Se o gato não quer comer, pode ter certeza que há algo de errado com ele. Pode ser simplesmente porque o gato enjoa da ração, mas também é um sinal comum de problemas de saúde. É sempre importante investigar a perda de apetite, principalmente se o animal parece enjoado. A ração de gato é um alimento essencial para a nutrição da espécie, portanto, a falta dela pode piorar mais ainda um quadro de doença. Antes de saber o que fazer quando o gato não quer comer, é preciso entender a causa da falta de apetite. Se você está lidando com uma situação de “meu gato não quer comer” e quer identificar o motivo do gato enjoado, veja algumas possibilidades!

"Meu gato não quer comer e está emagrecendo": perda de peso é sinal de que algo não está bem

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro sinal físico que surge quando o gato não quer comer é a perda de peso. Qualquer corpo requer nutrientes para se manter vivo. Quando o pet não se alimenta, o organismo vai precisar se alimentar das suas reservas energéticas. Como consequência, o animal perde peso. Por isso, é muito comum constatar que “meu gato não quer comer e está emagrecendo”, pois o emagrecimento é uma consequência inevitável quando não há uma alimentação regular.

A perda de peso é um grande problema, pois uma hora a reserva energética acaba. Se não receber mais nutrientes, o corpo do gato ficará fraco e com as defesas prejudicadas, facilitando o aparecimento de novas doenças. Por isso, ao perceber que “meu gato não quer comer e está emagrecendo”, é fundamental levar o pet ao veterinário para uma avaliação

Gatos enjoam da ração: os bichanos são criteriosos na alimentação

Uma coisa é certa: os gatos têm um paladar muito exigente! Não é qualquer comida que os agradam e isso se dá por alguns motivos. Primeiro, eles têm apenas 400 papilas gustativas em sua língua (os humanos têm entre 2 mil e 8 mil), o que não permite que sintam muitos sabores. Segundo, seu olfato é extremamente apurado. Nesse caso, eles ganham dos humanos: são 200 milhões de células olfativas enquanto nós temos 5 milhões. Isso significa que o cheiro tem um papel fundamental na alimentação pois é o que mais o atrai na comida.

Por esses fatores, escolher a ração pode ser difícil. O gato enjoa da ração se ela não tem um sabor que o agrade e se o cheiro não é tão atrativo. Assim, os bichanos só comem aquilo que realmente o interessa. Um gato enjoado vai deixar de comer e a solução é trocar por uma ração que chame sua atenção.

Gato não quer comer depois de trocar a ração: mudança brusca na dieta causa perda de apetite

Seja porque os gatos enjoam da ração, por problemas de saúde ou por conta da idade, às vezes é necessário mudar a dieta do animal. Porém, a própria troca da ração do gato pode ser o motivo que faz o bichano parar de se alimentar. Os felinos não são fãs de mudanças e, por isso, a troca da ração deve ser feita com cautela. Muitos casos de “meu gato não quer comer” são consequências da troca de ração inadequada. Se alterarmos o alimento de um dia para o outro, pode ter certeza que seu pet vai se recusar a comer.

Mas então o que fazer quando o gato não quer comer a ração nova? O melhor é misturá-la aos poucos com a ração antiga. Comece com 90% da antiga e 10% da nova. Depois, faça 80% da antiga e 20% da nova e por aí vai até substituir totalmente. Dessa forma, o gato não enjoa da ração e se acostuma com mais facilidade, evitando falta de apetite e estresse.


Meu gato não quer comer: motivos mais comuns são estresse, troca de ração ou doença
Meu gato não quer comer: motivos mais comuns são estresse, troca de ração ou doença

Meu gato não quer comer e está triste: estresse e ansiedade são possíveis causas

E se você não trocou a ração e percebeu que, além de não comer, o bichano está cabisbaixo? Normalmente, um caso de “meu gato não quer comer e está triste” é sinal de problemas emocionais. Sim, gatos podem ter depressão, ansiedade e estresse. Esses problemas podem surgir por diversos fatores, como mudança na rotina, traumas ou por ficar muito tempo sozinho. Sua forma de lidar com a tristeza é deixar de comer. Com isso, o animal entra em um ciclo perigoso, pois a alimentação impacta bastante na saúde mental. Ou seja, o gato para de comer por estar triste e a falta de alimentação só o deixa mais deprimido ainda.

O melhor a se fazer quando meu gato não quer comer e está triste é cuidar do que o deixa deprimido, ansioso ou estressado. Invista em brinquedos interativos para gatos, pois eles estimulam o pet e ainda o divertem, tirando o bichano do tédio. Além disso, tente passar mais tempo com o bichinho para deixá-lo mais animado. Mas se perceber que o gato não quer comer mesmo tomando essas medidas, leve-o ao veterinário para investigar melhor.

Meu gato não quer comer: quando a falta de apetite está associada a doenças?

A perda de apetite não é um sinal apenas de problemas emocionais, mas físicos também. Na verdade, é um sintoma comum a maioria das doenças que podem afetar um bichano. Mas como saber se o gato não quer comer por motivos de doença? Um animal doente normalmente apresenta uma série de sintomas além da falta de apetite. Por isso, fique atento a outros sinais. Os mais comuns são o gato com diarreia, vômito, apatia, pouca ingestão de água, febre e dor. Se o gato não quer comer e apresenta esses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário para exames. Quanto mais cedo descobrir o problema, mais rápido será o tratamento. 

Redação: Maria Luísa Pimenta