Comportamento animal

Cachorro latindo: como identificar o que seu pet quer dizer com os latidos?

Publicado - 26 Maio 2021 - 17h37

Atualizado - 13 Maio 2024 - 09h08

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Você já se perguntou se os cães falam? De certa forma, sim! O latido de cachorro é a forma que eles têm de se comunicar, assim como os humanos usam as palavras. O cachorro latindo não está apenas emitindo sons aleatórios, mas se comunicando com alguém, seja com outro cachorro ou com seu tutor. Ele pode ter diversos significados, da felicidade até o tédio, e é importante entender por que os cachorros latem para atender às suas necessidades e acalmar os vizinhos - já que o cachorro latindo alto em casa pode causar incômodo para outras pessoas.

Qual a diferença entre o uivo e o latido de cachorro?

uivo de cachorro é outra forma de comunicação. O som é comumente associado aos lobos, mas os cachorros herdaram esse instinto. O uivo é agudo e tem um alcance enorme, pois era usado para se comunicar com toda a matilha, onde estivessem. Já o latido é mais grave e, apesar de ser bem alto, possui alcance menor. O cachorro uiva principalmente quando não consegue estar em contato visual com quem quer se comunicar, diferente do cachorro latindo, que está "falando" com quem estar no campo visual e quer chamar atenção.

Som de cachorro latindo e os diferentes significados

Pode ter certeza que cachorros latindo estão querendo dizer alguma coisa. Separamos alguns dos motivos mais comuns que levam o cachorro a latir para que você entender o que está por trás de todo esse barulho.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cachorro latindo de felicidade: é muito comum vir acompanhado de pulos, saltos e rabinho balançando. Os latidos costumam ser altos e repetitivos. Um grande exemplo de felicidade para o cachorro é quando seu tutor chega em casa. Ele está com tanta saudade que não se contenta e fica muito animado.

Cachorro latindo de tédio: esse é o tipo de latido que ocorre quando o cachorro se sente sozinho. É muito comum naqueles cachorros que sofrem de ansiedade de separação ou apenas odeiam ficar longe de seus tutores. O som costuma ser mais agudo e longo, geralmente quando o dono não está em casa. Caso seu cão faça isso, tente aproveitar pelo menos um momento do tempo em que está em casa com seu pet e deixe brinquedos interativos à sua disposição enquanto estiver fora, para ele se sentir menos sozinho e ter algo para fazer.

Cachorro amarelo peludo latindo para o alto
O latido de cachorro pode ser sinal de felicidade, alerta, medo e até tédio

Cachorro latindo doente: o cão está doente pode ficar mais retraído e quietinho. Porém, em alguns casos o cachorro sente dor e expressa na forma de latidos. Se reparar em mudanças de comportamento e outros sinais que possam ser sintomas de doenças leve-o ao veterinário para descobrir o que pode estar afetando a saúde do seu bichinho.

Cachorro latindo em alerta: você já reparou que é só alguém chegar perto da porta que o cachorro já sente a presença e começa a latir? Os cachorros possuem a audição muito aguçada e sentem logo a chegada de alguém estranho. Por isso é comum latir na presença de visitas ou pessoas que não está acostumado a ver. O cachorro tem um grande instinto protetor e, a qualquer sinal de ameaça, ele tentará avisar seu tutor ou outros cachorros de um possível perigo. É diferente do latido de cachorro bravo, que acontece quando está brigando por território ou buscando atenção. Nesse caso, o cão está apenas tentando te proteger. 

Cachorro latindo de medo: geralmente quando o cachorro tem medo ele começa a tremer e ficar retraído, com o rabo entre as pernas. O motivo do medo pode ser variado: fogos de artifício, trovão, barulhos muito altos estão entre as principais causas. Além disso, pode vir de um trauma antigo, então é bom investigar o que pode estar causando medo no seu bichinho. 

Não reprima o latido: o ideal é cuidar da causa

O cachorro latindo está apenas tentando se comunicar, por isso não tente reprimir. Isso não terá tanto efeito e pode fazer o animal ficar ainda mais zangado e latir mais. A melhor saída para fazer o cachorro parar de latir é entender o que ele quer dizer. Assim, você saberá o que ele precisa e pode resolver o problema na sua origem. O cachorro latindo está apenas comunicando algo, então o escute!

Redação: Maria Luísa Pimenta

 

Cachorro

Dipirona para cachorro: 3 usos seguros e quando evitar (dicas revisadas por veterinários)

A dipirona é um medicamento comumente utilizado por humanos para o alívio de dores e diminuição da febre. Mas você já se perguntou s...

Cachorro

Quantos anos vive um cachorro com diabetes? Entenda o verdadeiro impacto da doença na expectativa de vida

Você já se perguntou quantos anos vive um cachorro com diabetes? A resposta não é tão simples, pois é algo que vai depender de diver...

Adote um animal

Tipos de Pitbull: conheça as versões mais populares dessa raça de cachorro

O Pitbull está entre os cães mais populares e faz um sucesso danado por onde passa. O que nem todo mundo sabe é que essa não é uma r...

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Cachorro

Dipirona para cachorro: 3 usos seguros e quando evitar (dicas revisadas por veterinários)

A dipirona é um medicamento comumente utilizado por humanos para o alívio de dores e diminuição da febre. Mas você já se perguntou s...

Gato

O que o diagnóstico de FeLV significa para o seu gato? Veterinária responde as principais dúvidas sobre a leucemia felina

A FIV e FeLV são duas doenças perigosas que atingem os felinos. A FIV é conhecida como Imunodeficiência Felina, e a FeLV como Leucem...

Alimentação

Sachê para gatos é um alimento completo ou petisco? Veterinária revela o momento ideal para oferecer o alimento

Oferecer sachê para gatos é uma das melhores maneiras de manter a boa saúde do seu animal de estimação. No entanto, o alimento costu...

Adote um animal

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

O gato preto e branco - também conhecido como gato frajola ou tuxedo - é muito querido entre os gateiros. Não faltam motivos pa...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?