Raças de cachorro

Galguinho italiano: veja um guia com todas as características da raça de cachorro

Publicado - 28 Fevereiro 2023 - 15h42

Atualizado - 28 Junho 2024 - 10h57

O Galguinho Italiano faz parte do grupo de cachorros Galgos, que inclui outras raças como o Greyhound (ou Galgo Inglês, que é conhecido como o cachorro mais rápido do mundo ), o Galgo Espanhol e o Saluki. São cães que, apesar de compartilharem algumas semelhanças físicas, também tem particularidades que os diferenciam. O Galgo Italiano é um cachorro de porte atlético, mas de porte pequeno. Ele tem uma personalidade tranquila e amorosa, servindo como um ótimo cão de companhia. Ao mesmo tempo, também é bom ficar de olho com o gasto de energia do pet.

Embora não seja uma das raças mais populares por aqui, o cão Galguinho Italiano tem tudo para agradar muitas famílias. Para conhecer melhor esta raça de cachorro, veja um guia com tudo que você precisa saber sobre o Galgo Italiano: valor, cuidados, características e outras curiosidades.

Galgo Italiano: qual é a origem da raça?

Conhecido também como Pequeno Lebrel Italiano, o Galgo Italiano - ou simplesmente Galguinho - é um cachorro com uma origem bem antiga. Embora carregue o nome de “italiano”, acredita-se que a raça seja descendente direto de cães que surgiram no Antigo Egito séculos atrás. De acordo com alguns registros, cachorros muito parecidos com o Galgo foram encontrados mumificados nos túmulos dos faraós.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Algum tempo depois, por volta do início do século V, a raça chegou à Itália e começou a se desenvolver do jeito que conhecemos hoje, se tornando muito popular entre a nobreza do país. Estima-se que o período de maior desenvolvimento do Galgo Italiano foi durante o Renascimento, de forma que a real popularidade da raça aconteceu entre XVI e XVII. Apesar de antiga, o reconhecimento oficial do Galguinho só aconteceu em 1886 pelo American Kennel Club.

O porte físico do Galgo Italiano favorece corridas

O Galguinho é o menor dos Galgos. Ele é um cachorro de porte pequeno que mede entre 32 e 38 centímetros, e pode pesar entre 3,5 e 5 kg. Ainda assim, a raça carrega as mesmas características físicas de outros cães do grupo, como o corpo atlético, pernas longas e finas, cabeça estreita e um focinho alongado. O formato do seu corpo, que é um pouco mais curvado, permite que o Galgo Italiano alcance longas distâncias, podendo correr até 40 km/h.

A pelagem do cachorro dessa raça é bem curta, fina e sedosa, sem presença de franjas. Ainda sobre os pelos do Galguinho Italiano, cores são diversas. É possível encontrar o cão todo preto, cinza, amarelo, fulvo e vermelho. Variações desses tons também são aceitas. Já o branco só é permitido se for em forma de manchas nas patas e no peito.

três cães galguinho italiano em cima de pedra
No Galguinho Italiano, cores são diversas e podem incluir pequenas manchas brancas

Galguinho Italiano tem personalidade amável, típica de um cão de companhia

  • Convivência

O cão Galguinho Italiano é encantador! A raça de cachorro é bastante amorosa e ama estar perto da família. Ele é um ótimo companheiro para quem passa mais tempo em casa, por exemplo. Isso porque esse cachorrinho é bem apegado e não gosta de passar longas horas sozinho, exigindo boas doses de atenção por parte do tutor. E por falar nisso, uma curiosidade é que o Galgo Italiano costuma se afeiçoar mais a um membro da família - no geral, é aquela pessoa que fica mais tempo com ele. Não significa que o Galgo Italiano não gosta dos outros membros, mas ele escolhe um tutor preferido.

O nível de energia da raça é moderado. A raça é rápida e ágil, então é comum encontrar o cachorro correndo de um lado para outro em momentos aleatórios (até mesmo como se fosse uma espécie de zoomies). Isso é ainda mais comum principalmente se ele não recebe os estímulos certos. No entanto, no geral, atividades físicas de baixa intensidade - como brincadeiras de cachorro para apartamento e passeios - já deixam o animal bem satisfeito.

  • Socialização

O Galguinho Italiano está longe de ser um cachorro territorialista ou possessivo. Ele não tem ciúmes dos donos e não é agressivo, mas pode latir para avisar que estranhos se aproximam, embora não seja um bom cão de guarda. O ideal é fazer a socialização do animal desde filhote para evitar comportamentos assim, deixando-o mais receptivo aos desconhecidos. O Galgo Italiano também costuma se dar bem com crianças e outros animais, desde que tenha sido socializado na infância.

  • Adestramento

Assim como outros cachorrinhos, o Galgo Italiano é bem inteligente! Ele tem bastante disposição para aprender, mas precisa de reforços positivos para ficar interessado no adestramento de cães. Para prender a atenção do doguinho, é bom contar com a ajuda de petiscos, elogios e carinho. Também é importante ter persistência e paciência no processo, pois essa é uma raça que exige várias repetições até pegar o jeito.

5 curiosidades sobre o cão Galguinho Italiano

1) Uma personalidade brasileira famosa que tem um Galgo Italiano é a Anitta. O cachorro da cantora se chama Plínio e tem uma legião de fãs na internet.

2) Além de Anitta, outra figura conhecida que é fã de Galguinhos é a Kylie Jenner. A influenciadora estadunidense tem três cães da raça: Norman, Bambi e Kevin.

3) O cão Galguinho Italiano foi retratado em inúmeras pinturas artísticas durante o período da Renascença. Giotto Carpaccio, David Bosch e Giovanni Tiepolo são alguns pintores que já pintaram a raça em seus quadros.

4) Galguinho Italiano, Whippet, Greyhound, Saluki e Galgo Espanhol fazem parte de um seleto grupo de cães, que são os Galgos.

5) Para quem procura nomes para cachorros Galguinho, algumas ideias são: Bolt, Cometa, Faísca, Lady, Magrela(o), Palito e Stella.

Galgo Italiano filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O Galguinho é um cachorro que não dá muito trabalho, e é possível perceber isso desde filhote. Esse é um cão que vai ter momentos marcados por curiosidade e aventuras, mas também gosta de passar boa parte do tempo aproveitando programas em família. Se ele tiver alguns brinquedos à sua disposição, já é possível satisfazer as necessidades energéticas do cãozinho mesmo quando ele é filhote.

Os passeios também podem ser incluídos na rotina e são ótimos para dar início ao processo de socialização do animal. No entanto, a recomendação é que isso só seja feito depois que o Galgo Italiano filhote tiver tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias.

A adaptação da casa é um passo importante ao adotar um Galguinho Italiano. O filhote precisa de um espaço com uma caminha para dormir, tapetes higiênicos para fazer as suas necessidades, bebedouro, comedouro e alguns brinquedos. Vale lembrar que quando falamos da alimentação de um cachorro filhote, o ideal é que a amamentação seja a principal fonte de nutrição nos dois primeiros meses. Depois, a ração para filhote deve ser implementada.

cachorro galguinho italiano correndo
O cão Galguinho Italiano é divertido e brincalhão, mas não é muito agitado

Cuidados com o dia a dia do Galguinho Italiano

  • Banho: o tutor pode dar banho no Galgo Italiano pelo menos uma vez por mês. O shampoo para cachorro e outros produtos de higiene devem ser apropriados para pets.
  • Escovação: por ter pelos bem curtinhos, não é necessário escovar os fios com frequência. Uma vez por semana é suficiente para remover a pelagem morta.
  • Unhas: não se pode deixar as garras do animal muito compridas, ou isso pode incomodá-lo ao caminhar. Portanto, é bom cortar pelo menos uma ou duas vezes por mês, conforme necessidade de cada cão.
  • Dentes: é bom escovar os dentes do cachorro regularmente para evitar tártaro, cárie e outros problemas desagradáveis. O intervalo ideal para a escovação é a cada dois dias.
  • Orelhas: verifique semanalmente a região das orelhas do cachorro Galguinho para saber se está tudo em ordem. Quando necessário, limpe a área com produtos específicos.
  • Frio: o Galguinho Italiano pode sofrer bastante com as baixas temperaturas. No inverno, não deixe de investir em uma roupinha para cachorro e acessórios para deixá-lo aquecido.

O que você precisa saber sobre a saúde do Galguinho Italiano

O Galgo Italiano tem uma saúde mais delicada do que outras raças e pode desenvolver uma série de problemas de origem genética. Dentre eles, podemos destacar: hipotireoidismo em cães, alopecia, alergias e doenças oculares (como catarata e glaucoma). Além disso, por ter pernas muito finas, também é comum que o Galguinho sofra com fraturas, torções e luxação de ossos, especialmente os da pata.

Para não ter nenhuma surpresa, o ideal é que o cachorro passe por consultas veterinárias periódicas. Também é importante ter um cuidado especial com a articulação e a pele do pet, que são regiões naturalmente mais frágeis. Outro ponto importante é não atrasar as vacinas do cachorro e manter os vermífugos e anti parasitários sempre em dia para manter o Galgo Italiano protegido contra doenças.

Galguinho Italiano: preço pode ser de até R$ 4 mil

Pensando em abrir as portas para o Galgo Italiano? Valor do cachorro não é muito caro: os filhotes podem ser encontrados por preços entre R$ 2.000 e $ 4.000. Alguns fatores que influenciam nessa variação são o sexo do pet, cores dos pelos e a linhagem genética. Se for um cão descendente de campeões, por exemplo, o preço do Galguinho Italiano é mais caro. Animais do sexo feminino também costumam ter um valor mais alto.

Aliás, é muito importante ficar atento ao preço: Galguinho Italiano não costuma ser vendido por preços muito abaixo disso. Se encontrar uma “promoção”, desconfie. Outro ponto importante é escolher um canil de cachorro que seja confiável e comprometido com o bem-estar dos animais. Faça uma pesquisa, busque referências e se puder visite o local algumas vezes antes de efetuar a compra para garantir que nenhum bichinho é maltratado.

Raio-x do cão Galguinho Italiano

Origem: Itália
Pelagem: curta, fina e macia
Cores: preto, cinza, amarelo, fulvo e vermelho
Personalidade: carinhoso, dócil, apegado e brincalhão
Altura: 32 a 38 cm
Peso: 3,5 a 5 kg
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Cachorro

"Tapete de lamber": esse brinquedo interativo para cachorro ajuda a reduzir ansiedade, tédio e estresse. Veja como funciona!

Um brinquedo interativo para cachorro que vem conquistando cada vez mais pais de pet é o tapete de lamber. Se você nunca ouviu falar...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Cachorro

Será que seu cachorro está com ansiedade de separação? Se ele faz essas 6 coisas, é provável que sim

Alguns cães são mais apegados do que outros. O grande problema é quando o apego se transforma em dependência, pois são altas as chan...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas