Já parou para pensar como funciona o corpo do cachorro? A anatomia canina é repleta de curiosidades que podem nos surpreender. Uma das mais conhecidas é que os cães não enxergam todas as cores, mas isso está longe de ser o fato mais intrigante sobre a anatomia do cachorro. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o corpo do seu amigo de quatro patas - desde os principais órgãos e sistemas do animal, até os cinco sentidos. Veja a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Anatomia: cachorro pode ter cerca de 321 ossos espalhados pelo corpo

Uma dúvida muito frequente entre os tutores de cachorro é sobre quantos ossos o cachorro tem. Essa é uma questão que pode ser influenciada por vários fatores, como a raça e fase de vida do animal. Um filhote de cachorro, por exemplo, costuma ter mais ossos do que um adulto. O que acontece é que durante a fase de crescimento do animal, alguns elementos ósseos se fundem, e é por isso que é possível afirmar que um cachorro adulto costuma ter entre 319 e 321 ossos espalhados pelo corpo. Além disso, a raça também influencia porque o tamanho do rabo de cachorro pode variar de uma raça para outra.

O esqueleto dos cães é dividido em três partes: axial, apendicular e visceral. Na primeira parte, encontram-se a coluna vertebral, os ossos do crânio, esterno e as costelas do cão. Já na região apendicular ficam os ossos dos membros torácicos e pélvicos, enquanto que na visceral é onde se desenvolve o osso peniano do cão, no caso dos machos. As fêmeas não tem esse osso.

Vale destacar que essa é uma parte muito importante na anatomia canina porque os ossos são os principais responsáveis pela sustentação e proteção do corpo dos cachorros, funcionando também como armazenamento de minerais. Em conjunto com os músculos, eles auxiliam na movimentação e flexibilidade dos cães, e, por isso, é importante ficar de olho em possíveis doenças que atingem essa região.

Os músculos são outra parte fundamental da anatomia do cachorro

Como já foi dito, a musculatura exerce um papel importante nos movimentos que o cachorro faz. A contração e o relaxamento dos músculos permite que os cães se movimentem das mais diferentes formas, sejam ações mais simples como andar e correr, até o ato de sentar, deitar e rolar, por exemplo. Aliás, sabia que os cachorros conseguem correr em média 30 km/h? É realmente impressionante, e tudo isso é possível graças à anatomia e musculatura desses animais.

São os músculos que garantem a estabilidade do cãozinho enquanto ele se mexe, e, além disso, eles também ajudam a aquecer e regular a temperatura corporal do doguinho. A musculatura do cachorro pode agir de forma voluntária - isto é, quando o doguinho está consciente do ato, como andar - ou involuntária, a exemplo dos batimentos cardíacos do cachorro.

anatomia do cachorro: cão comendo ração de cachorro

 

Anatomia canina: entenda o sistema cardiovascular dos cães 

 

O coração do cachorro é considerado um órgão vital e de extrema importância para esses animais. Assim como o dos humanos, ele também é dividido em quatro cavidades, sendo dois ventrículos e dois átrios. A função desta parte do corpo é bombear sangue para todo o organismo do cão por meio de veias e artérias, que são as partes responsáveis pelo transporte do líquido para todo o corpo do animal.

Por se tratar de uma das regiões mais importantes da anatomia canina, o tutor deve ficar atento a possíveis alterações no coração do cachorro. Algumas doenças cardíacas são bastante comuns, como a cardiomiopatia dilatada, a hipertensão e o sopro no coração dos cães. Ao suspeitar de qualquer problema ou perceber qualquer mudança significativa nos batimentos cardíacos do seu doguinho, não deixe de procurar um profissional.

Sistema digestivo do cachorro: como ele funciona e quanto tempo demora para a comida ser digerida?

Formado por boca, esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso, o sistema digestivo do cachorro tem a função de absorver da alimentação canina os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do organismo. Tudo começa na boca: os dentes de cachorro ficam encarregados de mastigar os alimentos e dividi-los em pedaços menores para facilitar o processo de digestão. Em seguida, as glândulas salivares lubrificam a passagem do bolo alimentar durante o processo de deglutição. O esôfago realiza o transporte da comida até o estômago, onde ela fica armazenada até o momento de ser convertida em energia pelo intestino delgado, que é o principal órgão do sistema digestivo canino. Nele é onde ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. O que não pode ser aproveitado pelo organismo dos cães, por sua vez, é direcionado para o intestino delgado, onde os resíduos se transformam em fezes.

Mas quanto tempo demora todo esse processo? Bom, isso vai depender do que o cãozinho comeu, de forma que o aparelho digestivo do cachorro pode levar de 10 horas até 2 dias para digerir totalmente um alimento. Algumas comidas são mais fáceis de serem decompostas, enquanto outras são mais complexas, e esse é um fator que influencia na digestão. Além disso, a idade do cachorro também interfere nisso: os filhotes de cachorro conseguem digerir o alimento mais rapidamente do que cães adultos. À medida que envelhecem, o metabolismo tende a ficar ainda mais lento, e é por isso que um cachorro idoso pode demorar ainda mais para fazer a digestão.  

Gravidez em cachorro: o que você precisa saber sobre o sistema reprodutor canino 

O sistema reprodutor é formado pelos órgãos genitais dos cães, que, no caso dos machos são os testículos e o pênis; e no caso das fêmeas são o útero e ovários. Embora eles desempenhem um papel importante na reprodução canina, muitos tutores optam pela castração de cachorro a fim de evitar uma possível gravidez indesejada, o que pode ocasionar no aumento de animais abandonados. Além do mais, outro grande benefício de castrar cachorro é que o procedimento ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer de próstata nos machos e o câncer de mama e útero nas fêmeas.

 

olfato canino: cachorro olhando para a câmera

Veja como funcionam os cinco sentidos do cachorro!

 

• Audição canina:

O ouvido do cachorro tem uma estrutura anatômica que permite que os cães possam captar muito mais sons e ruídos, mesmo que a metros de distância. É por isso que normalmente se diz que esses animais tem uma audição bem apurada: eles conseguem localizar a origem da maioria dos sons de forma quase automática. Além disso, a orelha do cachorro é capaz de captar frequências superiores à nossa. Ou seja, enquanto o ser humano só consegue identificar frequências entre 16 e 20.000 Hz, o cão chega a até 40.000 Hz. Na prática, isso significa que nós não captamos sons muito agudos, enquanto os cachorros são totalmente sensíveis a esse tipo de barulho.

• Olfato de cachorro: 

Os cães possuem cerca de 200 milhões de células olfativas, o que significa que eles têm um olfato até 40 vezes melhor do o que os humanos. É por isso que esse é outro sentido bastante apurado nesses animais, e o cachorro consegue distinguir uma grande quantidade e variedade de odores a metros de distância. Outro fato curioso é que os cães possuem uma espécie de “memória olfativa”, ou seja, eles lembram de determinados cheiros que já sentiram antes. Esse olfato super desenvolvido só é possível graças à anatomia do focinho do cachorro, já que os cães têm uma fossa nasal específica para a respiração e outra para o faro.

• Visão dos cães:

Como muitos sabem, os cachorros não enxergam todas as cores: as que eles conseguem ver com mais facilidade são azul e amarelo, e alguns tons de verde. Já o vermelho, laranja, rosa e outras tonalidades mais quentes e vibrantes não são reconhecidas pelo animal. Isso acontece por causa da construção anatômica da retina deles, que tem uma quantidade de cones bem menores do que os humanos, e é essa região que é responsável pela captação de luz e cores. Por outro lado, os cães enxergam muito bem no escuro, graças a outra estrutura chamada de bastonetes. Também é importante destacar que a visão periférica dos cães funciona muito bem e permite e que esses animais tenham uma percepção do ambiente bem maior do que os humanos: como os olhos deles estão posicionados nas laterais da cabeça, eles podem chegar a um alcance de 240º.

• Paladar canino:

Dentre os sentidos do cachorro, o paladar é considerado o menos aguçado. O motivo para isso é simples: a quantidade de papilas gustativas que o cão possui é bem menor do que a de outros animais. Se os humanos chegam a ter cerca de 9 mil papilas gustativas, os cães têm, em média, apenas 1700 delas. Ainda assim eles conseguem distinguir os principais sabores, que são salgado, doce, amargo e azedo, mas não é nada tão complexo. Por isso que, no geral, não é muito difícil agradar o paladar canino, já que o que realmente desperta o interesse de um cachorro por determinado alimento é o cheiro, visto que o olfato dos cães é extremamente poderoso.

• Tato de cachorro:

O tato é um dos primeiros sentidos a serem desenvolvidos no organismo canino. Existem terminações nervosas espalhadas por todo o corpo do cachorro que permitem que o animal perceba diferentes sensações, como frio e calor. Além do mais, é através do tato que o cachorro pode perceber e se proteger de possíveis agressões externas, como a picada de algum inseto. Contudo, a sensibilidade dos cães nem sempre é a mesma, pois um fator que pode influenciar nessas percepções é quanto ao tamanho e espessura do pelo de cachorro.

Redação: Juliana Melo