Adoção animal

8 raças de gato que são fisicamente incomuns

Publicado - 08 Maio 2024 - 17h44

Atualizado - 08 Maio 2024 - 17h47

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

No universo felino, cada raça de gato possui características físicas e comportamentais distintas. De acordo com a World Cat Federation (WCF), a mais famosa organização de felinos, existem cerca de 70 raças de gatos registradas em todo o mundo, e algumas se destacam quando o assunto é a aparência. Essas raças chamam a atenção por possuírem traços físicos considerados peculiares para a espécie felina. Curioso para saber que traços são esses? Conheça 8 raças de gato incomuns fisicamente!

1) O Munchkin é conhecido como ‘gato salsicha’

Munchkin em pé em cima de mesa
As pernas curtas do Munchkin são resultado de uma mutação genética

Patas de gato curtinhas, corpo rebaixado e coluna alongada: conheça o Munchkin, o “cachorro salsicha” do universo felino. Se você nunca tinha escutado falar nessa raça, com certeza vai se surpreender com a fofura desse gatinho. Eles possuem um corpo completamente diferente do que a grande maioria dos gatos. 

Os traços incomuns do Munchkin  são resultado de uma mutação genética que impede que os ossos da perna do animal cresçam completamente, dando esse aspecto de “rebaixado”. Eles são pequenos, não pesam mais do que 5 quilos, possuem uma grande variedade de cores e têm uma pelagem bem macia e felpuda.

Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Lykoi é um gatinho com aparência de lobo

gato Lykoi sentado olhando para a foto
O Lykoi é um gato exótico com pelagem falha acinzentada


A aparência do gato Lykoi gera controvérsias entre os gateiros. Por um lado, muitos afirmam que a pelagem falha e acinzentada do animal lembra a de um lobisomem - a palavra Lykos, inclusive, significa lobo em grego. Por outro lado, o rabo de gato fino e os pelos falhados fazem com que esse bichano seja comparado a um filhote de gambá. 

As falhas na pelagem do Lykoi são resultado de uma mutação genética natural que afetou a formação do subpelo do animal, por isso o felino possui uma aparência tão exótica e diferenciada. Vale dizer que o Lukoi só possui um padrão de cor, o black roan, e por isso os pelos são grisalhos.

3) A orelha do Oriental Shorthair é grande e pontuda

Oriental Shorthair todo branco deitado em cima da cama
<span style="background-color:#ffffff;color:#000000;font-family:Arial,sans-serif;font-size:10pt;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:400;text-decoration:none;vertical-align:baseline;white-space:pre-wrap;">Rosto pequeno do Oriental Shorthair destaca orelha gigante</span>


O Oriental Shorthair é um felino com uma aparência marcante e diferenciada. No primeiro momento, sem dúvidas alguma o que mais chama atenção nesse felino é o tamanho de sua orelha. Elas são grandes e largas, e contrastam bastante com a cabeça pequena e triangular do felino. 

A estrutura física desses gatinhos é outro ponto que merece destaque. O corpo e as patas do Oriental Shorthair é alongado, o quadril é estreito e seus músculos são fortes. Esse gato exótico é de porte médio, com altura de até 30 cm e peso que pode chegar a 7 kg. É uma das raças de gato mais diferentes!

4) LaPerm é um gato de pelo encaracolado

retrato de um LaPerm marrom com bigode de gato enrolado
O bigode do LaPerm pode ser enrolado como os pelos


A característica mais marcante das raças de gato LaPerm são os pelos densos e encaracolados que cobrem todo o corpo do pet. Ele tem orelhas peludinhas médias e pontiagudas, o focinho arredondado e olhos expressivos. Uma característica curiosa e diferente da raça é que o bigode de gato LaPerm pode ser enrolado, assim como a sobrancelha.

5) O gato Manês tem um o rabo encurtado, diferente de todas as raças de gato

gato Manês de lado ao ar livre
O Manx cat pode nascer com o rabo curto ou não


Se você olhar rapidamente para uma foto de um gato Manês, é provável que não encontre nada de incomum. Porém, se você observar com bastante atenção o corpo do gato, vai perceber que o Manês tem uma característica muito peculiar: um rabo bem mais curto que os demais bichanos. Em alguns casos, o gato filhote pode até nascer completamente sem rabo. 

Acredita-se que esse traço tenha surgido de uma mutação genética provocada pelo cruzamento de gatos geneticamente semelhantes na Ilha de Man, local de origem do gato Manês, que fica na região da Grã Bretanha.

6)O gato Savannah parece um leopardo

 Savannah deitada em cama de gato de olhos fechados
As pintinhas no pelo do gato Savannah são irregulares

Considerada uma das raças de gato mais raras do mundo, o Savannah encanta a todos por onde passa. Ele surgiu a partir do cruzamento entre um gato doméstico e um gato selvagem, e apresenta características de ambos. Eles são gatos imponentes e grandes, medem cerca de 60 cm de altura e pesam até 25 kg. Mas com certeza o que mais chama atenção no gato Savannah são os seus pelos. A pelagem do Savannah é cheia de manchinhas pretas semelhantes às de um leopardo.

7) A orelha do American Curl é curvada para trás

rosto do gato American Curl rajado
O American Curl parece estar sempre em alerta devido a orelha virada para trás


Assim como Scottish Fold, o American Curl possui uma orelha curvadinha, mas elas não são nada parecidas. Enquanto o Scottish Fold possui a orelha virada para frente, o American Curl possui apenas a ponta das orelhas curvadas para trás. Elas são peludas, pequenas, redondas e levemente viradas para trás, deixando o bichano com uma aparência super engraçada.

8) O Selkirk Rex é um gato de pelo cacheado

dois gatos da raça Selkirk Rex, um preto e outro cinza
O Selkirk Rex pode apresentar todas as tonalidades e padrões de cores


O Selkirk Rex é um gatinho que carrega uma característica muito marcante: o pelo de gato cacheado. Diferente do LaPerm que possui os pelos levemente encaracolados, os cachos do Selkirk Rex são mais definidos. Essa definição pode variar de acordo com o clima da região e idade do gato. Os pelos do Selkirk Rex são densos, fofinhos e maiores na região do pescoço, o que os deixa com a aparência bem fofa de um urso de pelúcia. O mais especial é que esse traço surgiu de um cruzamento natural, ou seja, sem a interferência humana.

 

 

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas