Adoção animal

Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!

Publicado - 28 Outubro 2019 - 20h01

Atualizado - 21 Abril 2024 - 16h30

A raça de gato LaPerm é consequência de uma mutação genética dominante e leva esse nome graças a um famoso penteado muito usado na década de 1980. Basta dar uma olhada no visual do gatinho cacheado para entender o porquê! Esse tipo de felino pequeno é meigo e extrovertido e tem tudo para conquistar o seu coração. Saiba mais detalhes a respeito da raça abaixo!

LaPerm: qual é a origem da raça?

Tudo começou em 1982, nos Estados Unidos, quando uma gata do estado de Oregon teve uma ninhada de seis gatinhos. Entre os recém-nascidos, um filhote em especial chamou a atenção da tutora Linda Koehl. O animal apresentava algumas características incomuns, como as orelhas maiores e a ausência de pelo (que, com o passar das semanas, foi substituída pelo aparecimento de fios encaracolados).

Nesse primeiro momento, o bichinho, que recebeu o nome de Curly (encaracolado, em inglês), não recebeu nenhum tratamento especial. Mas, após dez anos, a dona decidiu investir no desenvolvimento da raça através do cruzamento apenas entre gatos com essas características. Os gatos LaPerm foram apresentados em exposições e, com a ajuda de especialistas, tiveram sua raça aprimorada até chegar ao resultado atual.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quais são as características físicas dos gatos LaPerm? A cor e o comprimento da pelagem podem variar!

Uma das características mais marcantes da raça é a sua pelagem incomum, que pode ser de todas as cores e padrões. Os pelos desse felino normalmente apresentam uma aparência densa e encaracolada, que cobre todo o corpo do animal e pode se acentuar em regiões como pescoço, orelha e cauda. A cabeça do gatinho também conta com alguns aspectos bem particulares: contornos suaves e focinho arredondado. Às vezes, os bigodes e as sobrancelhas do pet podem ser cacheados, assim como o resto da pelagem. Além disso, as patas traseiras dos gatos LaPerm são um pouco maiores que as dianteiras.

Em resumo, confira algumas das principais características físicas da raça:

  • Musculatura bem desenvolvida
  • Quadris mais elevados que os ombros
  • Orelhas medianas e pontudas, com pelos encaracolados
  • Pescoço ereto e de tamanho médio
  • Pernas finas e longas
  • Cauda fina e peluda


Um outro ponto interessante a respeito desses pets é a troca de pelagem, que acontece pelo menos uma vez na vida. Esse processo deixa os gatos carecas e costuma acontecer enquanto os bichinhos ainda são filhotes ou, no caso das fêmeas, durante o cio. A boa notícia é que os fios crescem ainda mais fortes e brilhantes do que antes!

 

Gato da raça LaPerm posa para foto

 

Personalidade dos gatos LaPerm: os felinos são ativos e convivem bem com outros animais

Os gatos da raça LaPerm podem ser exatamente o que você está precisando na sua vida! Meigo e extrovertido, o bichinho dessa raça adora ficar por dentro de tudo que está rolando na casa. Esses felinos desenvolvem uma relação de muito apego com os donos. Ainda assim, caso não recebam a devida atenção dos tutores, não são do tipo que guarda rancor. Muito pelo contrário! O pet provavelmente vai se interessar por outra atividade rapidinho.

Mais um ponto positivo do LaPerm é que o gato convive super bem com a presença de crianças e outros animais no mesmo ambiente. É comum que o gatinho escolha uma ou duas pessoas para depositar toda a sua lealdade, mas, no geral, são uma ótima companhia para a família toda!

LaPerm e os seus cuidados especiais

Os cuidados dedicados a um gato LaPerm são relativamente comuns na maioria das raças. Confira os principais a seguir:

  • Exercite o felino: por ser um animal muito inteligente, o LaPerm requer atividades que trabalhem o seu corpo, tanto física quanto mentalmente.
  • Atenção com o pelo: a escovação merece uma atenção especial do(a) dono(a). Os gatos de pelo curto podem ser penteados apenas uma vez na semana, enquanto aqueles que possuem a pelagem mais longa exigem que essa frequência aumente para até três vezes. Você também pode usar um pente com dentes rotativos para manter os cachos definidos.
  • Mantenha a higiene em dia: apare as unhas do pet regularmente e use um pano macio e úmido para limpar os cantos dos olhos e as orelhas, se necessário. Nunca utilize um cotonete!
  • Faça um acompanhamento médico normal: como em qualquer raça, é preciso manter todas as vacinas e a vermifugação atualizadas.

Gatos de raça LePerm: quais são os problemas de saúde mais comuns?

Felizmente, os gatinhos dessa raça costumam ter a saúde muito boa. Se você mantiver todos os cuidados mencionados acima, é bem provável que o seu pet tenha uma vida longa e feliz. Porém, nenhum animal está livre de desenvolver algumas complicações. No caso dos LePerm, problemas intestinais e renais podem acabar se tornando um transtorno. Esteja sempre atento(a) ao possível desenvolvimento de algum quadro do tipo e, caso note algum sintoma, converse com um veterinário.

Redação: Dóris Marinho

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Gato

O motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho revela um sentimento oculto sobre como eles veem os humanos

O gato amassando pãozinho é uma das características que mais despertam curiosidade sobre o universo felino. Se você não está acostum...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas