Cachorro

Border Collie pode morar em apartamento? Saiba como cuidar da raça em espaços menores

Publicado - 20 Novembro 2025 - 23h24

Atualizado - 20 Novembro 2025 - 23h35

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes do mundo e também um dos mais animados. Com porte médio e uma desenvoltura surpreendente, essa raça foi originalmente desenvolvida como um cão de pastoreio, o que explica o alto nível de energia e a necessidade de estímulos constantes.

São animais naturalmente ágeis, espertos, atentos a tudo e que precisam de desafios físicos e mentais para manter o bem-estar. Por isso, viver em um espaço menor exige cuidados importantes para que os cães dessa raça continuem saudáveis e equilibrados – e é aqui que começam as adaptações essenciais no dia a dia. A seguir, vamos te explicar o que você deve saber antes de ter um Border Collie em um apartamento.

Cuidados essenciais para ter um Border Collie em apartamento

A vida em apartamento pode funcionar muito bem para um Border Collie quando suas necessidades são atendidas de forma consistente. E isso envolve, primeiramente, a prática de exercícios diários, já que a raça precisa de atividades físicas vigorosas frequentes, como caminhadas mais longas, corridas leves, brincadeiras de buscar objetos e passeios em parques.

Também exige treinos e estímulos mentais constantes, pois o Border Collie se realiza quando tem tarefas a cumprir. Práticas como treinos de obediência, comandos novos (a raça é capaz de aprender mais de 1.000 comandos diferentes!), brinquedos inteligentes, jogos de farejamento e atividades de agilidade ajudam a manter a mente do cão ativa.

Dentro do apartamento, o enriquecimento ambiental é outro aspecto fundamental. Brinquedos interativos, mordedores, petiscos que incentivam desafios e até pequenos circuitos montados dentro de casa evitam o tédio – especialmente quando esses itens são alternados ao longo da semana.

Além desses pontos, manter uma rotina estruturada, com horários fixados para alimentação, passeios e brincadeiras, deixa o cão mais estável e reduz quadros de ansiedade canina. E mesmo em ambiente interno, a supervisão e socialização contínuas são indispensáveis, garantindo que o Border Collie conviva com pessoas, outros animais e diferentes situações para se manter seguro e equilibrado.

Mulher sentada no chão da sala fazendo carinho em Border Collie
É possível ter um Border Collie em apartamento seguindo alguns cuidados essenciais com a raça

Pode deixar o Border Collie sozinho?

O Border Collie é um cachorro extremamente ligado à família e muito sensível a longos períodos de isolamento. Ficar sozinho por algumas horas, geralmente, não causa problemas quando existe uma rotina bem estabelecida de exercícios antes e depois do período de solidão.

No entanto, deixar esse cão sem companhia por muitas horas seguidas diariamente tende a gerar estresse, ansiedade e comportamentos destrutivos. Afinal, a raça precisa de contato e interação constante. Desta forma, é recomendado fazer uma adaptação gradual para que o Border Collie consiga passar um período sozinho, combinando estratégias como brinquedos recheáveis, música ambiente ou até serviços de pet sitter e passeador de cães (dog walker).

Problemas que um Border Collie pode ter ao morar em apartamento sem os cuidados adequados

Quando o Border Collie não tem seus estímulos físicos e mentais atendidos, os primeiros sinais de desequilíbrio surgem rapidamente. É comum o desenvolvimento de ansiedade e estresse acumulado, que deixam o cão inquieto e frustrado, além de comportamentos repetitivos.

A falta de gasto energético também pode transformar o pet em um cachorro destruidor, que arruína objetos e móveis, já que o excesso de energia encontra outras formas de se manifestar em ambientes pequenos. Latidos excessivos podem aparecer como consequência da frustração, gerando conflitos com vizinhos.

O tédio prolongado ainda pode resultar em comportamentos compulsivos, como correr atrás do próprio rabo ou lamber as patas de maneira incessante. Outro problema frequente é a reatividade, pois a falta de socialização adequada e o isolamento tornam o Border Collie mais inseguro diante de pessoas e outros animais.

Em alguns casos, o sedentarismo ainda acaba contribuindo para o ganho de peso, algo incomum para a raça, mas possível em ambientes fechados sem atividades suficientes. Ou seja, é preciso ter planejamento e uma boa organização da rotina para acolher um Border Collie em apartamento, respeitando o perfil ativo, inteligente e sensível desse cão.

Cachorro

Border Collie pode morar em apartamento? Saiba como cuidar da raça em espaços menores

O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes do mundo e também um dos mais animados. Com porte médio e uma desenvoltura surp...

Cachorro

9 doenças mais comuns no Rottweiler: veja como cuidar da saúde dos cães dessa raça

O Rottweiler é um dos cachorros que mais fazem sucesso no Brasil, conhecido pela força física, lealdade e personalidade equilibrada....

Cachorro

Com quanto tempo pode dar ração de adulto para filhotes?

Oferecer uma alimentação adequada em cada fase da vida do cachorro é essencial para garantir energia, longevidade e saúde. No caso d...

Cachorro

Cachorros são capazes de detectar doença de Parkinson em humanos antes mesmo do surgimento de sintomas, aponta pesquisa

O olfato canino pode ser ainda mais extraordinário do que se pensa. Muito além de servir para encontrar todo tipo de objeto ou recon...

Cachorro

Border Collie pode morar em apartamento? Saiba como cuidar da raça em espaços menores

O Border Collie é um dos cachorros mais inteligentes do mundo e também um dos mais animados. Com porte médio e uma desenvoltura surp...

Gato

Quais são as raças de gatos pretos?

Os gatos pretos sempre chamaram atenção por sua beleza marcante e personalidade cativante. Ao longo dos anos, eles se tornaram símbo...

Cachorro

9 doenças mais comuns no Rottweiler: veja como cuidar da saúde dos cães dessa raça

O Rottweiler é um dos cachorros que mais fazem sucesso no Brasil, conhecido pela força física, lealdade e personalidade equilibrada....

Alimentação

Pode esquentar sachê de gato? Entenda como deixar o alimento mais atrativo e seguro para o felino

O sachê de gato é uma excelente alternativa para a dieta dos felinos. Nutritivo, úmido e saboroso, ele serve tanto como refeição pri...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?