Comportamento do Gato

15 incríveis características sobre os gatos que poucos conhecem - a número 10 é a mais impressionante de todas

Publicado - 09 Junho 2024 - 10h00

Atualizado - 09 Junho 2024 - 10h00

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os gatos são seres fascinantes e cheios de curiosidades intrigantes. Há quem acredite que gato tem 7 vidas, que representam sorte ou azar e até que possuem um ‘sexto sentido‘ poderoso. No entanto,  a grande maioria dessas crenças não passa de mera superstição. As verdadeiras curiosidades sobre gatos estão relacionadas às suas características físicas, anatômicas e comportamentais da espécie - e algumas delas vão te surpreender! O Patas da Casa reuniu 15 características fascinantes dos gatos que talvez não faça ideia.

1) O gato não tem clavícula

Você provavelmente já deve ter percebido que os gatos têm a estranha capacidade de se enfiar em lugares estreitos e apertados, e essa habilidade felina só ocorre devido a própria anatomia do gato. Acontece que os gatos não possuem clavícula. No lugar desse ossinho, eles possuem uma pequena cartilagem ligada aos músculos que os permite ter uma maior flexibilidade.

2) Os gatos podem saltar até 5x sua altura

Os gatos carregam a fama de serem saltadores natos. Essa é uma característica que faz parte do instinto da espécie e explica porque eles adoram passear e brincar nas alturas. Contudo, uma curiosidade interessante sobre os felinos é que eles são capazes de saltar 5x a sua própria altura. Isso só é possível porque a musculatura forte da pata do gato e sua coluna vertebral flexível permite que o bichano tenha maior impulso para saltar.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Gatos podem prever terremotos

Existem algumas coisas que os gatos podem prever que você nem imagina. Pressentir a chegada de um terremoto é uma delas. Isso não acontece porque os gatos são místicos e mágicos, mas sim devido aos sentidos apurados da espécie. Eles conseguem sentir as vibrações das placas tectônicas e identificar as mudanças que antecedem o desastre, como a alteração da pressão atmosférica da terra.

4) Os gatos têm hábitos crepusculares

Se você tem um gatinho em casa já deve ter reparado que eles ficam mais ativos em duas horas específicas do dia: ao amanhecer e anoitecer. Como os gatos são animais crepusculares, eles gostam de caçar, brincar, se comunicar e até se alimentar de noite ou bem cedinho. É por essa razão que o gato correndo de madrugada pela casa ou acordando o dono antes de amanhecer são situações comuns. 

5) A audição do gato é melhor do que a dos cães

Tanto o cachorro quanto o gato possuem uma audição excelente e muito superior do que a dos humanos. Contudo, a audição do gato consegue ser ainda mais sensível do que a dos cães. Eles conseguem captar uma frequência de até 65.000Hz, enquanto os cães captam até 40.000 Hz. Esse é um dos sentidos mais evoluídos do gato, e explica porque eles se sentem tão incomodados e assustados com barulhos altos e agudos.

6) Os gatos sempre caem em pé

O hábito dos gatos sempre caírem em pé é mais um comportamento intrigante dos felinos. Afinal, por que o gato sempre cai em pé? Os felinos possuem uma coisa chamada de ‘reflexo de endireitamento’ que serve para orientá-lo durante a queda. Basicamente, é como se esse reflexo enviasse um sinal para o restante do organismo avisando que ele precisa girar o corpo para cair em pé.

pata de gatos levantadas para cima

7) Os gatos transpiram pelas almofadinhas das patas

Outra curiosidade interessante é que a transpiração felina ocorre pelas almofadinhas da pata de gato, diferente dos cachorros que transpiram pela língua.  Isso porque as glândulas sudoríparas dos felinos ficam localizadas nessa região. Nos dias de muito calor, os gatinhos suam pelas patas para regular a temperatura corporal.

8) O bigode de gato ajuda no equilíbrio

O bigode de gato, embora pareça não ser nada demais, é cheio de curiosidades. Conhecido também como vibrissas, ele é o grande responsável pelo equilíbrio felino, já que é repleto de nervos que funcionam como um sensor. É um órgão altamente sensível que consegue captar vibrações e o movimentos ao seu redor, auxiliando na locomoção felina. Por isso, é totalmente contraindicado cortar as vibrissas. No entanto, elas podem cair eventualmente (e serão substituídas por novos fios). 

9) Os gatos eram venerados no Egito

Embora muita gente conheça a falsa e injusta superstição de que gato preto dá azar, poucos sabem que os gatos eram venerados no Egito. Os egípcios acreditavam que esses animais eram seres mágicos, representavam sorte e os encaravam como divindades. Por isso, os gatos no Egito eram tratados como lordes e se alimentavam com as comidas da própria realeza.

10) Um gato pode correr até 49 km/h

Para sobreviver na natureza e se livrar de predadores, os gatos sempre contaram com uma habilidade especial: a alta habilidade para correr. Super velozes, os gatos podem chegar a correr a 49 quilômetros por hora, uma velocidade surpreendente. Como as patas traseiras são mais longas e fortes, eles conseguem impulsionar o corpo para frente de uma forma mais rápida.

11) Os gatos não sentem o sabor doce

Os felinos são seres de paladar extremamente exigente e não costumam se interessar por qualquer coisa. Isso acontece porque os gatinhos possuem apenas 400 papilas gustativas na língua, estruturas responsáveis por distinguir entre os sabores salgado, azedo, amargo e doce. Contudo, o doce não é percebido pelo paladar felino, e como os gatos são carnívoros, geralmente as comidas salgadas são as mais atrativas.

gato branco em pé ao lado de prato cheio de biscoitos

12) Os gatos deixam as pessoas mais felizes

Vários pesquisas ao longo dos anos têm mostrado o benefício da relação entre humanos e gatinhos. Os resultados sugerem que ter um gato ajuda a combater a tristeza, ansiedade e depressão, graças ao poder calmante dos bichanos. O contato com os gatinhos libera um hormônio chamado ocitocina, que ajuda no relaxamento e a diminuir a agressividade do ser humano.

13) A alergia a gato é provocada por uma substância presente na saliva

Ter alergia a gatos não é nenhuma situação fora do comum. Na verdade, a alergia aos bichanos é mais normal do que parece, e ela surpreendente não está associada ao pelo do gato, como muitos imaginam. O que provoca mesmo a alergia nos humanos é uma proteína chamada Fel d1 que é produzida nas glândulas salivares do felino. Então, na medida que se lambem durante a autolimpeza, eles espalham esse alergéno por toda a pelagem.

14) Os gatos ronronam para se comunicar

O ronronar dos gatos é um barulhinho muito curioso, semelhante a um pequeno motor, e muito utilizado para a comunicação felina. Ele está associado ao sentimento de prazer e felicidade, mas também pode expressar dor, medo e até fome. Para identificar que tipo de ronronar é esse, basta observar os outros sinais corporais do felino.

15) Gatos não suportam mudanças na rotina

Os gatinhos são animais apegados à rotina e aos hábitos.  Por essa razão, podem ficar super estressados e tensos quando algo não funciona como o considerado normal por eles. Mudanças de casa, de móveis e a chegada de novos animais no ambiente podem deixar o gato triste, incomodado e até estressado. 

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Raças

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas