Saber o que é liberado e o que o cachorro não pode comer é fundamental para cuidar da alimentação dos pets. Isso inclui as frutas, que embora sejam saudáveis para nós, nem sempre fazem bem para o organismo canino - e é aí surge a dúvida se os cachorros podem comer uva ou não, por exemplo. Para esclarecer tudo sobre o assunto e falar dos riscos e cuidados necessários com a uva para cães, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber na matéria a seguir. Confira!

Cachorro pode comer uva?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não, os cães não podem comer uva. Mesmo descascadas ou sem sementes, essa é uma das frutas para cachorro mais perigosas e que podem causar uma série de problemas à saúde dos animais. Então, se a ideia é diversificar a dieta do cãozinho e você está se perguntando se cachorro pode comer uva verde ou roxa, a resposta é não. Apesar de parecerem inofensivas, essas pequenas frutinhas fazem um mal aos cães e não existe consumo seguro. Ou seja, cachorro não pode comer uva de jeito nenhum!

Se você quer saber se cachorro pode comer uva passa (que nada mais é do que a uva desidratada), a resposta continua sendo não. Qualquer variedade desta fruta é altamente prejudicial para os cães.

Por que cachorro não pode comer uva?

Não pode dar uva para cachorro (muito menos uva passa) porque são frutas que contêm substâncias tóxicas para o organismo canino. Não se sabe exatamente o que causa essa toxicidade, mas o consumo de uva por cães é capaz de desencadear várias reações que variam de gravidade. Alguns sintomas típicos de um cachorro envenenado que podem ser observados nesses casos são:

Os sintomas podem ocorrer isolados ou em conjunto. Caso note qualquer mudança no comportamento ou saúde do animal, não hesite em procurar ajuda imediata. Um cuidado importante para evitar a ingestão acidental de uva pelo cachorro é evitar deixar a fruta exposta sem qualquer supervisão. Prefira guardá-la na geladeira e em recipientes fechados para não correr o risco do seu bichinho abocanhar um cacho sem querer.


Cachorro pode comer uva roxa? Resposta é não!
Cachorro pode comer uva roxa? Resposta é não!

Confira outros alimentos que são prejudiciais para os cães

Agora você já sabe que não pode dar uva para cachorro e não vai mais pôr em risco a saúde do seu amigo de quatro patas. Ufa! Mas sabia que existem várias outras frutas do nosso dia a dia que também devem ser evitadas pelos pets? O abacate, carambola e frutas cítricas (como laranja e maracujá), por exemplo, também não são ideais para a dieta dos cães. Além disso, também existem legumes e vegetais que cachorro não pode comer, como mandioca, cebola e alho.

Por outro lado, você também pode pesquisar quais frutas e outros alimentos mais tranquilos que os animais podem consumir. O cachorro pode comer banana, manga, morango, melão, abóbora, batata doce, cenoura, vagem, espinafre… a lista é grande! Por isso, converse com um veterinário para maiores informações e não inclua nenhum alimento diferente na dieta do seu dog sem saber se ele é liberado ou não.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes