close
Adestramento

8 motivos pelos quais seu cachorro late em casa

Atualizado · 23 de fevereiro de 2022 · 08h19

Publicado · 22/11/2021 · 19h22

O cachorro que late muito pode ter esse comportamento por diferentes razões
O cachorro que late muito pode ter esse comportamento por diferentes razões

O latido de cachorro pode significar várias coisas: é com essa comunicação que esses animais conseguem sinalizar para seus humanos o que querem e, até mesmo, se há algo incomodando ou alguém por perto que representa perigo. Cada cão tem uma personalidade diferente e, por isso, alguns latem mais e outros menos. Mas não tem escapatória, se você tem um pet, em algum momento vai se deparar com o cachorro latindo. Mas já parou para se perguntar por que os cachorros latem? Aprender a decifrar o que seu pet quer dizer é muito importante para melhorar a comunicação e relacionamento de vocês. Para te ajudar com isso, separamos os principais motivos para o latido de cachorro, filhote ou adulto.

Cachorro latindo: conheça os principais motivos e saiba quando os primeiros latidos acontecem!

É bem provável que você já tenha se perguntado por que os cachorros latem à noite ou algo do tipo, não é mesmo? A verdade é que, independentemente da hora do dia, os latidos são comuns na vida de qualquer tutor e é importante saber como lidar com isso da melhor forma possível desde cedo. O cachorro latindo, filhote ou adulto, pode representar uma série de coisas diferentes e aprender como funciona a linguagem canina é super necessário!

E com quantos meses o cachorro começa a latir? Aqui vai um spoiler: isso normalmente acontece entre três ou quatro meses de idade. Logo nas primeiras semanas de vida, as cordas vocais do pet ainda não estão completamente desenvolvidas, o que só ocorre por volta de 2 meses. É possível que nessa fase o latido de cachorro filhote já dê seus primeiros sinais, mas ainda muito tímido. Como a partir de 3 meses de idade as cordas vocais do pet já estão fortalecidas, essa costuma ser a resposta de com quantos meses o cachorro late.

Para decifrar exatamente o que o cãozinho quer dizer, não há tanto mistério. Abaixo estão seis motivos por que o cachorro late:

1) Um dos motivos porque o cachorro late é a comunicação

O latido de cachorro é a comunicação mais eficaz dos pets. A sonoridade, a frequência e até mesmo a postura corporal ao latir são maneiras de identificar porque os cachorros latem. Muitas vezes o cãozinho está simplesmente cumprimentando os humanos ou chamando a atenção para determinada coisa, como quando o pote de ração está vazio e ele sente fome. O ideal é não punir esse comportamento, afinal, o animal não tem culpa de latir, e é a forma que ele tem de se comunicar com você e com o mundo ao redor dele. Observe a frequência do cachorro latindo antes de tomar uma atitude!

2) Cachorro que late muito pode ser sinal de ansiedade ou tédio

Se você já está pronto para buscar na internet “cachorro latindo muito, o que pode ser?”, uma das possíveis respostas tem a ver com a ansiedade. Sim, os cães podem ser ansiosos independentemente da raça, e isso tem a ver com os estímulos que o animal recebe no dia a dia. Cães que são muito apegados aos seus donos podem latir e chorar no momento que perceberem que estão sozinhos, o que pode causar um problema - especialmente para os vizinhos, que precisam ouvir o cachorro novo latindo. A ansiedade dos cães pode ser controlada com a oferta de brinquedos, passeios e outros estímulos, ou seja, deixando o cãozinho menos entediado possível.

3) O cachorro latindo às vezes é uma forma de aviso ou alarme

O cachorro late quando ouve algum barulho que fuja do normal ou capta a presença de uma nova pessoa ou animal no ambiente. Isso acontece porque a audição canina é superior à dos humanos: eles escutam o som cerca de quatro segundos antes e em um volume bem maior. Portanto, é normal que antes de uma visita chegar na porta da sua casa, seu cão já comece a latir. Então ao escutar o cachorro latindo para a porta ou portão, ele pode estar tentando te avisar sobre alguma coisa.

4) Cachorro latindo sem parar? Dor pode desencadear o comportamento

Tanto o latido de filhote de cachorro quanto de um animal adulto ou idoso podem significar algum problema de saúde. Nesse caso, é bom ficar atento caso perceba um latido arrastado, uníssono ou até meio esganiçado, que geralmente significa dor. É comum eles tentarem vocalizar o que sentem para chamar a atenção. Outra forma de identificar isso é que, na rua, por exemplo, se tiver algum outro cão por perto, a reação dele sempre será parar o que está fazendo e ir em direção ao cachorro que está latindo de dor. Em casa, a situação pode ser semelhante. Se perceber esse tipo de latido, procure ajuda profissional!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Cachorro latindo muito pode ter problemas com a vizinhança, então o tutor deve tentar controlar isso
    Cachorro latindo muito pode ter problemas com a vizinhança, então o tutor deve tentar controlar isso

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    5) Brincadeiras e empolgação são outros motivos porque cachorro late

    Outro motivo para o cachorro que late é apenas diversão. Cachorros são como as crianças e se comunicam uns com os outros quando estão brincando. Eles podem latir, grunhir e até mesmo rosnar para sinalizar a brincadeira, o importante é que ele consiga ser entendido pelo outro animal (ou humano), para que o encontro seja agradável para todos os envolvidos. Ah, esse também é um dos motivos porque o cachorro late para o dono: é normal que, ao pegar um brinquedo, o cão comece a latir na direção de seu humano. É uma forma fofa de te convidar para se divertir!

    6) Meu cachorro late muito quando eu saio. O que significa?

    Se o seu cachorro late muito quando você sai de casa, com certeza ele está sofrendo de ansiedade de separação. O ideal é procurar um adestrador. O profissional vai observar o que aflige o animal e escolher a melhor forma de deixá-lo mais calmo. Uma boa dica é sempre gastar a energia de seu cão, seja com o passeio diário ou com o uso de enriquecimento ambiental. Deixe disponíveis brinquedos, petiscos e outras atividades para que ele possa se entreter no tempo em que você estiver ausente. 

    Também é válido procurar uma creche ou day-care, onde o animal não vai ficar sozinho. Na creche, ele vai ter contato com outros cães, pessoas e atividades, além de gastar a energia e não incomodar ninguém com os seus latidos. 

    7) Quando o cachorro late para as pessoas, pode ser o instinto protetor falando alto

    É normal que alguns tutores se deparem com a situação em que “meu cachorro late para as pessoas na rua ou quando chega visita em casa” e fiquem sem saber o que fazer. A verdade é que muitas vezes o cachorro estranhando pessoas é um mecanismo de defesa desses pets. O animal faz isso quando acredita que aquele indivíduo possa representar algum perigo para ele ou sua família, e reage com os latidos. Isso está ligado com o instinto protetor de alguns cães, e funciona também como marcação de território. É importante sempre prestar atenção no cachorro latindo, se sua “voz” é mais grossa ou mais aguda, para identificar o que o latido quer dizer. 

    8) Cachorro que não para de latir à vezes é um sinal de medo

    Os cães, assim como os humanos, também sentem medo e às vezes esse é o motivo para tantos latidos. A situação pode ser desencadeada por diversos fatores, como a mudança para um lugar novo, por exemplo. Os cães mais novos são os que mais sofrem com esse tipo de problema, principalmente quando eles foram afastados recentemente da mãe e já se mudam para a casa da sua nova família. Para evitar o filhote de cachorro latindo ou chorando à noite, o ideal é fornecer um cantinho aconchegante para ele e sempre deixá-lo com uma peça de roupa ou brinquedo de pelúcia para que ele se sinta menos sozinho e mais familiarizado com seus novos humanos. 

    Problemas com cachorro latindo muito? Veja 7 dicas para amenizar a situação

    O cachorro latindo, filhote ou adulto, é totalmente normal, mas se a frequência for muito grande, vira um incômodo para a vizinhança. Quem tem um cachorro que late muito a ponto de causar problemas com vizinhos deve avaliar a melhor alternativa para ajudar o animal. Afinal, para quem não tem cães, o latido de cachorro pode ser um grande incômodo. Mas como fazer isso e amenizar o comportamento de um cachorro que não para de latir? Confira abaixo algumas dicas!

    1) Não adianta gritar pedindo que ele pare. Um cachorro latindo muito entende o grito como um incentivo para continuar com esse comportamento. Ou seja: ele entende que você está brincando e quer participar daquele momento “divertido”. Em vez de parar, os latidos só vão aumentar.

    2) Recompensas para acabar com o cachorro latindo, nem pensar! Esse tipo de estratégia fortalece ainda mais os latidos, pois o cãozinho vai entender que ao latir, consegue uma recompensa. Por isso, não se deve recompensar o cão quando ele latir em um momento inadequado, porque a distração pode ter o efeito contrário.

    3) Comandos de obediência podem ser bem úteis. Se você acha que “meu cachorro está latindo muito” e não sabe o que fazer, uma boa dica é o adestramento do pet, investindo em algum comando para  fazer o cão parar de latir. Nesse caso, as recompensas são bem-vindas e devem ser oferecidas somente depois que o pet atender seu comando.

    4) O enriquecimento ajuda a evitar os latidos excessivos. Seja para evitar um cachorro entediado ou ansioso, uma ótima opção é distrair o cãozinho com vários brinquedos e opções de atividades no dia a dia. Isso serve também para as horas que você precisar se ausentar, já que o cãozinho conseguirá se entreter por conta própria.

    5) Evite deixar o cão sozinho por muitas horas. Ainda que algumas raças de cachorro sejam mais independentes, é bom lembrar que os cães precisam da atenção dos seus humanos. Filhotes de cachorro latindo excessivamente às vezes só precisam de companhia, mas isso também vale para cães de qualquer faixa etária, pois eles se sentem sozinhos e tristes se ficarem sós por muito tempo.

    6) Os passeios são essenciais para o cachorro. Gastar a energia do pet é uma das melhores formas de evitar o cachorro latindo - filhote ou adulto -, por isso os passeios não devem ser deixados de lado. Como ele já vai ter se exercitado, vai ficar tão cansado que não vai ter pique para latir e se sentir entediado.

    7) Treine bastante e, caso precise, não hesite em procurar ajuda profissional! Não existe fórmula mágica, somente treino, dedicação e paciência. Mas ainda assim, às vezes pode ser difícil fazer o cachorro parar de latir do seu jeito. Nesses casos, um adestrador pode ajudar com outras técnicas!

    Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

    Publicada originalmente em: 04/10/2019

    Atualizada em: 22/11/2021

    Cachorro pode cruzar com o irmão?

    Próxima matéria

    Cachorro pode cruzar com o irmão?

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema
    Raças

    Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema

    Amor à primeira vista é um sentimento comum ao adotar ou comprar um cãozinho. Mas, também é normal deixar para segundo plano uma pesquisa completa sobre as características e comportamentos de determinadas raças. E é em casa, depois de alguns dias que se percebe um incômodo: a queda de pelo em cachorro. De repente, aparecem vários tufos pela casa e você sequer entende como é possível o bichinho soltar tanto pelo.

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Ver Todas >

    Quais raças de cachorro têm a mordida mais forte?
    Comportamento animal

    Quais raças de cachorro têm a mordida mais forte?

    Você já se perguntou qual a raça de cachorro mais forte do mundo? Existem diversas formas de se definir a força de um cão. Podemos usar, por exemplo, o peso médio de uma raça como base para a análise. Por outro lado, a força de mordida de cachorros é um dos critérios mais utilizados na hora de escolher o cão mais forte. Apesar de ser difícil definir com precisão, hoje existem muitos estudos que buscam medir o “estrago” que a mordida de determinada raça pode causar.

    Cinofobia: entenda mais sobre o medo irracional de cães e o que fazer
    Comportamento animal

    Cinofobia: entenda mais sobre o medo irracional de cães e o que fazer

    Adotar um cachorro e conviver com o bichinho todos os dias é uma experiência incrível e que certamente traz muita alegria para dentro de casa. Mas sabia que nem todo mundo é aberto a isso? Algumas pessoas sofrem com o que chamamos de cinofobia, que é o medo irracional de cães. São pessoas que, por algum motivo, simplesmente não conseguem ficar perto de um cachorro, mesmo quando o animal não apresenta qualquer sinal de agressividade.

    Gato dormindo: infográfico explica o que significa cada posição
    Comportamento animal

    Gato dormindo: infográfico explica o que significa cada posição

    Já parou para se perguntar sobre o significado das posições de gato dormindo? Pode parecer besteira, mas a maneira como o seu bichinho pega no sono tem diferentes interpretações e revela mais do que imaginamos sobre os nossos amigos de quatro patas. Como o gato dorme boa parte do dia - e acredite, isso é totalmente natural no universo felino -, é curioso observar a forma como esses animais se movimentam durante o sono e a posição em que cochilam.

    Cachorro com a língua de fora: o que o ritmo de respiração de um cãozinho revela sobre ele?
    Comportamento animal

    Cachorro com a língua de fora: o que o ritmo de respiração de um cãozinho revela sobre ele?

    É muito comum ver o cachorro com língua de fora após um passeio ou uma brincadeira divertida com o dono. Afinal, ele acabou de realizar exercícios físicos, o que, naturalmente, deixa o cachorro ofegante. Porém, quando vemos o cachorro respirando muito rápido ou com outras dificuldades respiratórias ao longo do dia, é importante ficar alerta. Saber como funciona a respiração do cachorro te ajuda a entender quando o pet está bem e quando há algo de errado no funcionamento do seu corpo. O Patas da Casa te explica tudo sobre o ritmo respiratório do cão e conta o que o cachorro com dificuldade de respirar pode estar dizendo sobre a saúde dele. Confira!

    Ver Todas >