Quero adotar um cachorro” pode ser o desejo de muitas pessoas, mas antes de levar essa decisão para frente é importante saber se você está, de fato, pronto para ter um cãozinho. Cuidar de uma outra vida é uma responsabilidade muito grande e não é uma escolha que pode ser “desfeita” com facilidade. Por isso, antes de adotar cachorro, é fundamental ter certeza de que será possível arcar com todas as despesas e necessidades do doguinho. Veja abaixo o infográfico do Patas da Casa com alguns requisitos sobre o assunto!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Bloco informativo com os cuidados necessários ao adotar um cachorro

Ao adotar cachorro, é importante fazer toda a adaptação da casa

Antes de ir para o novo lar, o espaço precisa estar preparado para a chegada de um cãozinho (filhote ou adulto). Isso significa que o tutor precisará comprar uma caminha confortável para o animal dormir, além de itens básicos como tapetes higiênicos, comedouro e bebedouro. 

Estabelecer onde vai ficar o banheiro do cachorro também é muito importante para saber como ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo. Uma dica, inclusive, é manter os potes de comida e de água bem distantes do banheirinho do pet, principalmente por uma questão de higiene. 

Além disso, a instalação de um portão para cachorro pode ser necessária em cômodos que você não quer que o cachorro entre (como a cozinha, por exemplo). Assim você tem um maior controle dos lugares que o doguinho acessa, sem correr o risco de ele se machucar ou até fugir.

Adote um cachorro, mas saiba que ele precisa de cuidados com a saúde e higiene

Além de saber como adotar um cachorro, é importante pensar nos gastos mensais que acompanham o pet até o final da vida. Isso inclui a alimentação (como ração para cachorro e petiscos) e também os cuidados com a saúde. Os check-ups veterinários são essenciais para acompanhar regularmente o estado do animal. O reforço de vacinas também tem um papel importante nisso, ajudando a prevenir doenças perigosas.

Para completar, não esqueça de cuidar da higiene canina! Banho e tosa são alguns cuidados que não devem ser deixados de lado, assim como a escovação dos pelos, dos dentes, limpeza dos ouvidos e corte de unhas.

Passeios e lazer também são necessários na rotina de quem vai adotar um cachorro

Para adotar cachorro, o futuro tutor deve ter em mente que precisará separar um tempo para se dedicar ao seu novo amigo de quatro patas. Passear com cachorro, brincar com ele, praticar esportes, dar carinho e aproveitar um tempo de qualidade ao lado do doguinho é muito importante para o pet. São estímulos que não podem faltar na rotina do animal, ou podem contribuir para quadros de estresse, ansiedade e até depressão canina.

Onde adotar um cachorro?

Existem muitas maneiras de adotar cachorro. Vários abrigos cuidam do resgate de animais e realizam feiras de adoção frequentemente para incentivar adotantes. Hoje em dia ainda há mais uma facilidade: é possível adotar cães e gatos à distância. Já sobre o processo de como adotar um cachorro, pode ser necessário apresentar um documento de identificação, além de preencher um formulário específico para dar prosseguimento à adoção.

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.