Adoção animal

Gato preto: 8 curiosidades que não te contaram sobre esse pet

Publicado - 29 Setembro 2023 - 13h40

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Vítimas de perseguição e maus-tratos, o  gato preto é frequentemente associado a superstições infundadas que o acompanha desde a era medieval. Nessa época, esses adoráveis felinos eram considerados azarentos devido à cor da pelagem do gato. Infelizmente, até hoje persiste esse estigma injusto que coloca a vida desses animais em risco. No entanto, é importante ter em mente que esse pensamento é motivado pelo preconceito, ignorância e pela crueldade humana.

Na realidade, o gatinho preto é repleto de curiosidades incríveis que não tem nenhuma relação com a má sorte. Pelo contrário, tê-los na vida é uma verdadeira sorte, e há diversos motivos para adotar um gato preto. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 8 curiosidades super interessantes sobre esses felinos para destacar todas suas qualidades. 

1) Gato preto: personalidade mais carinhosa que existe

Por trás da injusta fama do gato preto, a personalidade carinhosa e amorosa do animal surpreende positivamente qualquer um. Embora não haja comprovação científica de que gatos pretos são mais carinhosos, existe um estudo feito pela Universidade da Flórida e Califórnia que associa a cor da pelagem do gato com sua personalidade. Baseado na observação, foi possível observar na pesquisa que a cor dos bichanos pode sim influenciar o seu comportamento, e de acordo com a percepção de alguns tutores, a personalidade de gato preto é naturalmente mais carinhosa do que outros felinos de cores diferentes.

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Gatos pretos precisam ser protegidos na sexta-feira 13

A crença de que os gatos pretos dão azar começou na Idade Média, quando eles começaram a ser associados às trevas devido à cor da pelagem. Nesse período, muitas mulheres foram acusadas de bruxaria e submetidas a punições extremamente cruéis, como serem queimadas na fogueira. Como acreditavam que as bruxas podiam se transformar em gatos pretos, eles também começaram a ser condenados pela sociedade. Até hoje, os gatos pretos na sexta feira 13 precisam ser protegidos de maus-tratos. Por isso, é muito importante triplicar a atenção nessa data supersticiosa. 

3) Existem diferentes raças de gato preto

Você conhece as raças de gato preto mais famosas e queridas pelos amantes de felinos? O Bombaim é uma das raças mais conhecidas de gato preto que lembra muito uma pantera em versão miniatura. Com temperamento super dócil e afetuoso, eles adoram explorar e brincar com os tutores. A cor da pelagem do gato Persa também pode ser completamente preta, embora eles possam ser diferentes cores, como gato Persa branco, laranja e até azulado. Além dessas duas raças, o gigante Maine Coon e o gato Angorá também podem nascer com a cor de pelagem preta.

4) Gatos pretos fazem sucesso nas telinhas

Para se contrapor a superstição que acompanha esses felinos há anos, os gatos pretos foram incorporados como personagens em alguns programas de televisão e até filmes. É o caso do gato Félix, personagem de um desenho animado do início dos anos 90 que usava as expressões faciais para se comunicar com o público. No universo de Sabrina, a personagem principal também possui um gatinho preta chamado Salem que a acompanha em suas aventuras. Se você estiver pensando em adotar um gatinho, que tal escolher esses nomes para gatos pretos?

salem de o mundo sombrio de sabrina
Salem é um gato preto famoso da série “O mundo sombrio de Sabrina”. Crédito: divulgação netflix

5) Gatos pretos produzem muita melanina

A cor dos gatos pretos é resultado da distribuição da melanina no corpo do felino, um pigmento natural presente na pele, cabelos e olhos dos animais. A genética é o principal fator que determina a quantidade de melanina que é distribuída no corpo do animal, e os gatinhos pretos possuem altas quantidades desse pigmento nos pelos. Vale dizer que a luz, o ambiente e a saúde do pelo do gato também são fatores que influenciam na coloração. Quanto melhor a alimentação do gato, mais saudáveis e brilhosos serão as suas madeixas pretas. 

6) Gatos pretos são cultuados em algumas culturas pelo mundo

Em algumas culturas, o gato preto é considerado símbolo de boa sorte e de prosperidade, como no Japão, na Escócia e na Inglaterra. Na cultura japonesa, por exemplo, o “maneki-neko”, um símbolo muito utilizado para trazer dinheiro e sorte, é uma escultura asiática de um gatinho com uma pata erguida que possui a versão de um gato preto. Além disso, os gatos pretos eram reverenciados pelos egípcios por serem considerados animais sagrados. Uma curiosidade bem bacana também é que, nas peças teatrais, um gatinho preto nos bastidores trazia sorte para os atores. 

7)  Gatinhos pretos são mais desconfiados

Embora os gatinhos pretos sejam considerados super amigáveis, eles também são bastante desconfiados. Também não é atoa, né? Perseguidos por tantos anos, os gatinhos pretos conseguem perceber perigos ao redor e alertar os tutores, e costumam adotar uma postura mais tímida quando encontram pessoas estranhas. Para deixar o animal mais confortável e amigável com outras pessoas e animais, é fundamental saber como socializar gatos

8) Os gatos pretos são mais rejeitados na adoção

Infelizmente, esses felinos costumam ser os mais recusados na adoção, até mesmo o  gato preto filhote. Por pura ignorância e preconceito, muitas pessoas não percebem que eles são na verdade uma adoção de sorte, já que são extremamente companheiros e fiéis aos tutores. Por isso, dê uma chance para esses felinos e abra o coração para receber todo amor e gratidão em troca. Confira fotos de gatinhos preto disponíveis em ONG’s parceiras do Patas da Casa: 

cotocaariadnebless

O Patas da Casa te ajuda a encontrar o gatinho preto perfeito para você com o “Adota Patas”!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles nos ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas