Adoção animal

Lykoi: tudo sobre o gato que parece lobo

Publicado - 04 Abril 2023 - 18h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Embora o mais comum seja encontrar cachorros que parecem lobo, também existe um gatinho com essa característica: estamos falando da raça Lykoi! Esse gato que parece lobo chama atenção pela aparência peculiar. A raça de gato exótico é recente e pouco conhecida, mas uma das características mais marcantes desse felino é a pelagem acinzentada e repleta de falhas ao redor do corpo - aspectos que o deixam parecido com um lobisomem. Por isso o nome Lykoi, que vem da palavra Lykos e significa “lobo” em grego.

Além disso, há diversos detalhes interessantes sobre esse felino. Se você faz parte dos admiradores de gatos e quer entender mais sobre essa raça tão excêntrica, se liga nessa matéria que o Patas da Casa preparou.

A origem do Lykoi é recente e começou nos Estados Unidos

A história do gato Lykoi começa na Virgínia, no sudoeste dos Estados Unidos. Acredita-se que a raça existe há pelo menos vinte anos. No entanto, a descoberta e os estudos sobre o Lykoi só começaram em 2010. Os primeiros exemplares conhecidos foram encontrados por Patti Thomas. Ao resgatar duas ninhadas diferentes, ela observou que dois felinos carregavam características diferentes das dos demais filhotes, mas ambos tinham os mesmos detalhes: falhas nos pelos, olhos redondos e padrão de cor acinzentado. Com essa descoberta, o veterinário Johnny Gobble, juntamente com a sua esposa, Britney, resolveram analisar e produzir novos exemplares.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Após testes de biópsia e DNA feitos com o auxílio de Leslie Lyons, uma pesquisadora de gatos, chegou-se a conclusão de que os Lykois são o resultado de uma mutação genética e natural, de gene recessivo, dos gatos de Pelo Curto Americano. No entanto, um detalhe que intriga os pesquisadores é a ligação do Lykoi com os gatos selvagens , particularidade que ainda está em estudo. Ou seja, mesmo com a aparência semelhante a de gatos sem pelo, o Lykoi não compartilha nada com o Sphynx ou o Devon Rex.

O primeiro padrão definitivo foi concluído em setembro de 2011. Na mesma época, os criadores buscaram a classificação do Lykoi pela The International Cat Association (TICA), como uma raça experimental. O reconhecimento pela TICA veio em 2012, mas o status enquanto Nova Raça Preliminar só veio em 2014. De lá para cá, o Lykoi ganhou novos reconhecimentos pelos órgãos responsáveis pela padronização de gatos. Portanto, essa é uma raça recente, com pouco mais de dez anos de existência.

A aparência do Lykoi é de um “gato lobisomem” devido a falha na pelagem

O Lykoi possui uma aparência bem diferente dos outros gatos. Mesmo assim, há semelhanças. Uma delas, é o tamanho: o Lykoi é uma raça de porte médio. O peso também não é lá muito distinto e varia de 5 a 7 kg, sendo os machos mais pesados. O Lykoi costuma ter uma aparência esguia, com patas grandes e cauda média. 

As diferenças, no entanto, são perceptíveis na pelagem. A mutação genética do Lykoi é de folículos pilosos que não possuem todos os componentes para a formação do subpelo. Por isso, é uma raça de gato com a pelagem curta, fina e repleta de falhas ao redor do corpo, sem a habitual segunda camada de proteção. Essa ausência de pelos é maior em algumas regiões, como as patas, barriga e principalmente ao redor dos olhos e focinho, que moldam o rosto do Lykoi como uma “máscara” - e é esse detalhe que o faz parecer um lobisomem. As patas expostas que parecem uma mão humana também contribuem para essa aparência. E, apesar de parecer áspero, a pelagem do Lykoi na verdade é bem macia e brilhante. 

Os olhos do Lykoi também são notáveis: amendoados, grandes e amarelos. A textura do nariz é aveludada e as orelhas são grandes e levemente pontudas. Já o focinho é fino e a cabeça é arredondada. 

O Lykoi só tem um padrão de cor: o black roan

A única cor reconhecida do Lykoi é grisalha: metade branco e metade preto. O preto é oriundo do melanismo e o padrão, que só é reconhecido nessa raça, é chamado de “Black Roan”. Inclusive, os próprios criadores evitam produzir os Lykois de outras cores para que eles não percam a aparência original de "lobisomem". Mas, recentemente, os responsáveis pelo estudo da raça estão considerando reconhecer os Lykois nas cores branca ou malhada. 

Mesmo com os poucos pelos, eles fazem a troca sazonal de pelagem (duas vezes por ano) como os demais felinos. Um destaque interessante sobre o Lykoi é que aspectos emocionais também influenciam na troca de pelagem. Durante a troca, é provável que ele também fique totalmente sem pelos por um tempo. Quando filhotes, eles tendem a ter mais pelos, que vão caindo conforme o desenvolvimento. Mesmo assim, o Lykoi não é um gato hipoalergênico.

 

Lykoi: apesar dessa aparência de loboA história do gato Lykoi começou em 2010, nos Estados UnidosLykoi em grego quer dizer loboA falta de pelos ao redor dos olhos e do focinho dá a aparênciaO Lykoi não descende do Sphynx ou Devon Rex, mesmo com as semelhançasLykoi: falta de pelos nas patas é outra característica da raçaOs olhos do Lykoi também são diferentes: redondos, grandes e amarelosO focinho do Lykoi é curto e de nariz aveludadoHá poucos Lykois ao redor do mundo, mas essa não é uma raça de gato raraEsse gato que parece lobo é super carinhoso e brincalhão!

 

Gatos Lykoi são carinhosos e com bastante energia

 

Apesar de ter uma certa proximidade com os gatos selvagens, o Lykoi é um gato carinhoso, principalmente as fêmeas da raça. Isso se deve aos criadores que buscavam fortalecer esses aspectos comportamentais - e deu certo! Outro aspecto que contribuiu para isso foi a forte socialização com os humanos durante a produção. Também foi feita uma boa socialização com outros felinos, de forma que que eles tendem a se dar bem com outros pets.

O ponto "negativo" é que como eles foram criados cercados de outras pessoas e animais, o Lykoi não aprendeu a ser um felino solitário. Então, ele pode ser bem carente. Se deixado sozinho por muito tempo, pode até desenvolver ansiedade de separação

Já os aspectos selvagens da raça são percebidos durante as brincadeiras. O Lykoi é um gato cheio de energia e muito agitado. Portanto, exige um bom enriquecimento ambiental, com muitos brinquedos e atividades. Eles adoram correr e podem ser bem rápidos. Certas atitudes do Lykoi também são parecidas com as de um cachorro: balançar o rabo e seguir o tutor pela casa são algumas delas. No geral, a raça é bem inteligente e leal. São gatos que costumam ser comunicativos, miando bastante por onde passam.

5 curiosidades sobre o Lykoi, gato que parece lobo!

  • É uma raça natural: o Lykoi não desperta atenção somente pela sua aparência. O fascínio dos cientistas também busca compreender o fenômeno dessa raça, que foi gerada de forma aleatória como resultado de um gene recessivo. Ou seja, não é uma raça criada pelo homem de forma proposital, embora os criadores tenham buscado desenvolvê-la (e estudá-la) cada vez mais.
  • Outros apelidos: não é só aqui que chamamos de "Gato-lobisomem". Essa alcunha aparentemente é um consenso universal e lá fora ele também é conhecido como “Wolfcat” (gato lobo, em tradução livre).
  • Gato selvagem? Os Lykois foram encontrados e resgatados de ninhadas de Pelo Curto Americano. No entanto, durante um dos estudos sobre a raça, foi identificado que ela carrega uma ligação direta com os felinos selvagens. Essa linhagem ainda é objeto de estudos e talvez explique o comportamento enérgico do Lykoi.
  • Carentes, mas inteligentes: apesar da personalidade carente e afetuosa, os Lykois parecem ter muita compreensão (e respeito) pela rotina do tutor. Muitos comportamentalistas da raça relatam que, quando o Lykoi percebe que o dono está ocupado, evita pedir carinho naquele momento. Por isso é tão importante um ambiente gatificado, seja para ele brincar sozinho ou evitar o tédio. 
  • Mais ou menos raros: Gato Chartreux e Peterbald são consideradas as raças mais raras do mundo, e por pouco o Lykoi não entra nesse tópico. Segundo apuração da Lykoi Kitten, estima-se que em 2018 existiam pelo menos 400 Lykois ao redor do mundo.

Filhote de Lykoi: como cuidar e o que esperar do bichano?

Um filhote de gato Lykoi só pode ser adotado após, pelo menos, 12 semanas de vida, seja pelo desmame (que ocorre na oitava semana) ou pela socialização. Nessa fase, a responsabilidade do felino é do criador, que se certifica de manter os padrões comportamentais e de personalidade da raça, bem como a avaliação genética do Lykoi e o estudo e descarte de possíveis doenças. Somente após todo esse processo é que um Lykoi pode ganhar um lar. 

Como o Lykoi tende a ser extrovertido, o filhote costuma ser brincalhão e muito comunicativo. Se o tutor não gosta de um gato muito verbal, é bom saber dosar os miados. Outro detalhe, é que ele se dá bem com outros pets. Mas a adaptação em casa com outros animais não deve ser descartada: saiba como acostumar um gato com outro, e prepare o adulto para a chegada do filhote de Lykoi. 

Os cuidados com esse filhote não são diferentes dos demais gatos. Siga tabela de vermifugação de filhotes de gato e o cronograma de vacinação. Visitas recorrentes ao veterinário também não devem ser deixadas de lado. 

Quais são os cuidados com a rotina de um gato Lykoi?

O maior cuidado com o Lykoi é cutâneo. Devido à exposição da pele e pouca pelagem, ele não deve ser exposto ao sol e a temperaturas extremas por muito tempo. Além disso, é bom cuidar de outros detalhes de higiene, como:

Banho: banhos ocasionais são necessários, mas devem ser feitos com produtos específicos e recomendados por um veterinário. Isso é importante para controlar a oleosidade da pele do Lykoi e a presença de acne comum na raça. A frequência do banho deve ser avaliada por um veterinário. 

Escovação: ao contrário da maioria dos gatos que tem uma escovação exigente, o Lykoi não deve ser escovado com tanta frequência. Considerando que ele não tem a segunda camada pelos, uma escovação por semana já é o suficiente. Tenha atenção ao tipo de escova - cerdas macias são fundamentais para evitar alguma irritação. 

Unhas: além de aparar as unhas do Lykoi uma vez por semana, é importante fazer a limpeza da área abaixo das unhas para controlar a oleosidade da região. 

Ouvido: devido a pouca pelagem, as orelhas do Lykoi também são expostas e exigem atenção, pois tendem a acumular mais cera. Limpe os ouvidos regularmente com uma solução para pet e, ao perceber qualquer vermelhidão ou cera em excesso, não hesite em buscar um veterinário. 

Olhos: os olhos do Lykoi não possuem a proteção da pelagem e o cuidado ocular deve ser redobrado. Faça uma limpeza frequente com soro e algodão. 

Dentes: o Lykoi também merece uma boa higiene bucal e deve ter uma escovação diária da dentição. 

Lykoi é um gato saudável que não possui doenças genéticas

Os estudos em andamento sobre o Lykoi concluíram que ele não possui doenças genéticas predispostas. Inclusive, ele tende a ser mais saudável e forte que o Sphynx. Porém, as falhas na pelagem atrapalham a termorregulação do corpo e isso pode resultar nas mesmas doenças de pele do gato sem pelo. Então, é importante ele usar protetor solar para gatos, e no inverno está liberado para usar roupas para gato como proteção térmica. Isso evita algumas enfermidades, tais como:

Mesmo sem predisposição genética, a raça não é isenta de outras doenças comuns em gatos. Diabetes, problemas cardíacos, renais e obesidade podem atingir o Lykoi. Para manter a saúde desse felino, é importante seguir um esquema de vacinação e vermifugação, bem como fazer visitas regulares ao veterinário. A expectativa de vida do Lykoi é de 12 a 15 anos.

Gato Lykoi: preço da raça é calculado em euros

O Lykoi é mais comum lá fora do que aqui, principalmente nos Estados Unidos, em locais como o Texas, Missouri, Califórnia e Carolina do Sul. O Canadá também é outro país responsável pela criação de Lykois. Existem poucos exemplares dessa raça, mas ela não é considerada exatamente rara. Os criadores ao redor do mundo se ajudam para manter o Lykoi. Já o preço da raça Lykoi costuma ser de 1,800 euros. Aqui no Brasil existe apenas um gatil reconhecido, o Gênnetos. Para adquirir um gato de raça com segurança, não deixe de avaliar as condições do local e os cuidados que eles têm com os pais e os filhotes.

Raio-x do gato Lykoi 

Origem: Virgínia e Tennessee, Estados Unidos
Pelagem: curta, lisa e com falhas
Cores: grisalho (Black Roan)
Personalidade: carente, afetuoso e brincalhão
Nível de energia: alto
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Redação: Erika Martins

Edição: Juliana Melo

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Ver todas