Todo mundo sabe que os cães são os nossos melhores amigos de quatro patas há séculos, mas você já parou para se perguntar qual é a raça de cachorro mais antiga do mundo? Essa é uma pergunta que parece ser difícil de ser respondida em um primeiro momento, mas não é impossível. Um estudo conduzido por Heidi G. Parker, nos Estados Unidos, conseguiu identificar as raças de cachorro que apresentam as menores diferenças genéticas com os lobos e, a partir disso, chegou a conclusão de quais são as raças mais antigas que existem. Veja a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O Basenji é uma raça muito antiga e que não late

O cachorro Basenji é uma das poucas raças originárias da África, e é também considerado um dos cães mais antigos do mundo. Ele foi retratado em diversas pinturas rupestres que foram encontradas na atual região da Líbia que datam de pelo menos 6.000 a.C.

Esse pequeno cãozinho pode pesar até 13 kg e medir cerca de 43 cm. O Basenji é um grande companheiro, e a raça também é muito conhecida por uma característica bastante particular: ele não late. No entanto, ele emite outros sons e ruídos para chamar a atenção quando precisa.

2) Chow Chow: o cachorro de origem chinesa é super antigo

A aparência do Chow Chow não nega a familiaridade que ele tem com os lobos. Acredita-se que essa raça de cachorro tenha surgido na China e, mais especificamente, durante a Dinastia Han (cerca de 200 a.C). Além de parecer um verdadeiro ursinho de pelúcia, o Chow Chow carrega uma singularidade, que é a cor azulada ou arroxeada da sua língua. São cães de porte médio, com uma altura de 50 centímetros e cerca de 30 kg de peso. Já a sua personalidade é mais reservada e territorialista, sendo necessário a socialização e o adestramento no primeiro ano de vida.

3) Raça de cachorro antiga: SharPei é tranquilo e calmo

Outro cãozinho de origem chinesa é o SharPei. A raça foi retratada em esculturas de argila que datam de, pelo menos, 206 a.C. Assim como o Chow Chow, o SharPei também apresenta a língua escura, com tons que variam entre azul e roxo, e por isso acredita-se que as duas raças tenham descendências em comum. Fora isso, outro aspecto que chama a atenção nesse doguinho é a sua aparência cheia de ruguinhas, que dão o ar de um animal tristonho. No geral, a raça de cachorro SharPei é bastante tranquila e dócil, que é super amorosa e parceira dos seus humanos.

4) Akita é uma das raças mais antigas do mundo

Ainda no continente asiático, outra raça de cachorro muito antiga é o Akita, que é originário do Japão. Não há registros suficientes sobre quando o cãozinho surgiu, mas sabe-se que um ancestral dele, chamado Matagi-Inu, existiu entre 8.000 a.C. e 200 a.C. Portanto, a estimativa é de que o Akita tenha surgido há, pelo menos, 3 mil anos. O porte da raça é grande, podendo atingir até 70 cm de altura e pesar até 55 kg. O Akita é corajoso e independente, ao mesmo tempo em que é muito apegado aos seus donos.

 

Raça de cachorro antiga: o Basenji é um cãozinho tranquilo e que não lateO Chow Chow é uma raça de data da dinastia Han, na ChinaO cachorro SharPei é antigo e muito tranquilo de se conviverO Akita é uma das raças de cachorro mais antigas, originário do JapãoHusky Siberiano é adorado na Sibéria e ajudou tribos no passadoA raça Samoieda é da mesma região do Husky e é igualmente antigaPouco conhecido, o Saluki é considerado uma das raças de cachorro mais antigasO Pequinês também é uma raça de cachorro que surgiu há muitos e muitos anos

 

5) O Husky Siberiano acompanhava tribos antigas

 

O cachorro Husky surgiu no território que hoje é conhecido como Sibéria, na Rússia. Acredita-se que a raça tenha acompanhado a tribo russa Chukchi durante muitos anos, de forma que esses cães ajudavam a puxar trenós e protegiam a região de invasores. Com uma aparência que remete bastante aos lobos, o Husky Siberiano é considerado de porte médio, com um tamanho que varia entre 50 a 60 cm e peso de até 44 kg. É um cachorro de fácil convivência, mas que pode ser um pouco teimoso em algumas ocasiões.

6) O cachorro Samoieda é uma raça antiga super gentil

Outra raça de cachorro antiga e que também se originou na Sibéria é o Samoieda, que existe há cerca de 3 mil anos. Esses cães tinham funções semelhantes as do Husky: eles ajudavam as tribos locais a se deslocarem puxando os trenós e pastoreando renas. O porte do Samoieda varia entre médio e grande, já que ele pode ter até 55 cm de altura e cerca de 30 kg de peso. Além disso, são cachorros gentis e super amigáveis, sendo ótimas companhias para se ter por perto.

7) O Saluki é mais reservado e tem origem egípcia

Essa definitivamente é uma raça de cachorro bastante antiga, com origem que remete ao Antigo Egito. O Saluki foi descrito em papiros egípcios há cerca de 800 a.C., e já teve até reconhecimento no Guinness Book of World Records por ser a raça de cachorro mais antiga do mundo. São cães esbeltos, atléticos e velozes, com uma altura que varia de 51 a 78 cm e peso entre 18 a 27 kg. A raça de cachorro Saluki não é uma das mais afetuosas, mas geralmente eles escolhem um humano para ser devoto e dedicarem todo o seu amor.

8) Cachorro da raça Pequinês é muito antigo e lembra um leãozinho

De Pequim para o mundo, a raça de cachorro Pequinês veio da China e surgiu por volta do século 8 d.C., durante a dinastia T’ang. Esse pequeno cãozinho com sua juba exuberante lembra bastante um leão em tamanho miniatura - ele pode pesar até 6 kg e medir entre 15 e 23 cm. O Pequinês é destemido, independente e muito carinhoso com sua família, mas é importante orientá-lo com o adestramento e a socialização nos primeiros meses para evitar problemas de obediência no futuro.

Redação: Juliana Melo