Cuidados

Bulldog francês, inglês, americano, Shih Tzu: saiba os cuidados especiais com cachorros braquicefálicos

Os cachorros braquicefálicos têm como principal característica o focinho "achatado": conheça mais sobre eles aqui
Os cachorros braquicefálicos têm como principal característica o focinho "achatado": conheça mais sobre eles aqui

As diferentes raças de cachorros braquicefálicos são encaixados nesta categoria por terem uma característica física em comum: o focinho achatado, sem o formato alongado que é comum às outras raças de animais. Além de se tornar um traço forte na aparência desses animais, a retração da mandíbula deles também é a responsável pela probabilidade maior que eles têm de desenvolver uma série de condições de saúde. Os cuidados no dia a dia com cachorros braquicefálicos também envolvem detalhes que passam despercebidos pelos donos de outras raças e, para te ajudar a dominar todas as necessidades do seu cãozinho, nós juntamos vários fatos sobre ele aqui embaixo. Dá uma olhada! 

Quais são as raças de cachorros braquicefálicos mais populares por aqui? 

Na hora de identificar os cães braquicefálicos é comum que lembrar de algumas raças com facilidade, mas existem algumas outras que podem ser confundidas com mais facilidade. Antes de escolher um cachorrinho para adotar ou comprar, porém, o ideal é que você saiba exatamente todas as particularidades da raça — veja se ela está na lista aqui embaixo:

  • Bulldog Francês;

  • Bulldog Inglês;

  • Bulldog Americano;

  • Pug;

  • Shih Tzu;

  • Maltês;

  • Pequinês;

  • Cavalier King Charles Spaniel;

  • Boston Terrier;

  • Boxer;

  • Lhasa Apso;

  • Dogue de Bordeaux. 

A saúde dos cachorros braquicefálicos

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O Pug é um dos cachorros braquicefálicos mais populares de todos
    O Pug é um dos cachorros braquicefálicos mais populares de todos

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre, né? Há relatos de gatos que chegam a viver mais de 30 anos, mas estamos falando aqui de recordes mundiais. Na “vida real”,  a idade média de um gato é de 16 anos. Se formos pensar em termos de adoção ou compra de um gatinho para chamar de nosso, precisamos sempre ter em mente que durante toda a sua vida, seremos responsáveis pela saúde, bem estar e segurança deles. Então, nada de querer ter um gato no impulso e depois se arrepender, combinado? Eles sofrem muito com o abandono e podem até ficar traumatizados com humanos em geral.   

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Mesmo que cada raça de cachorros braquicefálicos tenha tendências a desenvolver diferentes condições de saúde, o ideal é que você saiba quais são todas elas para ficar atento e tomar os cuidados necessários com o seu animal de estimação. 

    A questão mais comum de todas costuma envolver a respiração desses cães: alguns deles desenvolvem a síndrome respiratória braquicefálica, que tem como principal sintoma a dificuldade na hora de respirar por causa da anatomia prejudicada. Isso pode se manifestar, por exemplo, com o desenvolvimento incompleto da traqueia, que fica mais estreita. Em outros casos, os cachorros nascem com narinas mais fechadas, o que prejudica a passagem de ar, tornando os animais mais ofegantes e cansados. O ponto positivo é que essa deficiência pode ser corrigida através de cirurgia. Algumas raças também podem “roncar” durante a respiração porque têm o palato mole prolongado (um “acúmulo de pele” perto da boca do animal). 

    Justamente pela dificuldade de respirar, os cachorros das raças braquicefálicas também podem encontrar problemas na hora de realizar a troca de calor através da língua nos dias mais quentes. Por isso, o ideal é que eles sejam mantidos sempre em locais frescos, já que podem sofrer em temperaturas extremas, tanto as mais altas quanto as mais baixas. Durante o verão, o ideal é evitar passeios e atividades externas nos horários mais quentes do dia. Também é bom espalhar potes de água fresca pela casa para ele — se for necessário, você pode até colocar pedrinhas de gelo. 

    Ainda que não tenham ligação com a respiração, os olhos e dentes dos cachorros braquicefálicos também podem apresentar diferenças por causa da estrutura óssea do rosto desses animais. Os globos oculares, por exemplo, costumam ficar mais saltados para fora por falta de espaço na órbita. Por isso, em alguns casos, a pálpebra do animal pode não ser grande o suficiente para que os olhos sejam fechados completamente, condição que deve ser avaliada por um veterinário. Além disso, a sensibilidade dessa região também pode fazer com que os olhos deles soltem do rosto depois de impactos muito fortes. Com a construção óssea diferenciada do maxilar, os dentes desses cachorrinhos também podem acabar crescendo em diferentes direções por falta de espaço.  

    Os cachorros braquicefálicos e a prática de esportes

    O Shih Tzu também é um cachorro braquicefálico e precisa de cuidados com a saúde
    O Shih Tzu também é um cachorro braquicefálico e precisa de cuidados com a saúde

    Muitas das raças citadas aí em cima têm como uma das principais características a energia que precisa ser gasta com brincadeiras, esportes ou outros tipos de atividades físicas. Além disso, é necessário que os animais se exercitem para evitar a obesidade, mas com a respiração prejudicada, o ideal é que você fique atento à intensidade dos exercícios. Acompanhe o ritmo do animal e dê preferência a atividades mais leves ou rápidas — principalmente nos dias mais quentes. 

    Cachorros braquicefálicos podem viajar de avião? 

    Na hora de planejar uma viagem com um cachorrinho, você precisa seguir uma série de recomendações para garantir a segurança do animal. No caso dos braquicefálicos, uma delas é evitar as viagens de avião. Como eles têm alta sensibilidade às temperaturas extremas por causa da respiração e os compartimentos de bagagens não têm termostato, essa opção de meio de transporte pode não ser a mais segura para o seu cachorro. Algumas companhias, inclusive, não aceitam transportar essas raças justamente por esse perigo. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Caixa de areia para gatos: o guia definitivo sobre o acessório que é fundamental na criação de felinos

    Próxima matéria

    Caixa de areia para gatos: o guia definitivo sobre o acessório que é fundamental na criação de felinos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Bulldog francês: características, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça (+ 30 fotos)
    Pequenos

    Bulldog francês: características, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça (+ 30 fotos)

    O Bulldog Francês é um dos cachorros de pequeno porte mais populares que você vai encontrar. Ele é o cão de companhia ideal para famílias com crianças que moram em apartamentos: ao mesmo tempo em que é super brincalhão e agitado, tem o corpo forte o suficiente para as brincadeiras com os pequenos e consegue se adaptar com tranquilidade a espaços reduzidos. Conheça mais um pouco e se apaixone pelo cachorro Bulldog Francês com a gente!

    American Bully: característica físicas, temperamento e saúde... saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    American Bully: característica físicas, temperamento e saúde... saiba tudo sobre a raça de cachorro

    Ainda que carregue a fama de cachorro bravo pela sua aparência, o American Bully tem se tornado uma raça popular entre as famílias brasileiras. Isso porque, em casa com a família, o comportamento é completamente diferente: ele é carinhoso, companheiro e fiel — e isso as fotos de American Bully que você encontra por aí nem sempre mostram! Original dos Estados Unidos, o cão é uma mistura entre o American Pit Bull Terrier e American Staffordshire Terrie. E, é claro que, ter um American Bully em casa é sinônimo de proteção e muita dedicação. Vem saber mais sobre essa nova raça aqui embaixo!

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ver Todas >

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Por que cachorro gosta de ficar no sol?
    Cuidados dos animais

    Por que cachorro gosta de ficar no sol?

    Todo tutor já deve ter flagrado o seu cachorro no sol por algumas horas. Assim como os gatinhos amam ficar na janela tomando um solzinho, os cães também precisam de uma boa dose de vitamina D para manter o bom funcionamento do organismo. Mas não pense que ele faz isso por obrigação: os cães também sentem certo prazer em tomar um banho de sol. Justamente por isso, o hábito de buscar as frestas de sol pela manhã faz parte do instinto natural do seu cãozinho. 

    Como funciona a areia de gato sílica?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a areia de gato sílica?

    Os felinos são animais extremamente higiênicos e justamente por isso é importante ter uma atenção especial quando se trata da caixa de areia para gatos e do tipo de areia utilizada. Existem vários opções disponíveis no mercado, como os granulados de madeira ou de argila. A areia de gato sílica também tem se tornado bastante popular, mas ela é a melhor escolha? Apesar de ser uma excelente opção, principalmente para quem passa o dia fora de casa, essa é uma areia de gato que requer certa atenção.

    Devo me preocupar com o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Devo me preocupar com o cheiro de "salgadinho" na pata do cachorro?

    Já reparou que a pata do seu cachorro tem um cheirinho peculiar? Há quem diga que o odor é parecido com o cheiro de snacks e salgadinhos industrializados. A pata de cachorro é, certamente, uma das coisas mais fofas e tem muitas funções importantes na mobilidade e comportamento desses animais... mas pode ter um cheiro bem desagradável mesmo quando estão limpas. Afinal, cachorro tem chulé assim como os humanos?

    Ver Todas >