Gato

Anatomia do gato: listamos em infográfico 20 curiosidades sobre o corpo do seu felino

Publicado - 31 Julho 2021 - 21h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

 

A anatomia de um gato é mais curiosa do que você imagina, o que permite que os felinos desenvolvam habilidades muito poderosas. Já parou para se perguntar por que o gato sempre cai em pé? Ou como os bichanos conseguem se acomodar dentro de diferentes espaços, como caixas de papelão, e alcançar lugares bem altos? Pois bem, muito disso acontece graças à anatomia felina. O corpo dos bichanos têm particularidades que muita gente não conhece, e algumas estruturas - como a pata do gato ou o bigode do gato - podem surpreender. Para entender melhor como funciona a anatomia do seu amigo, preparamos um infográfico com várias informações e curiosidades!

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

infográfico sobre anatomia do gato

Anatomia do gato: como funciona a visão dos bichanos

 

Como os gatos enxergam? A visão dos felinos é bem diferente da nossa: ao contrário dos humanos, os gatos não enxergam todas as cores. Isso acontece porque os humanos possuem três tipos de células fotorreceptoras, enquanto os bichanos possuem apenas dois, o que limita bastante a quantidade de cores que eles veem. Outra curiosidade é que de perto os gatos enxergam muito bem, mas não conseguem focar em objetos que estão longe

Apesar disso, a visão dos gatos funciona muito bem no escuro. Quem tem um gatinho já deve ter reparado que esses animais adoram vagar pela casa durante a noite, e mesmo com pouca luminosidade eles conseguem andar sem esbarrar em nada. A explicação por trás dessa visão aguçada é simples: os gatos têm uma grande quantidade de células que ajudam a captar a luz, chamadas de bastonetes. Eles também têm uma membrana que fica dentro do globo ocular (chamada tapetum lucidum) que funciona como um refletor de luz, melhorando a capacidade visual. Então quando está escuro, a pupila do gato dilata em busca de qualquer resquício de luz, os bastonetes captam isso e o tapetum lucidum reflete a luminosidade. Isso também explica por que o olho de gato brilha no escuro.

Orelha do gato é responsável pela audição e pelo equilíbrio felino

Sabia que a orelha de gato pode girar até 180º? Basta prestar atenção ao movimento das orelhas do seu amigo quando ele ouve algum barulho. Essa flexibilidade combinada com o formato do crânio felino é justamente o que possibilita uma audição que pode alcançar incríveis 65.000Hz - enquanto isso, um humano só consegue alcançar, no máximo, em torno de 20.000Hz.

Mas não pense que acabam por aí as curiosidades sobre o ouvido do gato: a anatomia da região ainda tem uma outra característica que chama muita atenção. Aquela teoria de que os gatos sempre caem em pé tem um bom embasamento: esses animais possuem uma estrutura localizada no ouvido - chamada de labirinto - que é responsável pelo equilíbrio felino. Então quando um gato está em queda, a pressão no labirinto aumenta e emite um alerta para o sistema nervoso, que vai tentar “corrigir” a posição do gato a tempo dele atingir o chão em pé.

Curiosidades sobre o seu gato: anatomia da pata felina permite grandes saltos

Se você quer conhecer melhor o seu gato, a anatomia da pata é algo que com certeza vai te surpreender! As glândulas sudoríparas dos felinos se localizam na região das almofadinhas, fazendo com que eles liberem o suor pelas patas. Esse mesmo suor, inclusive, tem um cheiro bastante específico que também serve para marcar território - embora muitas vezes não seja perceptível para o olfato humano. 

Ainda sobre a pata de gato, outro fato curioso é que as garras desses bichinhos nem sempre estão à mostra. Isso ocorre porque elas são retráteis, então passam parte do tempo escondidas e só aparecem quando o bichano se prepara para atacar ou pretende afiar as unhas. Esse também é o motivo pelo qual os bichanos são super silenciosos e não fazem barulho ao andar pela casa.

Se você já viu um pulo de gato, também deve ter se perguntado como ele consegue fazer isso. A resposta também está nas patas, pois a parte traseira tem dedos mais longos que possibilitam um maior impulso na hora do pulo do gato - e acredite se quiser, os felinos podem saltar até 5 vezes a sua altura. Eles também podem correr até 49 km/hora. A sensibilidade tátil, associada a outros sentidos felinos, é capaz de detectar um terremoto até 15 minutos antes.

O rabo do gato tem um papel importante na linguagem felina

Entender a linguagem corporal felina é fundamental para saber o que seu amigo de quatro patas quer dizer com alguns comportamentos. Uma das formas de melhorar a comunicação com os bichanos é aprender a interpretar os movimentos do rabo de gato. A cauda felina se movimenta de acordo com cada situação. Se ele estiver feliz, a cauda normalmente fica apontada para cima e com poucos movimentos. Já se ele estiver sob tensão, pode ficar com a cauda totalmente ereta e com os pelos eriçados.

A cauda do gato nada mais é do que uma extensão da coluna vertebral. Nela, se concentram cerca de 18 a 23 ossos de todo o corpo do gato, que é o equivalente a 10% dos ossos da espécie. 

Cada focinho de gato é único e exclusivo

Da mesma forma que os seres humanos possuem impressões digitais que os diferenciam um do outro, os gatos também possuem uma característica similar. A diferença é que as impressões digitais dos felinos estão localizadas no focinho. 

O bigode de gato é outra parte que não podemos deixar de mencionar. Em cada lado do focinho estão localizados 12 fios. Muito sensíveis ao toque, as vibrissas do gato auxiliam no equilíbrio e na noção espacial dos bichinhos - por isso, nunca devem ser aparadas.

A língua do gato tem estrutura que ajuda na auto limpeza, mas o paladar é limitado

Uma das partes mais curiosas da anatomia felina é a língua do gato. Os felinos não precisam tomar banho, já que conseguem se limpar com lambidas.  Mas você sabia que a língua do gato tem cerdas específicas que facilitam todo esse processo? Elas são chamadas de papilas filiformes e têm uma textura bem áspera, como se fossem pequenos “espinhos” na cavidade bucal. Esse formato da língua do gato permite que eles consigam realizar a própria higiene de maneira muito eficaz, tornando os banhos tradicionais totalmente desnecessários na rotina deles.

Mas se por um lado a língua do gato é toda equipada para cuidar da higiene, por outro, o paladar felino é bem limitado. Esses bichinhos só conseguem sentir os sabores salgados, azedos ou amargos, mas não os adocicados. O motivo disso é porque eles só possuem 400 papilas gustativas, enquanto os humanos têm entre 2 mil e 8 mil. 

Anatomia dos gatos a exímia flexibilidade da espécie

Você provavelmente já percebeu que os gatos são muito flexíveis. É por isso que eles conseguem entrar em praticamente todos os lugares, por menor que sejam. A explicação é simples: os gatos não têm clavícula, mas sim uma pequena cartilagem clavicular que garante maior flexibilidade. Outro fator que contribui bastante para isso é a quantidade de vértebras presentes nas costas do gato. Eles têm 53 vértebras, enquanto os humanos possuem apenas 34. Por isso eles conseguem se movimentar com mais facilidade e cabem em basicamente qualquer lugar - inclusive nas pequenas caixas de papelão, que eles adoram.

Batimentos cardíacos e temperatura do gato são diferentes das registradas nos humanos

Sabia que o coração do gato bate duas vezes mais rápido que o nosso? É isso mesmo: os batimentos cardíacos dos bichanos costumam variar entre 110 e 240 batidas por minuto, que é praticamente o dobro dos batimentos cardíacos humanos. Então não se assuste se um dia você sentir o coração do gato muito acelerado, porque é algo totalmente normal. 

Outra curiosidade sobre a anatomia felina é a temperatura corporal, que deve variar entre 38º e 39º para ser considerada saudável. Por conta disso, os bichanos costumam ser muito quentinhos.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas