Cuidados dos animais

Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios

Publicado - 16 Junho 2021 - 18h35

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Só quem tem um bichinho de estimação sabe como o cheiro de xixi de cachorro pode ser desagradável no ambiente, principalmente se ele tiver o hábito de marcar território ou tiver urinado em tapetes ou estofados. Mas calma, nem tudo está perdido. Mesmo que seja uma tarefa que muitos pensam ser impossível, existem algumas técnicas bem úteis e práticas de como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente. Além disso, também é importante dar uma atenção especial à escolha dos escolha certos para afastar odores indesejados. Veja algumas dicas!

Antes de tudo, escolha o melhor banheiro para cachorro. Jornal, tapete lavável ou tapete higiênico?

Antes de aprender como tirar o cheiro de xixi de cachorro da casa é importante avaliar qual o melhor material para cuidar das necessidades do bichinho. Uma das opções mais populares é o bom e velho jornal, mas será que ele realmente dá conta do trabalho? A resposta é não. Embora seja um excelente quebra-galho em situações de emergência, o jornal não é o material mais indicado para receber o xixi porque ele não absorve o líquido e tem mais chances de vazar. Além disso, ele potencializa ainda mais o cheiro de urina pelo ambiente.

Já o tapete higiênico para cachorro é uma ótima alternativa, pois é um produto com alto poder de absorção de xixi e que também consegue neutralizar o odor por um certo período de tempo. Ainda assim, a nossa dica é escolher sempre um tapetinho de boa qualidade, já que modelos de baixa qualidade também podem vazar e deixar a casa com cheiro de xixi de cachorro. Além do tapete higiênico, você também pode investir em tapetes laváveis, que têm uma função semelhante, mas com uma vantagem extra: eles não são descartáveis. Nesse caso, o ideal é ter pelo menos duas unidades do produto para revezar durante as lavagens.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por fim, a bandeja higiênica - ou sanitário higiênico - é um outro acessório indicado para conter a urina dos cães. Para tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente é recomendado lavar o recipiente diariamente ou pelo menos a cada dois dias. Embora seja um pouco mais caro, é um produto que pode durar por muitos anos.

cachorro fazendo xixi no lugar errado

Como tirar cheiro de xixi de cachorro de sofás, tapetes e colchões?

 

O maior problema dos pais de pet é quando a urina do cachorro atinge regiões mais difíceis de limpar, como sofás, tapetes e roupas de cama. Então como tirar odor de xixi de cachorro nesses casos? O primeiro passo é tentar remover o excesso de urina com um pano. Em seguida, você pode preparar uma solução com os seguintes ingredientes:

• 1 litro de água

• meio copo de vinagre branco de álcool

• 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

• ¼ de copo de álcool

• 1 colher de sopa de amaciante para roupas

Depois é só misturar tudo muito bem e colocar a solução em um recipiente com spray ou borrifador para aplicar no local do xixi. 

Desinfetante para cachorro deve ser apropriado para pets

Se você deseja comprar um desinfetante para tirar cheiro de urina de cachorro, não esqueça de se certificar de que o produto é indicado para pets. O uso de água sanitária, por exemplo, não é recomendado porque pode fazer mal para os bichinhos, causando problemas de pele e intoxicação. Já ingredientes como cloro ou lixívia tendem a causar o efeito reverso, e as chances de o cachorro voltar a fazer xixi no mesmo lugar são altas.

A maioria dos desinfetantes para cachorro utilizam amônia quaternária em sua composição, pois o composto ajuda a combater o cheiro de urina e não é prejudicial para os animais. Fica a dica!

Desinfetante caseiro para tirar cheiro de urina de cachorro também funciona!

O desinfetante para cachorro é uma indicado especialmente quando a urina se espalha pelo chão ou lugares que sejam mais fáceis de limpar. Existem pelo menos duas receitas que podem ajudar. O mais popular é o desinfetante para cachorro à base de limão. Basta misturar 100 mL de suco de limão puro, 50 mL de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, você deve colocar a solução dentro de um borrifador e, após limpar a região, é só passar um pouquinho da mistura por cima.

Outro tipo de desinfetante para tirar cheiro de urina do cachorro é a solução de vinagre branco e amido de milho. É só misturar bem os dois ingredientes, borrifar em cima do local e deixar agir por cerca de 3 horas. Depois desse tempo, é só remover o líquido.

Como tirar odor de xixi de cachorro: aromatizador caseiro mantém a casa livre do cheiro

Para deixar a casa com um cheiro mais agradável e livre do xixi de cachorro, uma boa ideia é fazer uma solução com aromatizadores. Você vai precisar de: 

• 1 litro de água

• ¼ de copo de álcool

• meio copo de vinagre branco de álcool

• 1 colher de sopa de bicarbonato

• 1 colher de sopa de óleo essencial da sua escolha

É possível encontrar óleos essenciais em lojas de produtos naturais ou até mesmo em farmácias de manipulação. Depois de misturar muito bem esses ingredientes é só colocar o líquido em um recipiente de vidro com palitos próprios para a aromatização.

Redação: Juliana Melo

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Ver todas