Comportamento animal

Cachorro latindo: como identificar o que seu pet quer dizer com os latidos?

Publicado - 26 Maio 2021 - 17h37

Atualizado - 13 Maio 2024 - 09h08

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Você já se perguntou se os cães falam? De certa forma, sim! O latido de cachorro é a forma que eles têm de se comunicar, assim como os humanos usam as palavras. O cachorro latindo não está apenas emitindo sons aleatórios, mas se comunicando com alguém, seja com outro cachorro ou com seu tutor. Ele pode ter diversos significados, da felicidade até o tédio, e é importante entender por que os cachorros latem para atender às suas necessidades e acalmar os vizinhos - já que o cachorro latindo alto em casa pode causar incômodo para outras pessoas.

Qual a diferença entre o uivo e o latido de cachorro?

uivo de cachorro é outra forma de comunicação. O som é comumente associado aos lobos, mas os cachorros herdaram esse instinto. O uivo é agudo e tem um alcance enorme, pois era usado para se comunicar com toda a matilha, onde estivessem. Já o latido é mais grave e, apesar de ser bem alto, possui alcance menor. O cachorro uiva principalmente quando não consegue estar em contato visual com quem quer se comunicar, diferente do cachorro latindo, que está "falando" com quem estar no campo visual e quer chamar atenção.

Som de cachorro latindo e os diferentes significados

Pode ter certeza que cachorros latindo estão querendo dizer alguma coisa. Separamos alguns dos motivos mais comuns que levam o cachorro a latir para que você entender o que está por trás de todo esse barulho.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Cachorro latindo de felicidade: é muito comum vir acompanhado de pulos, saltos e rabinho balançando. Os latidos costumam ser altos e repetitivos. Um grande exemplo de felicidade para o cachorro é quando seu tutor chega em casa. Ele está com tanta saudade que não se contenta e fica muito animado.

Cachorro latindo de tédio: esse é o tipo de latido que ocorre quando o cachorro se sente sozinho. É muito comum naqueles cachorros que sofrem de ansiedade de separação ou apenas odeiam ficar longe de seus tutores. O som costuma ser mais agudo e longo, geralmente quando o dono não está em casa. Caso seu cão faça isso, tente aproveitar pelo menos um momento do tempo em que está em casa com seu pet e deixe brinquedos interativos à sua disposição enquanto estiver fora, para ele se sentir menos sozinho e ter algo para fazer.

Cachorro amarelo peludo latindo para o alto
O latido de cachorro pode ser sinal de felicidade, alerta, medo e até tédio

Cachorro latindo doente: o cão está doente pode ficar mais retraído e quietinho. Porém, em alguns casos o cachorro sente dor e expressa na forma de latidos. Se reparar em mudanças de comportamento e outros sinais que possam ser sintomas de doenças leve-o ao veterinário para descobrir o que pode estar afetando a saúde do seu bichinho.

Cachorro latindo em alerta: você já reparou que é só alguém chegar perto da porta que o cachorro já sente a presença e começa a latir? Os cachorros possuem a audição muito aguçada e sentem logo a chegada de alguém estranho. Por isso é comum latir na presença de visitas ou pessoas que não está acostumado a ver. O cachorro tem um grande instinto protetor e, a qualquer sinal de ameaça, ele tentará avisar seu tutor ou outros cachorros de um possível perigo. É diferente do latido de cachorro bravo, que acontece quando está brigando por território ou buscando atenção. Nesse caso, o cão está apenas tentando te proteger. 

Cachorro latindo de medo: geralmente quando o cachorro tem medo ele começa a tremer e ficar retraído, com o rabo entre as pernas. O motivo do medo pode ser variado: fogos de artifício, trovão, barulhos muito altos estão entre as principais causas. Além disso, pode vir de um trauma antigo, então é bom investigar o que pode estar causando medo no seu bichinho. 

Não reprima o latido: o ideal é cuidar da causa

O cachorro latindo está apenas tentando se comunicar, por isso não tente reprimir. Isso não terá tanto efeito e pode fazer o animal ficar ainda mais zangado e latir mais. A melhor saída para fazer o cachorro parar de latir é entender o que ele quer dizer. Assim, você saberá o que ele precisa e pode resolver o problema na sua origem. O cachorro latindo está apenas comunicando algo, então o escute!

Redação: Maria Luísa Pimenta

 

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Comportamento

Veterinário alerta: gato estressado pode desenvolver doenças sérias! Entenda a relação e como agir

Se o seu gato anda mais arisco, fica se escondendo ou vem manifestando hábitos estranhos, talvez ele não esteja apenas de “mau humor...

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Cachorro

Banho em casa com efeito de pet shop: 7 truques na hora de usar o shampoo para cachorro

Dar banho em cachorro em casa é uma prática comum entre tutores que buscam praticidade, economia ou simplesmente gostam de cuidar do...

Cuidados

Gato sente frio e precisa de cuidados no inverno: veja exatamente o que fazer

Em dias frios, a gente logo corre para pegar um cobertor, colocar uma meia mais grossa ou preparar uma bebida quente para se aquecer...

Cuidados

Quais insetos seu gato não pode comer de jeito nenhum? Entenda os perigos e como evitar

Quem convive com gatos sabe que basta um inseto dar bobeira dentro de casa e lá vai o bichano correndo atrás como se fosse uma caça ...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Alimentação

Seu gato está obeso? Saiba como detectar a condição e o que dizem os veterinários

Ter um gato rechonchudo pode parecer fofo à primeira vista — e algumas pessoas até acreditam que o visual mais cheinho seja sinônimo...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?