Adoção animal

Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

Publicado - 01 Outubro 2021 - 13h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao gato Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. O gato da perna curta não é um dos mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo. O gato Munchkin, no entanto, é resultado de uma mutação genética e sua origem é meio controversa, por isso, muita gente questiona se essa “deformidade” é um ato de crueldade ou não.

Afinal, o Munchkin “cat” sofre com sua condição física ou tem dificuldades para se locomover? Ele precisa de algum cuidado especial por causa das patinhas curtas e da coluna alongada? O animal pode desenvolver algum problema de saúde decorrente disso? Como é a personalidade desse gato anão? Para tirar todas as dúvidas sobre o Munchkin, preparamos um guia completo com todas as informações sobre a raça.

Munchkin: qual a origem do gato pata curta?

Nem sempre o Munchkin foi considerado um gatinho super fofo. Na verdade, sua criação recebeu muitas críticas no início e ele até chegou a ser considerado uma aberração. A origem da raça é marcada por muitas controvérsias. Segundo a TICA (The International Cat Association), um médico veterinário britânico registrou em 1944 pelo menos quatro gerações de felinos com as pernas curtas e que eram considerados saudáveis. A linhagem desapareceu depois da segunda guerra mundial.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ainda de acordo com a associação, os Munchkins que conhecemos hoje começaram a se estabelecer em 1983 em Louisiana, nos Estados Unidos, quando uma professora encontrou uma gata que tinha as pernas curtas e costas alongadas - e um detalhe importante é que ela estava prenha. A gatinha recebeu o nome de Blackberry e é considerada a “progenitora” da raça. Ela e um dos seus filhotes, chamado de Toulouse, foram cruzados com outros gatos domésticos e assim a raça foi se estabelecendo com as características que conhecemos do gato das pernas curtas hoje em dia.

O gato de pata curta foi aceito e registrado no programa de raças da TICA em 1994. A instituição monitora a criação e desenvolvimento de padrões genéticos de novas raças. A TICA ressalta que a reprodução dos gatos de pernas curtas segue os formatos de raças de cães que possuem características semelhantes, como o Dachshund e o Corgi. O felino ganhou o status de campeão em 2003.

Existem algumas teorias em relação ao nome da raça e uma delas é a referência ao Mágico de Oz. Acredita-se que a nova criação ganhou esse nome depois que os felinos passaram a se reproduzir rapidamente em Louisiana, gerando assim uma colônia de gatos anões. Eles estavam por toda parte, assim como no ”País dos Munchkins” criado pelo escritor L. Frank Baum.

Gato rebaixado: raça Munckin possui característica por conta de mutação genética

O gato Munchkin é fruto de uma mutação genética espontânea. Os animais dessa raça possuem um gene autossômico dominante que impede que os ossos das pernas cresçam de forma regular. Um felino só precisa de uma cópia do gene para nascer com essa característica - isto é, se a fêmea tiver as pernas curtas e o macho for um gato “normal”, o filhote de gato gerado no cruzamento dos dois animais pode herdar o gene. Normalmente, é assim que se cria uma linhagem da raça: se o embrião receber dois genes com essa característica, é bem provável que não sobreviva.

Existem gatinhos com pernas longas que carregam o gene das pernas curtinhas e que podem ser acasalados com um Munchkin ou gatos “normais” na tentativa de gerar gatos saudáveis da raça.

Munchkin: “gato anão” possui outras características físicas além das patas curtas

O gato rebaixado Munchkin geralmente não passa dos 5 kg e varia entre o porte pequeno e médio. Mesmo com as pernas curtas, não há alteração em seu tamanho. Geralmente, os machos são maiores que as fêmeas. O formato do rosto arredondado e os grandes olhos (e bem penetrantes) são algumas das características desse bichinho. E além de ter as pernas curtinhas, a raça também carrega outra curiosidade nessa parte do corpo: é normal que as patas traseiras sejam mais longas do que as da frente.

O Munchkin cat também é bem multifacetado quando se trata de pelagem. O animal pode apresentar uma variada paleta de cores e combinações de tons. De acordo com a TICA, essas cores foram introduzidas a partir de um programa de cruzamentos que não altera a genética da raça. Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar algumas variações bem curiosas, como um “Munchkin Sphynx” (um gato sem pelo e com as patinhas curtas). A associação, no entanto, ressalta que o Munchkin é uma raça única e não uma versão menor de outras raças de gatos. O animal tem uma pelagem macia e média, bem felpuda e que se adapta a todas as estações, mas existe uma variação reconhecida da raça que possui o pelo mais longo.

Veja uma galeria com fotos de gato Munchkin para se apaixonar!

 

O corpo do Munchkin tem um formato bem diferente de outros felinosO gato Munchkin é muito esperto e brincalhãoO Munchkin cat se dá super bem com crianças e outros animaisA raça Munchkin tem uma paleta variada de coresMunchkin: as cores foram introduzidas a partir de um programa de cruzamentos que não altera a genética da raçaO Munchkin é curioso e bem sociávelO Munchkin é uma raça única. Portanto, versões de outras raças de gatos com as patas curtinhas não são reconhecidasO gato Munchkin é fruto de uma mutação genética. Há divergências sobre o efeito disso na saúde do animalMunchkin: raça de gato tem a pelagem felpuda, macia e que se adapta a todas as estações do anoO Munchkin adulto geralmente não passa dos 5 kg e varia entre o porte pequeno e médioO Munchkin precisa comer uma ração de qualidade e na quantidade certa. A obesidade pode afetar sua mobilidadeGato Munchkin: valor do filhote varia entre R$2 mil e R$5 milOficialmente, o Munchkin surgiu em Louisiana, nos EUA, em 1983Munchkin: gato da raça ama brincar e até de subir em locais mais altosNão há registros de que o Munchkin possa sofrer de doenças articulares e ósseas

 

Gato com pata curta: como é a personalidade do Munchkin?

 

O gato Munchkin é o combo de fofura: além do formato do corpo que dá vontade de apertar só de olhar, o comportamento do gato pernas curtas é bem dócil e amigável. Esse gato anão se dá super bem com todo mundo, inclusive crianças e outros animais, e é bem sociável. Eles gostam de passar bastante tempo com os donos. Por outro lado, não se engane com esse corpo pequeno: o gato com as pernas curtas é bem brincalhão e adora correr por aí. Algumas teorias dizem que a criação da raça tinha o propósito de criar um gato que fosse mais ágil e conseguisse dar voltas mais certeiras. E o formato de seu corpinho não o impede de subir nos lugares: por isso, é importante que ele tenha uma “casa bem "gatificada” para expressar seus instintos. O único cuidado deve ser com a descida de lugares mais altos.

A curiosidade e inteligência do Munchkin são ótimos aliados para ter um animal muito obediente em casa. Você ainda pode aperfeiçoar isso ensinando alguns truques para o gatinho. Isso vai aguçar as habilidade cognitivas dele e melhorar a comunicação entre animal e tutor. O adestramento de gatos é uma forma de estreitar o laços entre vocês. Com toda a certeza, seu gato com as patas curtas irá adorar aprender os truques.

Além disso, a socialização do gato anão Munchkin é essencial para que o felino aprenda a confiar nos donos, lidar com pessoas e animais estranhos e se acostumar com a dinâmica da caixa transportadora. Fazer esse processo desde cedo evita uma série de transtornos no futuro.

Munchkins: gato da raça tem diversas curiosidades

  • O principal órgão de registro de felinos do Reino Unido não reconhece oficialmente o Munchkin gato. Problemas de saúde em decorrência da mutação genética são o principal motivo para isso.
  • “Quanto mede o Munchkin gato?” Tamanho da raça é uma das principais curiosidades. A raça de gato anão possui cerca de metade do tamanho de um bichano normal.
  • O pelo desse gatinho pode ser curto ou longo, mas qualquer exemplar contará com um revestimento grosso que faz com que o clima não seja problema para o Munchkin: raça de gato com patas curtas sempre possuirá essa característica.
  • O gato pata pequena é conhecido por adorar coisas brilhantes e ter o costume de escondê-las. Por isso, o tutor de Munchkin adulto precisa ter cuidado com onde guarda joias e outros objetos de valor.

Gato com perna curta pode ter problemas de saúde devido a característica?

Existem algumas divergências em relação a criação e saúde da raça Munchkin. Enquanto algumas associações a consideram um resultado antiético de cruzamento de felinos, outras entidades e criadores garantem que o formato do corpo do Munchkin não interfere em nada na sua mobilidade e nem é um fator para desenvolvimento de doenças articulares e ósseas. No geral, o gato da pata curta é muito saudável e não apresenta problemas incomuns. No entanto, é sempre importante verificar o estado geral da saúde do gato, principalmente porque ele é um animal muito agitado. Portanto, se encontrar o gato com patas curtas mancando, com indícios de que está sentindo dor ou com dificuldades para se locomover, leve-o ao veterinário imediatamente.

Gato da raça Munchkin e os cuidados gerais que precisa

  • Unhas: o Munchkin é um gato de perna curta que normalmente não demanda cuidados muito específicos. A atenção do tutor com o aparo das unhas é fundamental para que o gato raça Munchkin não danifique os móveis com as unhas.
  • Exercícios físicos: os estímulos com brincadeiras são essenciais para o bem-estar e saúde física do gato das patas curtas. Check-ups frequentes, vermífugo em dia, vacinas e controle de parasitas também são alguns cuidados essenciais para manter o animal com a saúde em dia.
  • Pelagem: a rotina da raça Munchkin também deve incluir escovações frequentes do pelo. Dessa forma, a pelagem do gato perna curta se manterá felpuda e sedosa.
  • Alimentação: você deve ter uma atenção especial com a alimentação do felino. Com esse formato de corpo diferente, a raça de gato Munchkin não pode ficar acima do peso para não perder em qualidade de vida. Escolha uma ração adequada para a idade do gato e se atente com a quantidade oferecida também. A atenção com ingestão de água adequada para ficar longe de doenças renais e urinárias também é fundamental para o gato de pernas curtas.

Gato perna curta: Munchkin filhote precisará de tempo para se adaptar ao novo lar

O mini gato Munchkin, quando filhote, irá precisar de um tempo até se adaptar ao novo lar. Os felinos não só os animais mais conhecidos por lidar melhor com mudanças, mesmo nessa primeira fase da vida. Por isso, é importante que o tutor tenha paciência. O que pode ajudar nesse processo é a interação dos dois com brincadeiras e também através do adestramento. Sem se esquecer dos cuidados básicos com vacinação do gato e vermifugação que todo filhote de gato precisa, sendo ele da raça de gatos de pernas curtas, ou não.

Munchkin: gato da raça custa de R$ 2.000 a R$ 5.000

Chegando aqui, você deve estar se perguntando quanto tem que desembolsar para ter um gato anão Munchkin. Preço da raça de gato de patas curtas varia entre R$2 mil e R$5 mil, o que é considerado mais caro em relação a outras raças como o Persa e o Siamês. No entanto, ainda é mais barato que um filhote de Maine Coon, por exemplo. Ao decidir ter um animal da raça de gato perna curta, pesquise bastante e busque criadores confiáveis e com certificados.

Raio-x da raça de gato Munchkin: resumo de informações sobre eles

  • Porte: pequeno
  • Média de altura: 17 a 23 cm
  • Peso: 2,5 kg a 4 kg
  • Cores: múltiplas
  • Expectativa de vida: 10 a 15 anos
  • Pelagem: curta e longa

Redação: Luana Lopes e Hyago Bandeira

 

Publicada originalmente em: 12/06/2020

Atualizada em: 27/09/2021

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Gato

O motivo pelo qual os gatos amassam pãozinho revela um sentimento oculto sobre como eles veem os humanos

O gato amassando pãozinho é uma das características que mais despertam curiosidade sobre o universo felino. Se você não está acostum...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas