O hábito de colocar música para cachorro em casa traz uma série de benefícios para os peludos. Além de acalmá-los e deixá-los relaxados, as canções diminuem o estresse canino e ainda ajudam em situações de medo. Mas você já presenciou um pet tão fascinado por uma música que poderia ser considerado um verdadeiro fã do artista? Se ainda não tiveram essa experiência, é hora de vocês conhecerem o Tuco, o cachorro Swifter apaixonado pelas músicas da cantora Taylor Swift.
Cachorro canta e sofre ouvindo músicas da Taylor Swift
Os cães são cheios de habilidades que permitem que eles desempenhem uma série de funções, desde atuar até ser cão-guia ou policial. No entanto, eu tenho certeza que você nunca viu um cachorro cantor. Embora seja uma situação difícil de imaginar, alguns pets têm uma afinidade tão forte com certas músicas que tentam reproduzi-las com os famosos latidos de cachorro.
Este é exatamente o caso de Tuco, um pet influencer que ganhou fama por seu talento vocal. Sempre que ouve as músicas da cantora Taylor Swift, este cãozinho não perde tempo: enche os pulmões de ar e canta a melodia da cantora no idioma "cachorrês" - uma linguagem compreendida apenas por ele. A cantoria se assemelha muito ao som de um cachorro uivando, mas claro, no ritmo da música para cachorro da loirinha.
Música para cachorro: Tuco é Swifter e fã número um da Taylor Swift
Os vídeos de Tuco são postados no perfil da tutora, Antonella Torres. O pet parece ser um vira-lata de porte médio com traços de um Galguinho italiano. No vídeo que viralizou no TikTok, Tuco aparece “cantando” a música “Seven” de Taylor Swift, mas essa não é a única canção da artista que ele sabe de cor.
No perfil da mãe do pet, a tutora compartilha outros registros de Tuco cantando Folklore, August e Cardigan, o que comprova que o peludo é realmente um Swifter (nome utilizado para se referir aos fãs da Taylor Swift). Vem conferir o vídeo desse cachorro inteligente que aprendeu sozinho a cantar as músicas da Taylor:
@antodrizzy Seven (Tuco’s version) #taylorswift #puppy #dogsoftiktok #seven #erastour #cover ♬ sonido original - Antonella Torres
Como cachorros reagem a música?
Várias pesquisas já mostraram que a música tem efeito nos animais e no comportamento canino. Isso acontece porque os cães conseguem sentir as vibrações sonoras das canções, que podem deixá-los mais agitados ou calmos. Inclusive, acredita-se que a música pode até ajudar nas dores que o cachorro sente, pois estimula a liberação de serotonina e dopamina no organismo animal. Como os cachorros reagem a música escolhida, no entanto, vai depender muito da personalidade canina e do gênero musical.
Que tipo de música os cães gostam?
O estudo 'O efeito de diferentes gêneros musicais nos níveis de estresse de cães em canis', realizado por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, mostrou como os cães reagem a diferentes tipos de gêneros musicais. Cerca de 38 cães foram expostos a cinco gêneros diferentes (rock leve, motown, pop, reggae e clássico) e o resultado mostrou que, em todos eles, os pets ficam mais calmos. Porém, alguns cachorros apresentaram uma diminuição de níveis de estresse em gêneros específicos (rock leve e reggae), mostrando que possivelmente os cães têm preferências musicais - assim como os humanos.
O que os cães gostam de ouvir?
Quais sons os cães gostam de ouvir vai depender muito da afinidade do peludo com o gênero musical. Geralmente, os cachorros preferem músicas mais calmas e suaves, como música popular brasileira, porque não tem uma frequência sonora tão elevada. A audição canina é capaz de identificar frequências de até 40.000Hz, o que significa que cães são muito sensíveis aos sons agudos, como a do clássico rock. No entanto, a vivência do peludo também pode influenciar nessa reação canina. Se o peludo tiver crescido escutando rock, pode ser que ele não se incomode com o som agudo do gênero.
Qual música acalma o cachorro?
Os sons e as vibrações musicais têm uma combinação acústica que pode provocar diferentes emoções caninas. Enquanto alguns gêneros musicais podem deixar os peludos excitados e felizes, outros podem provocar um intenso efeito de relaxamento no pet. Por exemplo, as sessões de musicoterapia, uma forma de terapia auxiliar, são super indicadas para cães agitados, ansiosos, medrosos e até agressivos. Durante as sessões, o musicoterapeuta vai induzindo o relaxamento do pet, iniciando com músicas mais agitadas e finalizando com sons mais tranquilos, como uma música para cachorro dormir.