Adoção animal

12 raças de cachorro para pessoas alérgicas: conheça os pets mais indicados para quem tem problemas respiratórios

Publicado - 27 Agosto 2024 - 18h13

Atualizado - 27 Agosto 2024 - 18h14

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você sabia que existem raças de cachorro que são perfeitas para pessoas alérgicas? Para quem gosta de pets, ser alérgico aos animais de estimação é uma grande tristeza, né?! Não poder ficar abraçadinho com o peludo, receber lambeijos e dormir com ele não é nada fácil. 

Se você sofre com rinite, asma, bronquite ou recebeu o diagnóstico de alergia a animais de estimação, não pense que é o fim da linha: existem alguns cachorros que podem provocar menos reações alérgicas.

Como funciona a alergia a cachorro?

Muitas pessoas acreditam que a alergia a cachorro é provocada pela pelagem do animal, mas você sabia que isso não é bem verdade? O que provoca a alergia é o alergénio Can f 1, uma proteína que os animais secretam e é encontrada na caspa (pele morta), saliva ou xixi de cachorro.

Imagem Quiz:Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas então as raças de cachorro que não causam alergia nos humanos simplesmente não produzem essa proteína? Não é bem assim. Todos os cães produzem Can f1, a diferença é que algumas raças de cachorro produzem bem menos do que outras. Como consequência, não causam tantas reações a pessoas alérgicas. Vale dizer que a alergia a gato tem um princípio bem parecido, mas, nesse caso, a proteína produzida pelo gatinho é a Fel d1 e liberada nos pelos por meio da saliva durante a autolimpeza com a língua.

Ou seja: o pelo de cachorro não é o culpado da alergia. Na verdade, o problema dos pelos é o transporte de alérgenos pelo ar. Por isso, tanto cachorros peludos quanto cachorros de pelo baixo podem manifestar reações alérgicas nos outros, pois o que importa mesmo é a quantidade de Can f1 que cada raça produz. A seguir, confira as 12 raças de cachorro que provocam menos alergia nos humanos:

1) Bichon Frisé

rosto de bichin frisé dentro de casa
O Bichon Frisé é uma raça considerada hipoalergênica 

O Bichon Frisé é uma das raças de cachorro pequeno mais fofo que existe. Eles são pequenininhos e possuem os pelos branquinhos e fofinhos como um algodão. Visualmente, até lembram um pouco o Poodle, mas as duas raças possuem diferenças entre si. A pelagem sedosa, macia e felpuda do Bichon Frisé é grossa e os pelos tendem a crescer ao invés de cair. Devido a característica dos seus pelos, podem ser tosados de diferentes formas.

2) Fox Terrier

Fox Terrier ao ar livre
O Fox Terrier pode ter dois tipos de pelagem, a dura e a lisa

O Fox Terrier, conhecido também como Terry Fox, é uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. Eles são cães de porte pequeno a médio e podem apresentar dois tipos de pelagem: dura ou lisa. No primeiro caso, os pelos do cachorro Fox Terrier são mais densos, apresentam uma textura áspera e uma camada de subpelo curta e macia. Já na segunda, os pelos também são densos, mas são abundantes e bem colados no corpo. Ele praticamente não solta pelos, por isso são perfeitos para pessoas que sofrem com alergia a cachorro.  

3) Labradoodle

Labradoodle sentado em banco ao ar livre
Apesar de peludo, o Labradoodle não solta muito pelo 

O Labradoodle é um cachorro que surgiu do cruzamento entre cães da raça Labrador e Poodle. Como resultado, eles podem ter três tipos de pelo de cachorro diferente: o liso, encaracolado e crespo. O grande diferencial do Labradoodle é que ele é uma das raças de cachorro hipoalergênico, ou seja, não provocam alergias em seus donos. É por isso que essa raça é ideal para pessoas alérgicas.

4) Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês deitado na grama
O Cão de Crista Chinês é uma raça de cachorro sem pelo 

O Cão de Crista Chinês é um cãozinho de aparência um pouco peculiar e grande parte disso deve-se à pelagem dele. Apesar dele ser considerada uma das raças de cachorro sem pelo, o Cão de Crista Chinês pode apresentar dois tipos de pelagem: o Pelado, que consiste em quase todo corpo sem pelo, tirando a região da cabeça, patas e rabo do cachorro; e o Powderpuff, que consiste em uma cobertura de pelagem fina e uma camada subpelo macio de pelos longos. Tanto um quanto outro não provoca tanta alergia nos humanos, pois o Cão de Crista Chinês é considerado hipoalergênico.

5) Poodle

Poodle sentado na varanda
O pelo do Poodle parece algodão 

O Poodle é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. A aparência deles é bem parecida com a de um Bichon Frisé, a diferença é que eles apresentam uma variedade de cores e tamanhos, enquanto o Bichon só aceita o padrão de pelo branco. Os pelos de cães dessa raça são um dos pontos que mais chamam a atenção: são exuberantes, encaracolados, mas são bem fininhos e suaves. Eles são ótimos para pessoas com alergia a cachorro.

6) Cão de Água Português

Cão de Água Português em pé ao ar livre
O pelo do Cão de Água Português é cacheado

O Cão de Água Português é uma das raças de cachorro com pelo cacheado mais espertas que existem. Os pelos podem ser tanto curtos quanto longos e ondulados. Quando curtos, esses pelos são densos e apresentam pouco brilho, e quando longos, são bem brilhantes e felpudos. São pelos fáceis de cuidar, basta escovar o Cão de Água Português três vezes na semana para evitar a formação de nós. Essa é uma raça excelente para quem tem reações alérgicas porque são hipoalergênicos.

7) Bichon Havanês

Bichon Havanês dentro de casa
O pelo do Bichon Havanês quase não cai

Você sabia que o Bichon Havanês é uma raça excelente para quem tem alergia? Pode parecer estranho, afinal, eles são cães super peludos. Os pelos do Bichon Havanês são longos e podem ser lisos ou ondulados, o que dá ideia de que podem se soltar facilmente do corpo do animal. Contudo, eles quase não caem e os pelos ainda são hipoalergênicos, o que significa que eles não dão alergia nos humanos.

8) Schnauzer

Schnauzer correndo em casa
O Schnauzer tem pelos curtos e espessos

O Schnauzer é um cãozinho que pode ter dois tipos de cores de pelagens diferentes: a preta e branca ou a preta e cinza. Os pelos do corpo são curtos e espessos, tirando a cabeça, as patas e o rabo que são maiores. Eles apresentam uma espécie de barba e bigode de cachorro que dão a raça uma aparência única e especial. Para quem sofre de alergia, a boa notícia é que o Schnauzer quase não solta pelos e ainda é considerado um cachorro hipoalergênico. Ou seja, ele pode ser a raça de cachorro perfeita para você!

9) Shih Tzu

Shih Tzu de roupinha sentado na sala
O Shih Tzu possui os pelos sedosos

O Shih Tzu é uma raça muito querida que está presente em muitos lares brasileiros. São cães simpáticos, meigos e brincalhões, e ainda possuem uma qualidade especial: quase não soltam pelo no ambiente. Além disso, ele faz parte das raças de cachorro hipoalergênico que não provocam reações alérgicas nos humanos. Possuem um pelo sedoso e longo, que se assemelha a um cabelo humano. Devido a essa característica da raça, o Shih Tzu precisa ser escovado diariamente para evitar a formação de nós e manter o aspecto saudável e brilhante dos pelos.

10) Yorkshire Terrier

Yorkshire passeando
O Yorkshire Terrier quase não solta pelo

Outro queridinho dos lares brasileiros, o Yorkshire é perfeito para tutores com alergia a cachorro. Eles são cães pequenos, se adaptam facilmente a diferentes ambientes e possuem uma pelagem que é muito fácil de cuidar. Ela é levinha, longa e sedosa, e quase não cai. Para evitar pelos embaraçados, o ideal é escovar os pelos do Yorkshire no mínimo 3 vezes na semana.

11) Maltês

Maltês deitado no sofá
O Maltês tem os pelos branquinhos e longos

O Maltês é um cãozinho encantador. É simpático, pequeno, carinhoso e bem fofinho. Ele possui uma pelagem longa, lisa e sedosa e pelos branquinhos que encantam qualquer um. O ponto alto dessa raça é que eles quase não soltam pelos. Como os pelos são longos e finos, é preciso escová-los pelo menos três vezes na semana para deixar a pelagem com aspecto bonito.

12) Airedale Terrier

Airedale Terrier no lago
O pelo do Airedale Terrier é a prova d’água

A pelagem do Airedale Terrier é um pouco parecida com a do Fox Terrier. Eles possuem pelos médios duros e densos, que geralmente são encaracolados. Essa característica da raça, faz com que os pelos sejam basicamente à  ‘prova d'água’, ou seja, a água não penetra nos fios. Eles quase não caem do corpo do Airedale Terrier, o que é ótimo para pessoas alérgicas. 

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas