Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e presença constante no dia a dia, várias das comidas que os humanos consomem não podem ser oferecidas de jeito nenhum para eles. Muita gente gosta de dar um pedacinho do alimento para o pet, principalmente porque ele faz aquela cara de pidão difícil de resistir. O problema é que algumas comidas, que parecem inofensivas, podem fazer muito mal ao pet. Confira uma lista de 7 alimentos que cachorro não pode comer de maneira alguma - o último da lista é o pior deles.  

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

7) Os pães está entre os alimentos que cachorro não pode comer 

Quem tem cachorro sabe que, na hora do café da manhã ou lanche da tarde, é comum que ele fique ali do ladinho da mesa só esperando você jogar um pedaço de pãozinho. Se for um pão natural, como o pão francês, o consumo não é tão prejudicial ao pet e não vai trazer problemas de saúde. De qualquer forma, isso não deve fazer parte da rotina, pois a longo prazo pode contribuir para o ganho de peso.

Já os pães industrializados (como de forma), temperados ou artificiais fazem parte da lista de alimentos que não pode dar para cachorro. Os produtos industrializados podem conter ingredientes tóxicos para cães em sua composição, como conservantes e aromatizantes. Se tiver temperos como cebola e alho, o perigo é maior ainda. Por isso, o melhor é nunca dar pão para cachorro. 

6) Os alimentos embutidos devem passar longe da alimentação do cachorro

Os embutidos estão entre os piores alimentos para cachorro. Isso porque as comidas processadas, no geral, fazem mal ao pet, uma vez que sua produção é realizada com substâncias como conservantes e aromatizantes. São alimentos que normalmente têm alta concentração de sódio e gorduras. Por fim, podem contar com temperos como sal, alho e cebola em sua preparação. Portanto, não pode dar mortadela, salame, enlatados e salsicha para cachorro, por exemplo. 

5) As macadâmia são extremamente tóxicas para cachorro

As nozes macadâmias não são tão comentadas e, muitas vezes, passam até mesmo despercebidas nos alimentos que consumimos no dia a dia. Ela costuma aparecer em biscoitos e barrinhas de proteínas. Para os humanos, a macadâmia é uma rica fonte de proteínas. Para os cães, porém, está longe disso. As nozes macadâmia estão na lista de alimentos que cachorros não podem comer porque causam uma forte intoxicação no animal, que leva a sintomas como: vômito, diarreia, dor, ataxia e hipertermia. Portanto, nada de oferecer alimentos que contenham esse tipo de noz para o animal.

Alimentos que cachorro não pode comer: cachorro deitado ao lado de uma barra de chocolate

4) O chocolate para cachorro pode ser letal

O chocolate para cachorro é o alimento proibido mais conhecido entre os tutores, mas é sempre bom reforçar o perigo de oferecê-lo a seu pet. Ele possui teobromina em sua composição, uma substância que não faz mal aos humanos mas é extremamente tóxica para os pets. Por isso, até mesmo um pedacinho pequeno de chocolate pode fazer muito mal e não deve ser oferecido. 

3) Alimentos com xilitol não devem fazer parte da dieta do cachorro

O xilitol nada mais é do que um adoçante artificial. Muitos alimentos que consumimos no dia a dia possuem essa substância em sua composição. Balas, chicletes e pães são apenas alguns exemplos. O grande problema é que o xilitol pode causar falência hepática nos cães e ainda aumentar consideravelmente os níveis de insulina no corpo, sendo um fator que contribui para a diabetes em cachorro. Além disso, pode também causar convulsões, hipoglicemia, vômito e desmaios. Em casos muito graves, pode ser fatal. Portanto, todos os alimentos que contenham xilitol em sua composição estão na lista de comidas proibidas para cachorro

2) Uva e uva-passa são alimentos tóxicos para cachorro

Existem algumas frutas que cachorro pode comer sem problemas. Muita gente acha que a uva é uma delas. Afinal, ela é tão pequenininha que nem pode fazer mal, né? Errado! A uva para cachorro está entre os alimentos mais tóxicos que existem. 

Quando o cachorro come uva (em qualquer versão), pode apresentar vômito, diarreia, desidratação, letargia, dores abdominais, alterações urinárias e até mesmo insuficiência renal. Portanto, a uva jamais deve ser oferecida ao cão, até mesmo se ela estiver sem semente ou casca. Vale ressaltar que a uva-passa também é um dos alimentos que não pode dar para cachorro, assim como qualquer fruta seca. 

1) O abacate para cachorro é o alimento mais perigoso

O primeiro lugar na lista de alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum vai para o abacate. Essa fruta é super nutritiva e saudável para os humanos, mas o efeito nos pets é totalmente o oposto. Isso se deve a uma substância chamada persina, que se encontra na casca, no miolo e na folha do abacateiro. 

A persina é extremamente tóxica para os cães e traz uma série de problemas de saúde no animal, como: inchaço no abdômen, falta de ar, acúmulo de líquido, edema pulmonar e insuficiência cardíaca. Os sintomas são tão graves que o consumo do abacate pode acabar causando até mesmo a morte do animal. Portanto, jamais ofereça abacate para cachorro, independentemente da forma como a fruta está sendo servida. 

Caso seu pet consuma algum dos alimentos que cachorro não pode comer, leve-o imediatamente a um médico veterinário para que ele receba o tratamento adequado.