Com a tecnologia e todas as facilidades que ela nos proporciona, adotar um cachorro online ou um gato ficou bem mais fácil do que se imagina. No conforto de casa, é possível facilmente acessar um site de adoção de cachorro e gato que, normalmente, costuma ser administrado por abrigos e organizações que oferecem o serviço de adoção virtual. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os sites exibem fotos e perfis de cachorros e gatos para adotar e o tutor escolhe aquele que está interessado em acolher. Isso permite, por exemplo, ter contato com animais de outras cidades.

Adote um pet: você está pronto para a adoção?

Antes de começar pela busca do pet ideal, é preciso pensar em alguns detalhes para uma adoção segura e responsável, principalmente para saber se você está pronto para adotar um cachorro ou gato, já que estamos falando de outra vida que vai depender de seus cuidados por um longo período. Então, confira alguns pontos antes de pensar na adoção animal: 

  • Adotar um pet custa dinheiro

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que cuidar de um animal não é barato. Além do custo da alimentação, também deve ser levado em consideração todos os outros gastos, como consultas médicas de rotina, vacinas obrigatórias, banho e cuidados extras. Então, ter um planejamento financeiro é muito importante. Assim como os humanos, alguns animais podem desenvolver doenças e dificuldades ao longo dos anos que vão exigir despesas maiores ainda, então não adianta adotar um pet e não proporcionar os cuidados que ele precisa e merece pelo resto da vida. 

  • Ao adotar gato ou cachorro, é preciso dedicar tempo e a atenção

Os animais não são brinquedos que ficam guardados esperando para serem utilizados. Eles são seres que precisam de cuidados diários e que vão exigir tempo dos tutores. Passeios e brincadeiras devem fazer parte da rotina. Os pets precisam de estímulos e da atenção dos seus donos para não desenvolverem doenças como depressão e ansiedade.

  • Segurança em primeiro lugar

Ao colocar a vida de outro ser em suas mãos, é preciso pensar se o ambiente que você vive é seguro para o seu pet. No caso de gatos, a criação indoor — isto é, uma criação restrita ao ambiente doméstico e longe das ruas — é a mais indicada para a saúde e bem-estar dos felinos. Para quem mora em apartamentos ou casas, a tela de proteção é uma ótima solução para evitar acidentes com os animais e possíveis fugas.

Lembre-se que adotar um pet não é brincadeira, e todos esses cuidados anteriores ao ato de adoção evita que haja ainda mais casos de abandono de animais pela cidade. Seja responsável!

Motivos para adotar um pet virtualmente

Se você estiver pronto para acolher um pet de forma segura e responsável, a adoção virtual pode ter vários benefícios para os tutores. A comodidade de pesquisar e escolher um animal com suas preferências e necessidades, sem nem precisar se deslocar, é um dos pontos positivos. 

Outro ponto importante é a facilidade em encontrar um animal que corresponda ao que a pessoa deseja adotar. Se você quer um cachorro idoso, um gato branco, um pet de tamanho específico ou com qualquer outra característica particular, a adoção a distância facilita pela variedade de animais disponíveis. Então se você sempre quis um animalzinho e tinha dificuldades em encontrar o ideal, adote um gato ou cachorro virtualmente. 

A Carol Meneghel tem 27 anos e é de Piracicaba, interior de São Paulo. Ela sempre quis ter um cachorro da raça Labrador ou Golden Retriever. Como não concorda com o comércio de animais, comprar um cachorro nunca foi uma opção para ela. Por isso, decidiu encontrar o seu pet ideal procurando por lugares que oferecessem o serviço de adoção a distância, até que encontrou o abrigo Chácara Dolores, parceiro do Patas Da Casa, onde ela conseguiu adotar o Marley. Para Carol, esse é o maior benefício da adoção online: “O benefício é justamente pela facilidade em encontrar um pet de acordo com o seu perfil. Mais compatibilidade, menos abandono e devolução”.

Marley é um labrador de aproximadamente 10 anos e foi adotado em 2020 pela Carol

Sites de adoção de cachorros e gatos: saiba o passo a passo 

1) Pesquisa e seleção de abrigos: a primeira coisa que se deve fazer é pesquisar instituições de confiança que ofereçam o serviço de adoção online. Depois de encontrar, é hora de correr atrás do pet ideal para você. 

2) Formulário de adoção: grande parte de abrigos e instituições de resgate disponibilizam um formulário para que o adotante preencha informações sobre o seu estilo de vida, disponibilidade de tempo, se você já teve experiências ou não com pets. Dessa forma, o abrigo oferece opções de animais adequados para o adotante.

3) Entrevista: é comum também que algumas instituições marquem reuniões para saber mais sobre você e esclarecer todas as possíveis dúvidas do processo.

4) Transporte ou encontro: como o próprio nome já diz, a adoção a distância pode ser realmente bem distante do tutor. Por isso, pode ser necessário organizar um serviço de transporte de animais ou agendar um encontro para a retirada do seu pet.

A Carol, além do Marley, também tem dois outros animais que conseguiu adotar a distância pelo abrigo da Chácara Dolores. São eles uma cachorra chamada Mel, adotada em 2020, e uma gatinha chamada Dolly, adotada em 2022. A Carol saiu do interior de São Paulo e foi até a capital para buscar todos eles: 

“O processo foi tranquilo! Com o Marley foi um pouco mais difícil, pois não estávamos ainda habituados com os cuidados de pets, mas com a Mel foi muito tranquilo! Todos os envolvidos na adoção foram ótimos e facilitaram pra gente”. 

Mel foi adotada em 2020Dolly foi adotada em 2022

Adotar um pet a distância é mais do que possível se houver planejamento e organização. É importante lembrar que todo o processo pode levar um tempinho até o final, já que a adoção responsável preza pela segurança e o bem-estar do animal, mas ao final de tudo, o amor e carinho do seu pet vai ser a melhor recompensa.

O Patas da Casa te ajuda a encontrar o pet perfeito para você com o “Adota Patas”!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles nos ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!


*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região