Você já se perguntou o motivo por trás do cachorro lambendo a pata? Às vezes, é normal o dono interpretar como um comportamento natural e não se preocupar. Aí está o erro: cachorros lambendo as patas podem, sim, significar um problema de saúde. Toda ação canina tem uma explicação e, se não for o caso de uma doença, é uma questão de comportamento. Para entender mais sobre o problema, conversamos com dois tutores que passam pela situação.
Cachorro lambendo a pata pode ser ansiedade!

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
A ansiedade em cães é muito comum e, em alguns casos, pode desencadear problemas graves, como a obesidade canina. Ela não só acaba com os móveis dos tutores, como prejudica a saúde mental e física do animal. O ideal é buscar a ajuda de um veterinário para lidar com o comportamento. Em alguns casos, o floral para ansiedade pode ajudar.
É o caso do Lola, cachorra da Marcella Castoldi, que mora no Rio Grande do Sul. Ela e seu marido perceberam, há quase 2 anos, que a cadelinha lambia as patinhas e sempre estava machucada, com irritações entre os dedos e nos coxins. “De início, a gente achava que ela se lambia pelos machucados. Começamos a observar se não era por causa dos produtos que usávamos no chão ou alguma ferida feita durante um passeio, mas era o contrário. Ela se lambia tanto que estava machucando as patinhas. Em função disso ela teve uma sepsia, que passou das patinhas para a boca e os ouvidos”, conta.
A cachorra costuma se lamber quando é contrariada ou quando não recebe atenção. Se ela está deitada na cama e precisa sair ou se não há espaço no sofá, por exemplo, os ataques de lambedura se tornam mais frequentes.
Cachorro lambendo a pata excessivamente: Bruce foi diagnosticado com estresse

O Bruce, cachorro da Cláudia Fernandes, do Rio de Janeiro, teve uma história parecida com a da cachorrinha Lola. Depois de um tempo, ao reparar no cachorro lambendo as patas, a Cláudia percebeu que a região começou a ficar escurecida. Bruce começou a choramingar e morder o local, como se estivesse coçando muito. “À princípio, foi diagnosticado como dermatite atópica. Podia ser alergia a produtos de limpeza ou ao próprio shampoo usado no banho. Fizemos várias ações, mas como a alergia não cessou, veio o diagnóstico de estresse”, explica.
O Bruce é acompanhado por um veterinário clínico geral e um especialista em dermatologia. Hoje, ele também usa medicamentos orais com corticóides e sprays para aplicação na pata, que amenizam temporariamente a lambedura. A observação do comportamento, no entanto, é constante.
Cachorro lambendo a pata: conheça outras possíveis causas
Existem outras razões que levam os cães a lamber as patas excessivamente. Um desses motivos pode ser a existência de pulgas e carrapatos no animal. Os parasitas podem morder nas extremidades dos dedos e até nos coxins, gerando uma ferida. Em alguns casos, a simples presença dos parasitas já causa incômodo, levando o animal a morder a região na tentativa de aliviar a coceira.
Outro caso pode ser a dermatite atópica canina, um transtorno muito comum nos cães. O problema pode se desenvolver no contato do animal com ácaros, poeiras e até produtos de limpeza. Há alguns estudos que mostram que essa dermatite também é de caráter hereditário. Seja como for, é importante ver se o seu cãozinho não está lambendo a pata por causa de uma alergia.
Por último, seu cachorro pode lamber as patas por estar sentindo dor. Ao passear, caso o asfalto esteja quente, ele pode queimar as almofadinhas e a lambedura é a alternativa que ele encontra para aliviar. Caso perceba que o seu cão está lambendo a patinha sem parar, verifique se não há queimaduras, presença de corpos estranhos (vidro, farpas de madeira, pedrinhas) ou feridas ainda mais graves.
Cachorro lambendo a pata: dicas para evitar o problema
Se o seu cachorro demonstrar esse tipo de comportamento, você pode ajudá-lo investindo em outras alternativas para que ele evite essa atitude. Caso seja qualquer um dos outros motivos listados acima, o médico veterinário saberá a melhor maneira de tratar o seu amigo. Mas, separamos algumas dicas para você evitar esse problema:
-
Invista em enriquecimento ambiental
Um cão que não fica no tédio é um cão feliz! E para isso vale investir em passeios e brinquedos inteligentes que vão estimular seu peludo a caçar a própria comida. Já existem muitos produtos no mercado que podem ajudá-lo a ter dias mais movimentados.
-
Creche ou passeador de cachorro
Se você não fica muito tempo em casa e acha que essa pode ser uma das razões pelas quais o seu cãozinho fica ansioso (e desconta na patinha) vale a pena procurar por uma creche para cães. Nela, seu peludo vai se distrair com atividades próprias e com a presença de outros animais, e não vai ligar para a patinha. Caso a opção da creche não seja viável para o seu orçamento, você pode procurar por um passeador de cachorro para gastar a energia acumulada.
-
Evite produtos de limpeza com muitos químicos
Os nossos cães estão sempre em contato com o chão. Eles deitam, lambem, rolam, comem do chão e, às vezes, podem se intoxicar com produtos de limpeza que possuem muitos químicos. Nesse caso, vale a pena investir em produtos próprios para cães, que possuem em sua fórmula ingredientes que não prejudicam animais. Vale também pesquisar como fazer o seu próprio produto de limpeza.
Redação: Júlia Cruz
