Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Brasil certamente é um dos países que mais ama os cachorros. Eles estão em praticamente todos os lares e ganharam o título de membros da família, conquistando privilégios e até mesmo direitos na sociedade. E tem cachorro de todo jeito: pequeno, grande, peludo, com focinho achatado ou dobrinhas pelo corpo. O que importa é compartilhar a vida com esses seres que trazem tanta alegria para a casa. No entanto, algumas raças são mais populares (e acessíveis), o que torna a população delas no país muito maior. Ficou curioso? Veja abaixo o infográfico com uma seleção de 10 raças de cachorro muito populares no nosso território.

 

infográfico com as raças de cachorro mais amadas

Pinscher: tamanho de menos, coragem em excesso

 

O Pinscher quase sempre é associado a um cachorro temperamental e agressivo, mas isso não é totalmente verdade. Essa raça de cachorro não tem noção do seu tamanho e possui a coragem de um Doberman! E é justamente a coragem em excesso que o faz pensar ser capaz de proteger toda a família. Muito companheiro, o Pinscher é carinhoso com as pessoas que confia e tem muita energia. Mas atenção! Por ser muito pequeno e frágil, as brincadeiras precisam ser leves para ele não se machuque.

Golden Retriever é o carisma em forma de cachorro

Já reparou que o Golden Retriever parece que está sempre com um sorrisão na cara? Não é para menos: esse cãozinho grande é um poço de carinho e fofura! Muito sociável, ele faz amizade por onde passa e com qualquer tipo de cachorro. Ele pode manifestar um comportamento territorialista se não for socializado corretamente na infância - por isso, o adestramento deve começar nos primeiros meses de vida. Tenha muita atenção com a pele do cachorro Golden, pois a raça tem tendência a alergias. Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina para gastar a energia de sobra desse cãozinho.

Shih Tzu vai se tornar a alegria da casa

O Shih Tzu é uma raça de cachorro pequeno muito popular no Brasil pela sua flexibilidade e alegria. Muito extrovertido, esse cãozinho gosta de compartilhar momentos com a família e aumigos, se dando muito bem com crianças e idosos. O cachorro Shih TZu pode ser teimoso se não receber a educação correta nos primeiros meses de vida. Além disso, o cãozinho precisa de um cuidado extra com os olhos, que são muito sensíveis e podem contrair doenças, como a conjuntivite, com mais facilidade.

Poodle é a companhia perfeita para qualquer idade

O Poodle, que pode ser encontrado em vários tamanhos e cores, é muito conhecido pelo jeitinho amoroso e a alta expectativa de vida. Muito inteligente, esse cãozinho é a companhia perfeita para todas as horas, já que ele ama compartilhar momentos felizes com a família. Se não receber a atenção adequada, o Poodle pode desenvolver o hábito de latir bastante. Portanto, é fundamental direcionar esse comportamento para outras coisas ainda na fase de filhote. Por ser peludinha, a raça precisa de mais cuidados com a pelagem para evitar nós e pelos muito embaraçados.

Border Collie: inteligência e companheirismo para todas as horas

Conhecido como o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie é perfeito para quem gosta de aventura. A grande quantidade de energia faz com que esse cãozinho precise de muitos estímulos físicos e mentais para se manter saudável. É justamente por isso que o Border Collie fica entediado com facilidade, demandando muitas brincadeiras e passeios mais radicais.

Yorkshire tem um grande instinto protetor

O Yorkshire Terrier é outro cachorro pequeno que se acha um gigante. Esse espírito corajoso e protetor é uma característica bem marcante dos cães do Grupo Terrier e não poderia ser diferente com esse mini-leãozinho. Ele não se importa de enfrentar alguém se sentir que a família está em perigo. Por isso, tem a tendência de latir muito. Esses comportamentos podem ser amenizados com a socialização e adestramento nos primeiros meses de vida. A pelagem é outro ponto que precisa de atenção: como os pelos crescem muito rápido, o Yorkshire precisa de banhos e tosas frequentes.

O Beagle se dá muito bem com crianças

O Beagle é um dos cãezinhos mais curiosos que existem, o que faz dele a companhia perfeita para explorar o mundo com as crianças. Esse comportamento também pode fazer dele um cachorro bem agitado, que precisa dos direcionamentos corretos para não se tornar destrutivo. Outro ponto de atenção é em relação à obesidade canina: alimentação adequada e exercícios físicos devem fazer parte da rotina para evitar o quadro.

Bulldog Francês é um cachorro muito família

Super amigável, o Bulldog Francês é o cachorro ideal se você busca um cãozinho para passar longas horas relaxando. Com pouca energia, esse cãozinho é bem apegado com a família. Por outro lado, pode ser bem teimoso, o que dificulta o processo de impor limites e ensinar comandos. O Bulldog francês também é um cachorro braquicefálico, por isso, nada de abusar dos exercícios físicos.

O Labrador faz amizade por onde anda

O Labrador é um dos cachorros mais dóceis que existe, o que faz dele um ótimo candidato para atuar como terapeuta canino ou cão-guia. Amigável, esse cãozinho ama sentir que está agradando - o que facilita bastante no adestramento. Por outro lado, pode ser muito inquieto se não receber os estímulos físicos adequados para cansar. O Labrador precisa de atenção desde cedo com doenças na articulação, como a displasia coxofemoral.

Vira-lata caramelo representa mais o Brasil que samba e futebol

Não dá para falar dos cachorros populares no Brasil sem mencionar o vira-lata caramelo. Apesar de ser um cão sem raça definida (SRD), eles são encontrados pelos quatro cantos do país e têm características em comum: porte médio, sorrisão no rosto e muita simpatia são alguns deles. Esse cãozinho está presente em milhares de lares brasileiros e virou um símbolo nacional. E o melhor: sempre tem um vira-lata caramelo disponível para ganhar e distribuir muito amor. Adote!

Redação: Luana Lopes