Cachorro

10 problemas comuns de comportamento canino e como resolver

Publicado - 25 Agosto 2024 - 09h30

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O mau comportamento canino é um grande desafio na vida dos tutores. Embora alguns tipos de atitudes sejam naturais na espécie, quando não são controlados, podem causar uma grande dor de cabeça na convivência com o cachorro. A melhor forma de reverter essa situação chatinha, é identificando a origem do problema. Assim, você vai entender as causas desses comportamentos e buscar soluções eficazes para corrigi-los. Vem conferir quais são os 10 problemas mais comuns no comportamento do cachorro e como resolver!

1) Cachorro latindo excessivamente é um problema clássico de comportamento canino

O latido de cachorro é um comportamento canino bastante comum na espécie. Todo cachorro late quando chega visitas em casa, quando quer algo ou se incomoda com alguma situação. Mas quando são latidos excessivos, é claro que o barulho se torna um grande incômodo. Esse comportamento pode ser provocado por alguma situações, como: 

  • Tédio, ansiedade ou medo
  • Desejo de atenção
  • Instinto de proteção 

Para resolver esse problema, você precisa identificar a causa desse comportamento canino. Se for devido ao tédio, ansiedade ou medo, tente entreter o animal com brinquedos para cachorro que sejam divertidos. Se os latidos estiverem sendo provocados devido a territorialidade, a socialização e o adestramento podem ajudar. Agora, se o problema for a falta de atenção, você deve reservar um tempinho para aproveitar ao lado do peludo.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) O cachorro pulando em visitas é um comportamento canino incômodo

cachorro pulando em visitas
O cachorro pulando em visitas pode estar entusiasmado e querendo atenção

O cachorro pulando nas visitas é um comportamento canino bastante incômodo, especialmente se for um pet de porte grande, como um Rottweiler. Esse tipo de comportamento é uma forma do peludo demonstrar que está empolgado com a presença daquela pessoa, mas pode ser perigoso para crianças e idosos. Observe as principais causas desse comportamento canino:

  • Desejo de atenção
  • Entusiasmo
  • Falta de treinamento

O cachorro pulando em visitas é um comportamento que pode ser resolvido com treinamento. O adestramento positivo, que envolve recompensas pelo bom comportamento animal, é uma excelente forma de educar o cão. Você pode ensinar o cão a sentar ao receber visitas e recompensá-lo com um petisco por permanecer no lugar.

3) O cachorro mordendo móveis e pessoas é um péssimo comportamento canino

Mastigar móveis e morder as pessoas deixa qualquer tutor de cabelo em pé. Esse é um comportamento canino que pode destruir objetos da casa e até machucar outras pessoas. Por isso é importante identificar as causas e saber exatamente como fazer o cachorro parar de morder móveis. Os motivos mais comuns do problema são:

  • Dentição
  • Tédio
  • Ansiedade

Um filhote de cachorro tende a apresentar esse tipo de comportamento devido ao processo de dentição. Para evitar que isso aconteça, uma dica é oferecer brinquedos que possam aliviar o desconforto provocado pelo crescimento dos dentes e redirecionar o comportamento para eles. Brinquedos interativos para cachorro são indicados também para cães que sofrem com o tédio e a ansiedade.

4) Um comportamento canino bastante comum é perseguir coisas em movimento

Devido à própria natureza, cães possuem o  instinto de perseguir objetos em movimento, seja uma bola, bicicleta ou até pessoas. Esse comportamento canino é super perigoso, tanto para o animal quanto para os outros. Confira os principais motivos por trás desse comportamento:

  • Instinto de caça
  • Falta de exercício

Para evitar a situação do animal correndo atrás das coisas, ensine truques para cachorro como “fica” e “senta”. Além disso, inclua exercícios físicos na rotina do pet para satisfazer o desejo do animal de correr.

5) Pedir comida humana é um comportamento canino que pode ser revertido

O cachorro pedindo comida para os humanos é uma situação comum que pode ser bastante incômoda na convivência com o animal. Geralmente, eles sentam pertinho do dono e ficam fazendo aquela carinha de cachorro pidão implorando por um pedacinho de comida, mas também podem latir e tentar avançar na comida. Veja o que causa esse problema:

  • Tutor oferecendo comida para cachorro
  • Falta de treinamento

Para que o cachorro não fique pedindo comida durante as refeições, é importante evitar dar qualquer tipo de alimento enquanto você come. Você pode alimentá-lo antes das refeições e oferecer brinquedos para que ele se mantenha entretido. Reforçar o comando de “não” também é uma ótima maneira de solucionar esse problema.

6) O cachorro cavando lugares inadequados é um problema

cachorro cavando buraco no jardim
Cavar buracos no jardim é um comportamento canino instinto da espécie 

O cachorro cavando jardins, sofás e outros lugares é um comportamento natural e instintivo da espécie. Contudo, esse comportamento canino pode se tornar problemático quando o animal se torna destrutivo. Confira os motivos por trás do cachorro cavando: 

  • Tédio ou excesso de energia
  • Instinto animal
  • Refrescar o local

Cachorros que ficam muito tempo sozinhos sem maneiras de se distrair tendem a cavar paredes, móveis e o jardim para reduzir o tédio. Você pode driblar esse tipo de atitude direcionando o comportamento canino para brinquedos que proporcionem distração. Agora, se o cãozinho está cavando o jardim para esconder objetos, esse é um comportamento instintivo da espécie que pode ser controlado com adestramento.

7) A ansiedade de separação é um comportamento canino que pode ser evitado

A ansiedade de separação em cachorro é um distúrbio que provoca no peludo comportamentos inadequados, especialmente quando o tutor não está em casa. Eles podem fazer xixi e cocô no lugar errado, destruir objetos e sofrer na ausência do tutor. Veja as razões por trás desse comportamento:

  • Apego ao tutor
  • Falta de independência
  • Mudanças na rotina

Para resolver esse tipo de situação, é importante manter uma rotina constante na vida do animal. Para deixar o animal mais calmo, você deve passear com cachorro antes de deixá-lo sozinho, para que gaste energia e fique mais tranquilo com sua ausência. Em casos mais graves, pode ser necessária a ajuda de um especialista em comportamento canino para reverter essa situação.

8) O xixi de cachorro fora do lugar é um comportamento desagradável

Ninguém gosta de se deparar com xixi de cachorro no lugar errado, não é mesmo?! Essa é uma situação desconfortável, frustrante e pouco higiênica, mas existe explicação para esse tipo de comportamento canino, assim como maneiras de solucioná-lo. 

  • Falta de treinamento
  • Tapete higiênico sujo
  • Marcação territorial 

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo é uma das primeiras coisas que os tutores tentam ensinar quando adotam um pet. Além de não ser um processo difícil, o treinamento resolve muita dor de cabeça. O xixi no lugar errado também pode estar acontecendo porque o tapete higiênico para cães está muito cheio e fedendo, o que significa que é hora de trocar. Além disso, a demarcação territorial também pode ser causa. Nesse caso, a melhor maneira de interromper essa atitude é com a cirurgia de castração de cachorro.

9) Roubar objetos é um típico comportamento canino

Seu cachorro tem a péssima mania de roubar suas meias, acessórios e chinelos? Fique tranquilo, pois esse comportamento canino é muito natural entre os peludos. Os cães são naturalmente curiosos e ficam interessados quando encontram objetos diferentes. Veja o que motiva essa atitude:

  • Tédio
  • Chamar atenção do tutor
  • Exploração

Se esse tipo de comportamento canino está sendo motivado pelo tédio, a melhor forma de resolver a situação é entretendo o animal com brinquedos e atividades estimulantes. Para não incentivar ainda mais esse comportamento canino, você deve evitar a todo custo correr atrás do peludo, pois, dessa forma, ele vai achar que o jeito de chamar sua atenção é ‘roubando’ objetos de casa.

10) O cachorro puxando coleira no passeio é um sério problema

cachorro puxando a coleira ao ar livre
O cachorro puxando a coleira durante o passeio precisa de treinamento 

Não é nada agradável passear com cachorro puxando a coleira, né?! A sensação é que o passeio está sendo controlado pelo cachorro, e não por você. Essa pode ser uma experiência estressante para o tutor e desconfortável para o animal. Veja as razões que explicam esse comportamento canino:

Para que o passeio seja o mais agradável possível para você e o cão, é importante que ele esteja usando uma coleira confortável e adequada para ele. Para que ele se comporte durante o passeio, é importante treinar o animal, ensinando comandos como “junto”.  Se o cão puxar, você deve parar de andar até que ele se acalme, e só depois continuar o passeio. Se isso não resolver, o ideal é contratar um adestrador para treinos mais específicos. 

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas