Muitos tutores precisam lidar com cachorro latindo, ficando agressivo ou pulando na presença de visitas. Cada cãozinho reage de uma maneira quando pessoas novas passam pela porta de casa. Mas você sabia que o comportamento canino nessa situação pode dizer muito sobre o seu pet? O cachorro medroso, por exemplo, age diferente de um cachorro antissocial. Analisar o comportamento dos cachorros nessa hora é uma ótima maneira de compreender o temperamento, a personalidade e até mesmo algum problema que seu cão está sinalizando. O Patas da Casa te ajuda a desvendar o que as atitudes do seu pet com as visitas podem dizer sobre o comportamento de cachorro.

Comportamento de cachorro agressivo com visitas pode ser sinal de estresse

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O pior comportamento de cachorro que pode surgir ao recepcionar visitas é o agressivo, principalmente quando o animal morde a pessoa. Essa situação é desagradável tanto para a visita quanto para o tutor. Para evitar, é preciso entender o porquê do pet agir assim. A falta de socialização é um dos principais motivos. Como ele não foi acostumado a interagir com pessoas, passa a desconfiar quando aparece alguém novo e se torna agressivo. Muitas vezes, esse comportamento canino é sinal de estresse, que geralmente é causado por tédio e carência. Quando o cão se sente assim, tem chances de partir para a agressão como forma de chamar atenção. Nesses casos, além de morder, é comum ver o cachorro latindo, destruindo objetos e rosnando.

Caso você perceba esse comportamento canino, não ceda ao instinto de dar um petisco ou brinquedo para acalmá-lo. Isso vai fazer o cachorro pensar que seu comportamento está sendo recompensado e repetirá mais vezes. O ideal é procurar um adestrador para te ajudar a achar a melhor maneira de impedir que essa situação volte a acontecer.

Cachorro antissocial costuma ficar acuado com as visitas

O comportamento de cachorro antissocial com visitas pode se dar de diversas maneiras. Ser antissocial pode ser um traço de personalidade ou ser desenvolvido por diversos fatores. O mais comum é a falta de socialização. Desde filhote, é importante que seu pet tenha contato com outros animais e humanos. Isso evita que ele se sinta acuado na presença de outras pessoas. O comportamento de um cachorro antissocial com visitas varia. Alguns podem apenas se afastar da pessoa, enquanto outros ficam agressivos ao serem forçados a uma interação que não estão acostumados. Os treinos com um adestrador também vão ajudar a melhorar o comportamento canino e trabalhar a socialização.


O comportamento canino durante a presença de visitas pode dizer muito sobre seu cão
O comportamento canino durante a presença de visitas pode dizer muito sobre seu cão

Costume, tédio, vontade de chamar atenção: o cachorro pula nas pessoas por diversos motivos

Um dos comportamentos mais clássicos é o cachorro que pula nas pessoas assim que a porta de casa se abre. Essa atitude pode ter vários significados sobre o comportamento dos cachorros. Muitas vezes, o cachorro pula nas pessoas por estar acostumado a fazer isso com o tutor. Se o cão pula no dono toda vez que chega em casa e ele não faz nada para mudar isso - e até incentiva - , o animal acha que o comportamento é correto e repete com as visitas.

Quando o cachorro pula na pessoa pode também estar buscando atenção. Isso geralmente acontece por carência. O cão que fica muito tempo ou uma parte do dia sozinho pode desenvolver ansiedade por separação. Assim, o contato com um humano o deixa eufórico e, por isso, fica em cima. Além disso, outro motivo para o comportamento pode ser o tédio. Isso é muito comum nos cães que moram em apartamentos. Ele se sente entediado e vê na visita uma novidade.

Algumas dicas de como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas são passar mais tempo com seu pet para que ele não se sinta carente e passear frequentemente. Brincadeiras ao ar livre são suficientes para acabar o tédio e ainda gastar a energia do cão, deixando-o menos eufórico quando as visitas chegarem. Alguns treinos de obediência também vão ajudar a impor limites no cachorro. 

O cachorro medroso tende a se esconder das visitas

cachorro latindo incessantemente é muito comum na presença de visitas. Como foi dito, pode significar que você tem um cachorro antissocial ou ser sinal de agitação e euforia. Mas em alguns casos, pode significar medo. O cachorro medroso, além de latir para as visitas, costuma se esconder e pode até mesmo manifestar comportamentos mais agressivos, como rosnar. Essas características podem ter relação com algum trauma de abandono, vivência nas ruas ou maus-tratos. A falta de socialização, além de ser um motivo para deixar o cachorro antissocial, também pode deixar o cachorro medroso. Uma dica é fazer com que o cachorro medroso passe a perceber a situação como algo agradável. Ao receber uma visita, faça carinho ou ofereça um petisco. Ele vai começar a associar essa experiência a um momento bom.

Redação: Maria Luísa Pimenta