Adoção animal

As 10 melhores raças de cachorro para tutores de primeira viagem

Publicado - 25 Outubro 2022 - 17h04

Atualizado - 24 Maio 2024 - 18h18

Poodle, Labrador, Shih Tzu… não importa a raça: adotar cachorro sempre é uma boa ideia! Não há nada melhor que ter um melhor amigo de quatro patas ao seu lado em todos os momentos da sua vida. Porém, adotar cachorro também requer responsabilidades. Você vai precisar sempre levar o pet para fazer check-ups no veterinário, dar banho, aplicar as vacinas para cachorro e levar para passear. Para quem já cuidou de um cachorro antes, se adaptar à rotina do animal não é tão complicado, mas quem vai adotar cachorro pela primeira vez precisa se atentar a alguns cuidados. Nesse caso, ter um cãozinho tranquilo e fácil de lidar faz toda a diferença.

Claro que a personalidade do cachorro é algo único e cada cãozinho se comporta de uma maneira. Porém, existem cães que naturalmente têm uma personalidade mais tranquila. Todo cachorro precisa de cuidados especiais, mas essas raças costumam dar menos trabalho no dia a dia, o que torna a convivência mais calma e fácil. Por isso, são os mais indicados para pessoas que nunca tiveram um doguinho na vida. O Patas da Casa te conta a seguir quais são as 10 raças de cachorro mais recomendadas para tutores de primeira viagem. Confira!

1) O Poodle é um cão que se relaciona bem com qualquer pessoa

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Poodle marrom em destaque
O Poodle é uma das melhores raças para pais e mães de pet de primeira viagem

 

Sem dúvidas, a raça Poodle é uma das mais fáceis de cuidar no dia a dia. Super companheiro e compreensivo, o cão dessa raça sabe exatamente a hora de brincar e o momento de apenas ficar quietinho ao lado do dono. O Poodle é um ótimo cachorro para idosos e crianças pois, ao mesmo tempo que é calmo, também é divertido. Além disso, tem uma enorme capacidade de se adaptar a qualquer ambiente, ideal tanto para casas quanto para apartamentos.

O Poodle é um cachorro inteligente, mesmo quando ainda é filhote. Assim, consegue aprender comandos com muita facilidade e é super obediente. Outra vantagem em adotar um filhote de Poodle é que ele é considerado um cachorro hipoalergênico, perfeito para quem costuma sofrer de alergia. 

2) O Golden Retriever é animado e super companheiro

 

Cão Golden Retriever com a língua para fora dando a patinha para tutora em campo aberto
Adotar um Golden Retriever significa ter um companheiro fiel para sempre

 

O Golden Retriever é um cachorro muito divertido, bem humorado e super tranquilo. Por isso, é um dos melhores cachorros para adotar quando não se tem muita experiência cuidando de cães. Apesar de ser grande, é possível ter um cachorro da raça Golden Retriever em espaços menores - basta gastar sua energia com passeios e brincadeiras frequentes. Muito inteligente, a raça Golden Retriever é obediente e gosta de deixar o seu tutor feliz. Outra vantagem desse cão é que ele não tem o costume de latir. Pode ter certeza que adotar um filhote de Golden Retriever é uma boa ideia para quem busca um cão de primeira viagem. 

3) O Cavalier King Charles Spaniel é um animal muito tranquilo no dia a dia 

 

Cavalier King Charles Spaniel em quarto
O Cavalier King Charles Spaniel é muito calmo

 

O Cavalier King Charles Spaniel é um dos cães mais dóceis que alguém pode ter. Esse cão é calminho, gentil e agradável. O cachorro Cavalier King Charles Spaniel também tem um lado muito ativo e brincalhão, que adora se divertir com a família - ou qualquer pessoa, já que esse pet se dá bem com todo mundo. Quem adota um filhote de Cavalier King Charles Spaniel tem um companheiro fiel para todos os momentos. O cachorro é muito fácil de lidar e não dá trabalho nenhum no dia a dia. Por isso, a raça Cavalier King Charles Spaniel é sempre uma das melhores indicações para quem está se tornando um tutor de primeira viagem.

4) O Labrador pode ser super extrovertido, mas é muito fácil de cuidar

 

Cão Labrador deitado no chão ao lado de pote de comida verde cheio de ração
O cachorro Labrador é tranquilo, apesar de toda sua animação

 

Muito confundido com o Golden Retriever, o Labrador não tem apenas semelhanças físicas, mas também temperamentais. Essa raça é conhecida por sua lealdade e carinho com a família. O cachorro Labrador é sempre extrovertido, bem humorado e brincalhão. É impossível ficar triste ao lado desse animal de energia tão contagiante. O melhor de tudo é que mesmo sendo um cão animado, também é tranquilo e fácil de cuidar. Basta se manter presente para o pet e deixar brinquedos para cachorro à disposição - além de dar muito amor. Dificilmente esse pet trará problemas no dia a dia. Adotar um Labrador filhote é sinônimo de alegria todos os dias.

5) O Boxer é brincalhão e super carinhoso

 

Boxer deitado em caminha com pelúcia perto
O Boxer tem carinha de bravo, mas é um dos animais mais dóceis que existem

 

Quem olha para o rostinho do cachorro Boxer até pensa que o pet é daqueles mais bravos e reservados. Porém, ele é o oposto! O Boxer é um cão super extrovertido, que se dá bem com qualquer um e adora uma companhia. Além disso, é muito divertido e brincalhão. Outro ponto importante é que a raça Boxer é muito leal com a sua família e a protege do que precisar, mas sem causar confusão por isso. A verdade é que viver com um cachorro da raça Boxer é muito simples, pois desde filhote ele é muito carinhoso, precisando apenas gastar sua energia da forma correta e receber muito amor para ficar feliz.

6) O Bichon Frisé é muito obediente e faz de tudo para ver seu dono feliz

 

Cãozinho Bichon Frisé deitado em sofá vermelho
O Bichon Frisé tem uma enorme facilidade em aprender comandos

 

O Bichon Frisé não é fofo apenas na aparência. Esse cãozinho de porte pequeno é super amoroso e carinhoso com a família. Para o cachorro Bichon Frisé, é muito fácil aprender comandos porque, além de inteligente, ele faz de tudo para ver seu tutor feliz. Por isso, é um cãozinho super obediente. Além disso, a raça Bichon Frisé é conhecida por não latir muito, melhorando ainda mais a convivência com o pet. O maior cuidado que se deve ter com o Bichon Frisé é com seus pelos, que precisam ser escovados e tosados com frequência. Mas fora isso, a raça praticamente não dá trabalho nenhum. 

7) O Shih Tzu se adapta facilmente a qualquer ambiente 

 

Shih Tzu inclinando a cabeça e usando coleira
O Shih Tzu é um cachorro brincalhão e de fácil convivência

 

Sabe aquele cãozinho divertido que está sempre alegre e pronto para seguir o tutor para onde ele quiser? Esse é o Shih Tzu! Cachorro dessa raça tem grande energia e um temperamento muito extrovertido. Pode ter certeza que é garantia de diversão a qualquer hora do dia. Uma grande vantagem do Shih Tzu é que ele se dá bem com idoso, adultos, visitas, cães e até mesmo outros animais, como gatos. Desde quando ainda é um Shih Tzu filhote, o pet é muito fácil de conviver e se adapta bem a qualquer ambiente, precisando de pouco para se sentir feliz. Uma curiosidade interessante é que a raça Shih Tzu também não tem costume de latir, o que é ótimo para quem vive em apartamentos com muitos vizinhos.

8) O Lulu da Pomerânia é um cão esperto e animado

 

Lulu da Pomerânia "apertando" mão de tutor com sua patinha dentro de casa
O Lulu da Pomerânia é perfeito para quem busca um cãozinho fácil de conviver

 

O Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão) é uma das raças que mais tem ganhado popularidade nos últimos tempos. Um dos motivos para isso é justamente o fato de ser um animal muito fácil de lidar. Tranquilo, amoroso e corajoso, a raça Lulu da Pomerânia adora ficar com a família e não tem medo de protegê-la se for preciso. Por ser muito enérgico, o cachorro Lulu da Pomerânia deve ter uma rotina de exercícios para que possa gastar toda essa energia de forma saudável. Mas mesmo com seu jeitinho animado, esse cãozinho sabe se comportar muito bem e entende quando precisa ficar mais quietinho.

9) O Pug é um dos cães mais carinhosos que existe

 

Pug em consultório médico sendo segurado por veterinário e "examinado" por menina
O Pug é um cachorro extremamente dócil e cheio de amor

 

O Pug é uma das melhores companhias que alguém pode ter. Trata-se de uma das raças de cachorro mais dóceis que existem. Esse pet é cheio de amor para dar e demonstra isso ao ficar perto do tutor sempre que pode. Muito calmo e tranquilo, o cachorro Pug é super sociável e dificilmente vai apresentar problemas na presença de estranhos - pelo contrário: ele provavelmente vai adorar conhecer pessoas novas! A raça Pug, apesar de brincalhona, é um pouco mais preguiçosa, daquelas que não dispensam uma boa sonequinha da tarde. Por isso, é muito fácil passar o dia com esse pet pois ele entende quando tudo que você quer é uma companhia quietinha ao seu lado. A única atenção especial que se deve ter é com a saúde do cachorro Pug, pois ele faz parte do grupo de raças de cachorros braquicefálicos.

10) O Papillon aprende comandos com facilidade e se dá bem com todo mundo

 

Cãozinho Papillon deitado em sofá
O Papillon é fofo na aparência e na personalidade super dócil e amorosa

 

O Papillon é famoso por sua pelagem longa e felpuda, além das grandes orelhas peludinhas. Mas não é apenas sua aparência que chama atenção. O cachorro Papillon tem uma personalidade encantadora. Ao mesmo tempo que é agitado, enérgico e super sociável, também é dócil e amoroso com sua família. A raça Papillon pode se apegar bastante ao tutor, mas mesmo assim não costuma ser ciumenta. Inteligente e extremamente obediente, aprende comandos com facilidade e não tem problema nenhum em colocá-los em prática sempre que o tutor pedir. Não há dúvidas de que a raça de cachorro Papillon é uma ótima sugestão de cãozinho para pessoas que não tem experiência em cuidar de pet e buscam seu primeiro animal de estimação.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Luana Lopes

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas