close
Raças

Veja em infográfico as raças de cachorro queridinhas dos brasileiros

O Brasil certamente é um dos países que mais ama os cachorros. Eles estão em praticamente todos os lares e ganharam o título de membros da família, conquistando privilégios e até mesmo direitos na sociedade. E tem cachorro de todo jeito: pequeno, grande, peludo, com focinho achatado ou dobrinhas pelo corpo. O que importa é compartilhar a vida com esses seres que trazem tanta alegria para a casa. No entanto, algumas raças são mais populares (e acessíveis), o que torna a população delas no país muito maior. Ficou curioso? Veja abaixo o infográfico com uma seleção de 10 raças de cachorro muito populares no nosso território.

Veja as raças de cachorro favoritas!
Veja as raças de cachorro favoritas!

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
Adote um animal

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
Adote um animal

Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

Pinscher: tamanho de menos, coragem em excesso

O Pinscher quase sempre é associado a um cachorro temperamental e agressivo, mas isso não é totalmente verdade. Essa raça de cachorro não tem noção do seu tamanho e possui a coragem de um Doberman! E é justamente a coragem em excesso que o faz pensar ser capaz de proteger toda a família. Muito companheiro, o Pinscher é carinhoso com as pessoas que confia e tem muita energia. Mas atenção! Por ser muito pequeno e frágil, as brincadeiras precisam ser leves para ele não se machuque.

Golden Retriever é o carisma em forma de cachorro

Já reparou que o Golden Retriever parece que está sempre com um sorrisão na cara? Não é para menos: esse cãozinho grande é um poço de carinho e fofura! Muito sociável, ele faz amizade por onde passa e com qualquer tipo de cachorro. Ele pode manifestar um comportamento territorialista se não for socializado corretamente na infância - por isso, o adestramento deve começar nos primeiros meses de vida. Tenha muita atenção com a pele do cachorro Golden, pois a raça tem tendência a alergias. Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina para gastar a energia de sobra desse cãozinho.

Shih Tzu vai se tornar a alegria da casa

O Shih Tzu é uma raça de cachorro pequeno muito popular no Brasil pela sua flexibilidade e alegria. Muito extrovertido, esse cãozinho gosta de compartilhar momentos com a família e aumigos, se dando muito bem com crianças e idosos. O cachorro Shih TZu pode ser teimoso se não receber a educação correta nos primeiros meses de vida. Além disso, o cãozinho precisa de um cuidado extra com os olhos, que são muito sensíveis e podem contrair doenças, como a conjuntivite, com mais facilidade.

Poodle é a companhia perfeita para qualquer idade

O Poodle, que pode ser encontrado em vários tamanhos e cores, é muito conhecido pelo jeitinho amoroso e a alta expectativa de vida. Muito inteligente, esse cãozinho é a companhia perfeita para todas as horas, já que ele ama compartilhar momentos felizes com a família. Se não receber a atenção adequada, o Poodle pode desenvolver o hábito de latir bastante. Portanto, é fundamental direcionar esse comportamento para outras coisas ainda na fase de filhote. Por ser peludinha, a raça precisa de mais cuidados com a pelagem para evitar nós e pelos muito embaraçados.

Border Collie: inteligência e companheirismo para todas as horas

Conhecido como o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é perfeito para quem gosta de aventura. A grande quantidade de energia faz com que esse cãozinho precise de muitos estímulos físicos e mentais para se manter saudável. É justamente por isso que o Border Collie fica entediado com facilidade, demandando muitas brincadeiras e passeios mais radicais.

Yorkshire tem um grande instinto protetor

O Yorkshire Terrier é outro cachorro pequeno que se acha um gigante. Esse espírito corajoso e protetor é uma característica bem marcante dos cães do Grupo Terrier e não poderia ser diferente com esse mini-leãozinho. Ele não se importa de enfrentar alguém se sentir que a família está em perigo. Por isso, tem a tendência de latir muito. Esses comportamentos podem ser amenizados com a socialização e adestramento nos primeiros meses de vida. A pelagem é outro ponto que precisa de atenção: como os pelos crescem muito rápido, o Yorkshire precisa de banhos e tosas frequentes.

O Beagle se dá muito bem com crianças

O Beagle é um dos cãezinhos mais curiosos que existem, o que faz dele a companhia perfeita para explorar o mundo com as crianças. Esse comportamento também pode fazer dele um cachorro bem agitado, que precisa dos direcionamentos corretos para não se tornar destrutivo. Outro ponto de atenção é em relação à obesidade canina: alimentação adequada e exercícios físicos devem fazer parte da rotina para evitar o quadro.

Bulldog Francês é um cachorro muito família

Super amigável, o Bulldog Francês é o cachorro ideal se você busca um cãozinho para passar longas horas relaxando. Com pouca energia, esse cãozinho é bem apegado com a família. Por outro lado, pode ser bem teimoso, o que dificulta o processo de impor limites e ensinar comandos. O Bulldog francês também é um cachorro braquicefálico, por isso, nada de abusar dos exercícios físicos.

O Labrador faz amizade por onde anda

O Labrador é um dos cachorros mais dóceis que existe, o que faz dele um ótimo candidato para atuar como terapeuta canino ou cão-guia. Amigável, esse cãozinho ama sentir que está agradando - o que facilita bastante no adestramento. Por outro lado, pode ser muito inquieto se não receber os estímulos físicos adequados para cansar. O Labrador precisa de atenção desde cedo com doenças na articulação, como a displasia coxofemoral.

Vira-lata caramelo representa mais o Brasil que samba e futebol

Não dá para falar dos cachorros populares no Brasil sem mencionar o vira-lata caramelo. Apesar de ser um cão sem raça definida (SRD), eles são encontrados pelos quatro cantos do país e têm características em comum: porte médio, sorrisão no rosto e muita simpatia são alguns deles. Esse cãozinho está presente em milhares de lares brasileiros e virou um símbolo nacional. E o melhor: sempre tem um vira-lata caramelo disponível para ganhar e distribuir muito amor. Adote!

Redação: Luana Lopes

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo

Próxima matéria

Como é adotar um gato? Veja como foi a primeira adoção mediada pelo "Adota Patas"

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
Grandes

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
Grandes

Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
Raças

Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

Ver Todas >

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar
Adote um animal

Poodle toy, anão, médio, standard... conheça os tipos de cachorro da raça e aprenda a identificar

O Poodle é um cão com uma história curiosa! Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa raça tão peludinha e fofa. Alguns dizem que os diferentes tipos de Poodle surgiram na França e faziam muita graça nas festas da realeza, sendo chamados também de “Caniches”. Outros, porém, dizem que o cachorro Poodle veio da Alemanha, onde era conhecido como “Pudle”, um cão considerado exímio nadador. Seja Poodle, Caniche ou Pudle, o que não podemos negar é que esse cãozinho é apaixonante! 

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura
Adote um animal

Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

Os cachorros miniatura são muito procurados pelas famílias e a raça Pequinês é muito indicada para quem quer encontrar um companheiro de quatro patas para apartamentos ou outros espaços pequenos. Essa não é a única qualidade do Pequinês, uma raça originária da China que parece um bichinho de pelúcia por causa do tamanho (ele não passa de 23 centímetros e seu peso varia de 2 a 6kg) e da pelagem longa. 

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
Adote um animal

Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

Ver Todas >