Não dá para negar: lidar com o comportamento canino pode ser, em muitos casos, desafiador. Por isso, é comum que alguns hábitos, como latir demais, morder e até mesmo puxar durante o passeio possam ser incompreendidos e mal conduzidos pelos tutores. Para evitar essas e outras atitudes do animal, o primeiro passo é entender por que elas acontecem e como tratá-las. Pensando nisso, listamos 5 problemas de comportamento do seu cachorrinho que merecem sua atenção e algumas dicas para amenizá-los. Veja só!

1) Cachorro latindo muito pode indicar que o seu amigo está carente ou entediado

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você tem um cãozinho em casa, deve saber que os latidos fazem parte da rotina do animal. Afinal, eles são a principal forma que o seu amigo tem de se comunicar e expressar qualquer sentimento. Entretanto, em alguns casos, cachorro latindo muito pode estar relacionado à razões comportamentais. Um dog carente, por exemplo, pode usar o latido como um maneira de chamar a sua atenção, seja para uma brincadeira, um carinho ou passeio. É comum que isso aconteça quando os tutores passam o dia todo fora de casa.

Além disso, o hábito também pode indicar que o seu pet está entediado. Cachorros muito ativos ficam assim quando passam um longo período sem ter o que fazer. Nesses casos, a solução é uma só: dar mais atenção para o seu bichinho! Procure encaixar momentos de passeio ou brincadeiras diárias. Brinquedos de cachorro espalhados para casa também podem ajudar a distrair o animal enquanto você estiver fora.

2) Xixi de cachorro fora do lugar: problemas de saúde podem ser o motivo para o comportamento

Ver o seu cãozinho fazendo xixi ou cocô fora do lugar é sempre estressante, né? Mas, se ele tinha o hábito de fazer as suas necessidades no lugar certo e de repente isso mudou, é preciso ficar atento: pode ser um sinal de que algo não vai bem com a saúde do seu amigo. A incontinência urinária em cães, por exemplo, pode impedir que o animal consiga fazer xixi no banheirinho dele. Além disso, infecção urinária e doenças gastrointestinais também podem resultar neste comportamento. Por isso, caso o seu pet seja treinado e passe a adotar esse tipo de atitude, é importante consultar um médico veterinário de confiança para fazer um check-up e certificar de que está tudo bem.


O adestramento e o uso de coleiras adequadas podem ajudar a  controlar cachorro que puxa durante o passeio
O adestramento e o uso de coleiras adequadas podem ajudar a controlar cachorro que puxa durante o passeio

3) Cachorro destruidor: hábito de mastigar e roer objetos pode estar ligado à estresse 

Não é difícil encontrar um cãozinho que queira mastigar tudo que vê pela frente, certo? O hábito de mastigar é natural no universo canino, principalmente quando se trata de cachorro filhote. Entretanto, a mastigação excessiva pode facilmente se tornar um problema de comportamento canino se o seu amigo causar destruição. É comum que a principal motivação seja o estresse e, por isso, o animal “desconte”  nos móveis e objetos da casa. Para controlar a situação, o ideal é contar com o acompanhamento de um veterinário, que pode receitar medicamentos específicos para tratar os problemas ou orientar o uso de florais para cachorro. Os recursos medicinais em conjunto com o trabalho de um adestrador de cães também podem melhorar a comunicação com o cão e, assim, contribuir para o bem-estar do seu pet.

4) Mordida de cachorro: atitude é comum em animais filhotes

Assim como latido, a mordida de cachorro também é um hábito bastante presente na rotina do animal, principalmente os filhotes. Afinal, morder e beliscar é uma forma do seu cãozinho conhecer o mundo e até mesmo se comunicar. No entanto, quando o comportamento se torna excessivo, é preciso que o tutor saiba mostrar ao seu amigo que morder nem sempre é uma atitude aceitável. O uso de brinquedos para cachorro e mordedores específicos, por exemplo, pode ajudar nesse processo. Além disso, é importante que se o cachorro estiver mordendo você ou outras pessoas, mesmo em momentos de brincadeira, você o ignore. Dessa forma, ele não terá a resposta esperada e perderá o interesse em continuar. Apostar no adestramento positivo também é uma boa opção para corrigir esse comportamento. 

5) Cachorro que puxa no passeio é sinônimo de ansiedade 

Se o seu cãozinho tem o costume de puxar a coleira durante o passeio, saiba que isso pode ser um sinal de ansiedade. Por ser o momento mais feliz para um cachorro, é normal que ele não saiba dosar a alegria e, por isso, ela acabe se transformando em ansiedade e agitação. O resultado? É um cachorro que puxa a coleira e guia durante o passeio. Para eliminar esse comportamento, é importante ter paciência e utilizar as técnicas corretas. O primeiro passo é treinar o animal em casa. Quando o processo estiver funcionando, você pode avançar para outros lugares, como o corredor do prédio ou quintal. Além disso, é importante investir em uma coleira para cachorro que puxa muito, como a peitoral. O uso de petiscos para recompensar o pet quando ele andar direitinho também é bem-vindo. 

 

Redação: Úrsula Gomes