Comportamento animal

Tutores respondem quanto tempo depois de castrado o cachorro ficou mais calmo: ter paciência é fundamental!

Publicado - 26 Dezembro 2023 - 14h31

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A ideia de que o cachorro castrado fica mais calmo vive no imaginário coletivo, mas será que isso realmente corresponde à realidade? É claro que cada cãozinho sempre terá suas particularidades e, por isso, podem reagir de diferentes maneiras à cirurgia de castração. Mas, quando falamos de um cachorro castrado, as mudanças no comportamento do animal costumam ser bastante perceptíveis. 

Então quanto tempo de castrado o cachorro fica mais calmo? Para responder a essa pergunta, o Patas da Casa conversou com 5 tutores de diferentes raças e portes. Dá só uma olhada!

Quando castra, o cachorro acalma?

Isso costuma depender, principalmente, da idade em que o animal é castrado. Cães que passam pela castração ainda filhotes ou no intervalo entre o primeiro e o segundo ano de vida costumam apresentar uma mudança maior de comportamento do que animais que são castrados somente depois de adultos ou quando já são idosos.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Pelo menos foi a percepção que Walace Almeida teve com a Kyara, uma cachorrinha da raça Beagle que foi castrada adulta, com idade de 5 para 6 anos. Sobre as principais mudanças notadas, ele revela: “Não mudou tanto, a maior mudança foi certamente em períodos em que ela ficava no cio.”

Já a tutora Carol Carvalho, que é dona de um vira-lata de porte grande chamado Yuki, castrou o cãozinho com apenas 4 meses de idade e percebeu uma grande mudança. “Ele estava entrando em fase de destruição de chinelos, objetos que ficavam ao alcance e agitação noturna. Depois de uns meses, ele começou a perder o interesse em objetos que não fossem os brinquedos. Notei também a ausência do pico de ansiedade e agitação que ele tinha na hora de comer”, afirma.

Cachorro branco com roupinha
O Yuki é um vira-lata grande que ficou bem calmo depois de castrado (Créditos: Carol Carvalho)

Além disso, Carol conta que Yuki passou a brincar mais na parte da manhã, regulou os horários de descanso e passou a comer sem euforia. Ou seja, ele é uma prova de que o cachorro castrado fica mais calmo sim, principalmente quando a castração acontece nos primeiros meses de vida do pet.

Como fica o comportamento do cachorro depois de castrado?

O comportamento de um cachorro castrado muda porque a castração reduz a produção de vários hormônios — como a testosterona — que influenciam na maneira como o animal se comporta. No geral, após a castração de cachorro, é comum ter um cão menos eufórico, menos territorialista e mais tranquilo. 

É o que Luana Lopes, dona do vira-lata de porte médio Bartô observou. O cãozinho era muito agitado aos 6 meses de idade e não parava quieto nem um segundo, sempre tentando chamar a atenção, mas foi castrado com 8 meses.  “Com um tempo depois de castrado, ele diminuiu bastante a energia (o que acredito que também tenha relação com o amadurecimento) e não tinha mais tanta necessidade de estar o tempo todo aprontando. Ainda assim, demorou um tempo ainda para que eu conseguisse sair de casa sem ficar preocupada que ele rasgasse o sofá, por exemplo. Foi todo um processo de muita paciência!”

Outra percepção sobre o que muda no comportamento do cachorro quando ele é castrado vem da tutora Laura Furtado, que tem uma cadelinha da raça Dachshund: “Teteia é uma salsicha, uma raça que é naturalmente energética, então desde pequena ela sempre foi muito agitada. Ela corria a casa inteira, de um lado pra outro, e latia pra absolutamente tudo. Não sossegava um minuto, às vezes nem na hora de dormir. Quando chegava perto do horário de ir pro quarto, ela tinha um pico de energia. Depois da castração, ela ficou bem mais calma."

Cachorro Dachshund sentado no sofá
Cachorro castrado fica mais calmo, e a Teteia é a prova disso (Créditos: Laura Furtado)

Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?

Depois de castrado o cachorro fica mais calmo, mas o período em que isso acontece varia de animal para animal. Geralmente, é com três meses após a cirurgia que essas mudanças se tornam mais significativas. Segundo o relato de Dandara Franco, tutora de um Labrador chamado Guerrero, o cãozinho, que foi castrado aos três anos e hoje tem seis, só melhorou realmente depois do terceiro mês em diante depois da castração.

“Guerrero sempre foi um cachorro levado e agitado, como todo Labrador. Mas, aos poucos, as artes começaram a ser mais fora da curva, apesar de ainda existirem. E a energia começou a ser gasta com brincadeiras específicas dele mesmo…e, ainda assim, começou a querer brincar menos e apenas na parte da noite.”

Para as tutoras Carol Carvalho e Laura Furtado, o intervalo também foi esse. “Mais ou menos 3 meses após a castração, já consegui sentir uma diferença significativa no comportamento da Teteia. Ela passou a dormir mais tempo, se empolgar menos nas brincadeiras e não correr com tanta frequência pela casa. Hoje, ela ainda tem bastante energia pra brincar, mas é muito mais calma”, conta Laura.

Já no caso de Luana, dona do Bartô, o intervalo foi um pouquinho mais longo: foram até seis meses para notar uma mudança expressiva no comportamento do animal. “Com seis meses de castrado, ele ficou menos agitado dentro de casa, já conseguia relaxar um pouco e deixou de marcar território dentro de casa (seja com xixi ou tentativa de montar na perna das pessoas). Com mais ou menos 1 ano e meio depois de castrado, ele já diminuiu bastante a agitação e destruição de objetos. Também passou a dormir mais e ser mais obediente.”

Quanto tempo demora para castração fazer efeito?

De uma maneira geral, com base nos relatos de vários tutores, pode-se dizer que a castração de cachorro demora entre 3 meses e 1 ano para fazer efeito. Em alguns cães, o processo costuma ser mais rápido; para outros, é mais longo. No entanto, a idade de cachorro é um fator que certamente influencia nesse aspecto: quanto mais velho o cão for, menores serão as mudanças de comportamento. 

Vale dizer que a castração, além de atenuar vários comportamentos do animal, também traz outros benefícios. Ela evita gravidez indesejada — e, consequentemente, reduz as chances de ter ainda mais animais abandonados pela cidade —, diminui as fugas e previne várias doenças perigosas, como o câncer de mama e próstata. Sobre a idade que pode castrar cachorro, geralmente recomenda-se que a cirurgia aconteça antes do primeiro cio, entre cinco e seis meses de idade. 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas