato com outros animais.

    Maltês: obediente, mas não a todo mundo

    O Maltês é dócil e obedece com facilidade, mas só ao dono
    O Maltês é dócil e obedece com facilidade, mas só ao dono

    Uma das raças de cachorro pequeno mais populares de todas, o Maltês pode ter carinha de filhote por toda a vida dependendo da forma como for tosado. Ele é inteligente e obediente no dia a dia, mas não responde a comandos de qualquer pessoa: geralmente, apenas os donos conseguem fazer isso. Ele é dócil, mas fica desconfiado ao redor de estranhos, por isso, não demore muito a começar o processo de socialização deles: quanto mais cedo o Maltês se acostumar a ter contato com outras pessoas, mais tranquilo vai ficar com visitas e em passeios. 

    Pinscher: o estresse é só má fama!

    Diferente do que muita gente pensa, o Pinscher é super protetor e territorialista
    Diferente do que muita gente pensa, o Pinscher é super protetor e territorialista

    Se você já teve contato com algum Pinscher já deve ter ouvido falar sobre a fama de estresse puro que eles têm - mas a realidade não é bem assim. As reações exageradas dos cães dessa raça geralmente acontecem porque ele é extremamente apegado aos donos, superprotetor e territorialista. Ou seja: ele vai atacar no primeiro sinal de perigo (mesmo que não exista, de fato, perigo nenhum). Se for socializado com outros animais e pessoas desde cedo e crescer com uma rotina consistente, o Pinscher pode ficar mais tranquilo na vida adulta. Colocando essa parte de lado, ele é inteligente, fiel e um companheiro incrível para o seu dia a dia.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Próxima matéria

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Ver Todas >

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa
    Adote um animal

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa

    A adoção animal é um ato de amor muito importante, principalmente porque o número de cães abandonados e resgatados de maus-tratos é bem grande no Brasil. Portanto, se você deseja aumentar a família com um bichinho de quatro patas, considere a adoção. Apesar de ser um lindo gesto, adotar cachorro demanda muita responsabilidade, por isso, é importante não se precipitar. 

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho
    Adote um animal

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    O cachorro Shih Tzu é companheiro, carinhoso e com um temperamento fácil de lidar. Não à toa que é considerada uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis. Esse doguinho de origem chinesa é um queridinho dos lares brasileiros e até faz parte do ranking de raças mais populares no país. Na hora de nomear um cãozinho, é importante levar em consideração alguns fatores, como a personalidade e até características físicas do animal. 

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Ver Todas >