Comportamento animal

10 coisas que os cachorros amam e você não sabia

Publicado - 16 Maio 2024 - 11h55

Atualizado - 16 Maio 2024 - 11h56

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você já parou para refletir quais são as coisas que deixam os cachorros felizes? A resposta a essa pergunta pode parecer fácil, afinal, agradar os cachorros não é nada tão complicado assim. Basta uma brincadeira divertida, um carinho amoroso e um momento de descanso para deixar o cachorro contente e satisfeito. Mas existe uma série de coisas que os cachorros amam que talvez você não faça ideia. O Patas da Casa reuniu 10 itens que os cães gostam e que talvez você não conheça. Venha conferir!

1) Cachorros amam brincar com garrafa pet

Quem tem um peludo em casa sabe que os cães se contentam com pouco. Eles não fazem questão de ter o brinquedo mais moderno que existe ou a cama mais chique do mercado. Se forem bem cuidados e amados, basta uma simples garrafa pet para deixar o cão completamente feliz e satisfeito. Usando a criatividade, é possível preparar vários brinquedos para cachorro com garrafa pet para enriquecer o ambiente e deixar o peludo entretido. O fascínio dos cães por esse objeto tão simples está relacionado ao barulhinho que a garrafa faz ao ser tocada ou mordida. 

2) Os cães são colecionadores natos de objetos pessoais 

Quem nunca teve uma roupa ou calçado surrupiado pelo amigo de quatro patas? Os cães amam pegar itens que não são deles para guardar em lugares estratégicos da casa, mas por que será que ele faz isso? Na maioria das vezes, os cães recolhem e guardam objetos pessoais de seus humanos favoritos, como roupas, travesseiros e lençóis, quando os mesmos não estão em casa. Isso acontece porque ao sentir o cheiro do tutor que fica no objeto, os cães se sentem seguros e confortáveis. Porém, esse comportamento canino também pode indicar que o cachorro deseja atenção, especialmente se ele tem o costume de fazer isso enquanto o tutor está em casa.

Imagem Quiz:Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Brincadeiras para cachorro: descubra qual é a favorita do seu pet!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Ração para cachorro de qualidade está entre as coisas mais amadas

Assim como os humanos não gostam de comer comida ruim, os peludos prezam muito por uma ração para cachorro de boa qualidade. Além de ser mil vezes melhor para a saúde do cachorro, as rações de qualidade superior, como a premium e super premium, possuem um sabor e textura muito mais agradável para o paladar canino. Elas ainda contribuem para uma alimentação balanceada e ainda podem impactar positivamente no bem-estar do animal. 

4) As músicas são muito apreciadas pelos cães

Pode acreditar que uma boa música para cachorro vai deixar o seu pet muito feliz. Pesquisas já comprovaram que a música tem efeito no organismo animal e pode ser usada em diversas situações. Isso acontece devido às vibrações sonoras das canções que podem deixar os cães mais agitados ou calmos, e até ajudar a diminuir dores dos cães. Tem cachorro que gosta tanto de ouvir certas músicas que viraram até fãs dos cantores. Foi isso que aconteceu com o cachorro fã da Taylor Swift: de tanto escutar as músicas ao lado da tutora, o peludo aprendeu a "cantar" as canções, mas no idioma “cachorrês”. Vem conferir o vídeo do Tuco, o cão fã da Taylor Swift:

@antodrizzy Seven (Tuco’s version) #taylorswift #puppy #dogsoftiktok #seven #erastour #cover ♬ sonido original - Antonella Torres

5) Os cachorros amam relaxar no sol

Pegar sol é um dos hobbies relaxantes favoritos dos cães, mas você já se perguntou por que o cachorro gosta de ficar no sol? Assim como nós, os pets também precisam ficar expostos ao sol para absorver vitamina D, um nutriente essencial para o equilíbrio de fósforo e cálcio no corpo do cachorro. O nutriente contribui para o fortalecimento dos ossos do animal e previne doenças como artrose e osteoporose canina. Além disso, a sensação da luz solar na pele do animal traz uma sensação de conforto e relaxamento que os cães adoram.

Dois cachorros Bulldogue deitados no chão em frente a uma janela pegando sol
Os cachorros adoram a sensação reconfortante do sol em sua pele

 

6) Rolar na grama é uma atividade divertida para os cães

O cachorro rolando na grama é um hábito bem comum e instintivo da espécie. Acredita-se que esse comportamento tenha sido herdado dos ancestrais dos cães, os lobos, que se esfregavam na grama para camuflar o cheiro e afastar possíveis predadores. Nos cachorros domésticos, porém, esse comportamento pode indicar brincadeira, tentativa de coçar alguma parte do corpo e até marcação territorial. 

7) Os cachorros amam ser abraçados pelo humano favorito

Carinhosos, companheiros, leais e amorosos, os cachorros dificilmente recusam um abraço das pessoas que gostam. Isso porque como são animais sociáveis,  eles prezam pelo contato humano, seja físico ou emocional. Os abraços são, inclusive, uma das coisas que significam um “eu te amo” para o cachorro. Os abraços provocam uma sensação de relaxamento e são uma ótima forma de aliviar a tensão e fortalecer os laços entre cachorro e tutor

8) Os cães amam explorar durante o passeio 

Passear com cachorro é uma atividade considerada fundamental na vida dos peludos por ser repleta de benefícios. Além de ser uma forma de exercitar o animal, a hora do passeio proporciona uma série de estímulos que ajudam a satisfazer o instinto explorador do cão. Eles sentem o cheiro de outros animais, da natureza, escutam sons, sentem texturas diferentes nas patinhas e ainda apreciam uma vista diferente do que a de casa. É por essa razão que os cachorros amam um bom passeio acompanhado do tutor para explorar bastante. O indicado é incentivar esses momentos e deixar o cachorro farejar bastante durante os passeios. 

9) Beber água fresca é a paixão dos peludos

Manter os peludos hidratados é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Mas assim como nós não gostamos de beber aquela água parada há horas no copo, os cães também não curtem muito. A água para cachorro parada por muito tempo no pote não traz a mesma sensação refrescante de beber uma água fresquinha. Por isso lembre-se de trocar a água do pote do cachorro mais de uma vez ao dia, especialmente após os passeios, refeições e brincadeiras. 

10) Por incrível que pareça, os cães amam trabalhar

Sim, é exatamente isso que você leu. Embora os cães tenham a vida que muitos humanos gostariam de ter, eles apreciam muito se sentirem úteis para os outros. Inclusive, muitas raças de cachorro têm certa predisposição para alguns tipos de trabalho. O Border Collie, por exemplo, é um cão que foi criado para cuidar de rebanhos e gados. Contudo, existem várias outras profissões que um cachorro pode desempenhar, como policial, bombeiro, farejador, assistência médica e o cão-guia. 
 

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Ver todas