A adoção de cachorro é capaz de transformar positivamente tanto a vida do animal quanto a do tutor. Além de dar um lar e muito amor para um bichinho que precisa, você é recompensado com vários benefícios que nem imagina! Mas lembre-se: adotar cachorro é um compromisso e uma responsabilidade que dura a vida toda. Ainda assim, no final, tudo vale a pena. Quer saber qual é a importância de ter um animal de estimação? Confira abaixo o infográfico que o Patas da Casa preparou sobre o assunto!

Infográfico com blocos mostrando os benefícios de adotar cachorro

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quais são os benefícios de ter um cachorro?

Adotar cachorro é uma atitude que pode nos beneficiar de diferentes maneiras. Primeiro, porque você ganha um cãopanheiro para o resto da vida. Segundo, porque a convivência com um doguinho é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida do tutor, principalmente quando falamos de saúde física e mental. 

O cachorro ajuda na depressão, ansiedade, estresse e até auxilia pacientes autistas ou com déficit de atenção. Além disso, a presença de um cãozinho ajuda a liberar serotonina — conhecido como o hormônio da felicidade —, previne alergias, fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão arterial e o colesterol e também afasta o sedentarismo. Outros benefícios são o fortalecimento dos ossos e da musculatura e aumento da sociabilidade.

Adotar cachorro ajuda a combater vários transtornos mentais

Os cães são verdadeiros aliados da nossa saúde mental. O cachorro ajuda na ansiedade, deixando os pacientes mais calmos e tranquilos. Eles também ajudam a reduzir o nível de cortisol no organismo, que é hormônio do estresse. Além disso, ter um cachorro deixa qualquer pessoa mais feliz, centrada e motivada, o que é bom para combater a depressão.

Para completar, os cães são ótimos para aumentar o foco e concentração dos tutores, o que pode ser benéfico para quem sofre com déficit de atenção. Adotar cachorro também é uma boa alternativa para o transtorno de espectro autista (TEA), e por isso é um dos pets mais utilizados na terapia assistida por animais (TAA).  Isso porque os cães contribuem com o aumento de socialização, melhora na coordenação motora, redução de estresse e redução de problema na fala.

Benefícios de ter um cachorro incluem melhora da saúde cardiovascular e uma vida mais ativa

A adoção de cachorros afasta de vez o sedentarismo! Afinal, o tutor precisa passear com o cachorro e brincar bastante com ele, o que ajuda a mantê-lo mais ativo. Consequentemente, essa é uma atitude que faz bem para o coração e que também ajuda a fortalecer os ossos e músculos do dono. Outros benefícios para a saúde física são a redução da pressão arterial e do colesterol no organismo.

Então, qual é a importância de ter um cachorro?

Já deu para perceber que adotar cachorro é uma atitude simples que pode mudar a vida das pessoas, né?! A importância de ter um cachorro não diz respeito apenas aos benefícios físicos e mentais que os cães nos proporcionam, mas também é algo que ensina sobre responsabilidade, cuidados e amor. Com um doguinho do seu lado, você certamente vai aprender muito!

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.

Redação: Juliana Melo