close
Grandes

12 características da raça Galgo Afegão (Afghan Hound)

O Afghan Hound - ou Galgo Afegão - é uma raça que pode te surpreender. Veja algumas características marcantes do cão!
O Afghan Hound - ou Galgo Afegão - é uma raça que pode te surpreender. Veja algumas características marcantes do cão!

O cachorro Afghan Hound, também conhecido como Galgo Afegão, é uma raça que chama a atenção por onde passa com sua elegância e pelos exuberantes. Mas os atributos deste cãozinho não se resumem a sua aparência: o comportamento calmo e tranquilo são outras características bem marcantes do animal. Para conhecer um pouco mais sobre o Galgo Afegão filhote e adulto, nós separamos alguns traços de personalidade e outras informações importantes sobre essa raça de cachorro.

1) O cachorro Afghan Hound tem porte grande e corpo esbelto

O Galgo Afegão é um cachorro grande: sua altura pode variar de 60 a 70 cm no caso das fêmeas, e entre 68 e 75 cm para os machos. Já o peso médio costuma ser de 23 a 30 kg. Isso demonstra que, embora  sejam bastante altos, o Afghan Hound tem um corpo bastante definido e atlético - o que é facilmente explicado devido ao seu passado de caçador de lebres e gazelas.

2) Galgo Afegão: a raça é originária do Oriente Médio

Não se pode determinar com absoluta certeza qual é a origem desse cãozinho, mas tudo indica que ele surgiu no Afeganistão, abrangendo também algumas áreas do Paquistão e do Irã. O desenvolvimento da raça foi necessário para ajudar na caça de animais em terrenos montanhosos. Alguns anos mais tarde o Afghan Hound sofreu um processo de migração para o Ocidente, onde passou a ser muito querido - principalmente pelos britânicos.

3) O Afghan Hound preto faz bastante sucesso, mas também tem outras cores

As cores de pelagem são um dos muitos critérios que os tutores levam em consideração antes de comprar ou adotar um cachorro. No caso do Galgo Afegão, os pelos pretos costumam ser os preferidos, mas existem outros padrões que também podem ser encontrados, como as cores branco, bege, vermelho ou cinza.

4) A pelagem do Afghan Hound demanda cuidados especiais no dia a dia

Manter os pelos do Galgo Afegão sempre lindos e saudáveis não é uma tarefa fácil. O tipo de pelagem da raça é longa e fina, exigindo escovações diárias para evitar nós e pelos embaraçados. É importante procurar uma escova adequada para cuidar do cachorro, além de dar banhos regulares e fazer a tosa periodicamente.

5) O cão da raça Galgo Afegão pode ter problemas com ossos e articulações

A saúde do cachorro Afghan Hound não é muito problemática e eles costumam ser bem fortes ao longo da  vida, mas assim como a maioria dos cães de grande porte, ele pode sofrer com a displasia coxofemoral e outras enfermidades nos ossos e articulações da perna. Além disso, a catarata também é uma doença ocular que também pode acometer a raça, e o tutor deve manter uma rotina de consultas com o veterinário.

6) O Galgo Afegão precisa de exercícios físicos diários de 1 hora

Por ser um cachorro bem atlético, o Galgo Afegão tem um alto nível de energia que precisa ser gasto todos os dias. Caminhadas muito calmas normalmente não são suficientes para dar conta disso, já que essa raça precisa de exercícios mais intensos, como as corridas. Além disso, brinquedos e outras atividades também devem ser inseridas no cotidiano do pet.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O Afghan Hound preto precisa se exercitar bastante para gastar energia
    O Afghan Hound preto precisa se exercitar bastante para gastar energia

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    7) Para adestrar a raça Afghan Hound é preciso ter muita paciência

    Mesmo que seja inteligente, o cachorro Afghan Hound não é um dos mais obedientes. Ele gosta de seguir o próprio instinto e não costuma aceitar comandos com muita facilidade, o que pode acabar dando trabalho na hora do adestramento. Caso o processo seja muito complicado, é bom pensar em contratar um profissional.

    8) O cachorro Afghan Hound não costuma latir muito

    Essa é uma ótima notícia para quem mora em apartamento e se preocupa com os vizinhos, ou até mesmo para quem simplesmente prefere cães mais silenciosos. O Galgo Afegão tem baixa tendência aos latidos, e só emite essa vocalização quando acha muito necessário.

    9) Socializar o Galgo Afegão filhote é fundamental

    A socialização é um processo fundamental na vida de qualquer cachorro, mas quando se trata do Afghan Hound isso se torna ainda mais necessário. Embora a raça não tenha muitos problemas comportamentais, a socialização deixará o cachorro mais receptivo perto de estranhos e até mesmo facilitar a convivência com outras pessoas e animais de estimação.

    10) O Galgo Afegão é uma raça mais independente e reservada

    Esqueça a ideia de um cachorro que vive grudado em você e te segue por todo canto da casa, porque esse definitivamente não faz o estilo do Galgo Afegão. Essa é uma raça super independente e que algumas pessoas até julgam como indiferente, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Afghan Hound é leal à sua família e normalmente escolhe um membro como o seu preferido, mas ele certamente não é daqueles cães que ficam implorando por atenção e carinho.

    11) As brincadeiras ajudam a estreitar os laços com o Afghan Hound filhote

    É importante se dedicar diariamente ao seu amigo de quatro patas, principalmente quando ele ainda for um filhote de cachorro. Como o Afghan Hound tende a ser um cão mais desapegado, é importante que ele cresça em um ambiente repleto de amor e carinho, e nada melhor do que algumas brincadeiras para aumentar a proximidade da relação, certo? Existem vários jogos divertidos para o entreter, e é bom investir nisso antes do cãozinho atingir a fase adulta.

    12) Galgo Afegão: preço mínimo é de pelo menos R$ 3 mil

    Quem deseja comprar um cachorro da raça precisa se preparar bastante, pois quando se trata do Afghan Hound, preço é bem acima da média. Para se ter uma ideia, o valor mínimo para adquirir um filhote de Galgo Afegão é R$ 3 mil, o que já é considerado caro. Dependendo de outros fatores, como cor, sexo e linhagem do animal, esse preço pode até triplicar e chegar a R$ 9 mil. Por isso, é bom ter muita certeza antes de decidir ter esse doguinho. 

    Redação: Juliana Melo

    Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

    Próxima matéria

    Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Ver Todas >

    Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

    Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
    Adote um animal

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

    Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

    Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça
    Adote um animal

    Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça

    É bem provável que você já esteja familiarizado com a imagem de um Schnauzer. Esse é um cão com aparência robusta, cabeça alongada e um bigode de cachorro que chama atenção por onde passa. Mas sabia que existem três variações da raça, e o Schnauzer gigante é um deles? O que poucas pessoas sabem é que o Schnauzer grande não chama atenção somente por causa do seu tamanho, mas também por conta da sua personalidade forte e cheia de energia. 

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
    Adote um animal

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

    Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos.

    Ver Todas >