Gato

10 diferenças entre gatos machos e fêmeas

Publicado - 08 Abril 2024 - 17h30

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os gatos machos e fêmeas, embora tenham muitas semelhanças entre si, apresentam diferenças comportamentais e físicas bem significativas. Saber diferenciá-las é fundamental para garantir que o bichano receba os cuidados adequados e tenha uma vida mais feliz e confortável. Porém, nem sempre os tutores conseguem identificar essas características, especialmente aqueles que são pai ou mãe de pet de primeira viagem. Se você não tem ideia de como saber se o gato é macho ou fêmea, vem conferir os 10 principais traços que diferenciam eles.

1) A maior diferença entre os gatos machos e fêmeas são os órgãos sexuais

Quando pensamos na diferença entre gatos machos e fêmeas, é claro que os órgãos sexuais dos bichanos é a primeira coisa que surge em nossa cabeça. Enquanto os machos possuem pênis e testículo, as fêmeas possuem vulva e útero. O pênis de gato adulto, embora seja visível, fica escondido dentro do prepúcio, uma pele que protege o órgão. Já no gato filhote, pode ser mais difícil de identificar o membro até que o gatinho complete uma certa idade, o que exige um olhar mais atento para a região. Vale lembrar que gatos machos castrados não possuem o testículo, então pode ser um pouco mais difícil de notar a diferença. 

2) A distância dos órgãos sexuais dos gatos machos e fêmeas diverge

Outra característica física que diverge entre o gato macho e a fêmea é a distância do pênis e da vulva do orifício anal dos felinos. No gato fêmea, a vulva fica bem próxima do ânus e possui um formato de fenda. Já a distância entre o pênis e o ânus do gato macho é bem maior,  e na região entre eles ficam os testículos. Essa diferença pode ser observada a olho nu pelo próprio tutor, pois a os testículos provocam uma saliência no corpo do gato aparente. Veja a seguir:

Imagem Quiz:Se seu gato fosse presidente, qual seria o primeiro decreto dele?

Se seu gato fosse presidente, qual seria o primeiro decreto dele?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Infográficos com desenhos de gatos mostrando as diferenças dos órgãos sexuais de gatos machos e fêmeas

3) Gatas e gatos possuem tamanhos diferentes

Geralmente, o tamanho dos machos e das fêmeas é diferente, de acordo com a raça do gato. Os machos costumam ser maiores e mais pesados do que as fêmeas, devido a questões ligadas aos hormônios do felino. Além disso, o corpo do gato macho é mais forte ao redor do pescoço. 

4) A marcação territorial é uma grande diferença entre os gatos machos e fêmeas

Existem vários motivos para o gato fazer xixi no lugar errado, como a caixa de areia suja, problemas urinários, mudança de ambiente e a marcação de território. No último caso, tanto as fêmeas quanto os machos podem reproduzir esse comportamento, porém, a demarcação territorial é muito mais comum entre os machos. Isso porque o gato marcando território geralmente está competindo por uma fêmea, ou seja, é uma forma do felino dizer que aquele território e as gatas presentes nele estão sob o seu domínio. 

5) Gatas fêmeas tendem a ser mais carinhosas

Dizer que as fêmeas são mais carinhosas que os machos não significa dizer que os machos são mais distantes e frio com os tutores. Na verdade, o comportamento felino de demonstrar carinho é um traço muito particular associado à personalidade de cada gatinho. Contudo, de maneira geral, as fêmeas tendem a ser mais carinhosas com os tutores, provavelmente devido ao seu instinto maternal. Porém, a gata no cio é uma exceção, pois durante esse período, algumas gatas tendem a ficar mais agressivas e inquietas.

6) A vocalização é outro traço diferente entre os gatos machos e fêmeas

 O miado de gato é uma das várias maneiras que os felinos têm de se comunicar, porém, a frequência dos miados podem variar de acordo com o sexo do felino. Não é uma via de regra, mas as gatas fêmeas não castradas tendem a vocalizar mais do que os machos para chamar a atenção de um parceiro para o acasalamento. Como geralmente são mais carinhosas, os miados de gato podem expressar a vontade de receber atenção e muito carinho do tutor.

Imagem de cima de gato laranja e gato cinza brincando no tapete

7) A gata fêmea trata os filhotes com mais cuidado 

Não é muito difícil entender porque as fêmeas tratam os filhotes de gato com mais atenção e carinho. Durante a gravidez e após o nascimento dos gatinhos, a mãe gata cria um laço afetivo e íntimo com os seus filhotes, e por isso tendem a ser mais carinhosas e cuidadosas com eles. Esse comportamento felino pode ser repetido até mesmo nos filhotes que não são os próprios biológicos da mãe gata, como se fosse um instinto natural da espécie. 

8) Os machos são mais habilidosos quando o assunto é caçar

No universo dos gatos selvagens, são as fêmeas que vão atrás de comida para os filhotes e se aventuram em caças. Porém, quando o assunto são os gatos domésticos, a situação se inverte. Geralmente, são os machos que caçam com maior frequência, especialmente durante a noite. Isso faz com que eles tenham habilidades de caça um pouco mais desenvolvidas do que as fêmeas. 

9) A tolerância do gato macho e fêmea com outros felinos é diferente 

Acostumar um gato com outro durante o processo de socialização nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente porque os felinos são animais bastante territorialistas. Acredita-se que as fêmeas se saiam melhor nesse processo, porque são mais tolerantes a outros felinos. Contudo, se o processo for feito de maneira adequada, respeitando o ritmo de adaptação dos gatos, os machos também podem aceitar de boa um outro gatinho em casa.

10) Os gatos machos e fêmesa não se comportam da mesma maneira durante o cio 

O cio de gato acontece de maneira bem diferente entre os machos e fêmeas. A gata no cio é um processo que acontece periodicamente, geralmente a cada 2 a 3 meses, e tende durar entre 5 a 20 dias. Por outro lado, o gato macho está sempre disposto a acasalar, não importa a hora, nem o dia. Ou seja, o ciclo reprodutivo dos gatos é mais um das diferenças entre os machos e as fêmeas que é bem característica da espécie. Para lidar com esses comportamentos, o mais indicado é a castração.

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas