Cachorro

Castração de cachorro: 7 perguntas e respostas sobre a esterilização canina

Publicado - 13 Agosto 2021 - 17h53

Atualizado - 27 Janeiro 2025 - 11h27

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A castração de cachorro é um procedimento importante na vida de todos os cães. O procedimento traz inúmeras vantagens ao animal, desde melhora no comportamento até a prevenção de doenças. Porém, apesar da castração em cachorro ser uma cirurgia comum, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto a esse procedimento. Com quantos meses pode castrar o cachorro? Como o cachorro castrado fica após a cirurgia? Só filhote pode fazer o procedimento ou cão idoso pode ser castrado também? O Patas da Casa separou 7 perguntas que você pode ter sobre a esterilização canina e respondeu todas elas.

1) Com quantos meses pode castrar o cachorro?

O melhor momento para castrar o cachorro é quando ele ainda é filhote. Mas com quantos meses pode castrar o cachorro? O ideal é após a aplicação de todas as vacinas e antes de completar a maturidade sexual. Então, se você quer saber com quantos meses pode castrar o cachorro macho, o indicado é entre os sete e dez meses. Já na castração da fêmea, o ideal é antes do primeiro cio, por volta dos seis meses. Porém, o recomendado é conversar com seu veterinário de confiança, pois ele indicará com mais certeza qual o melhor momento para o seu pet, já que a hora da maturidade sexual pode variar de acordo com raça e porte.

2) Como ficam os testículos do cachorro castrado?

Na castração de cachorro macho, os testículos do animal são retirados. A cirurgia é feita com uma pequena incisão onde cada testículo é retirado. O resultado de como fica o saco do cachorro castrado após a cirurgia pode variar. Na maioria das vezes, os veterinários apenas fecham a pele com dois ou três pontos após a retirada dos testículos. Assim, a pele continua intacta, mas sem os testículos em seu interior. Já outros médicos decidem retirar a pele completamente. Depois de alguns anos, o local que era dos testículos fica quase imperceptível.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

3) Como fazer curativo em cachorro castrado?

Após a castração, cachorro tem um período de recuperação que costuma durar entre 7 e 12 dias. Nessa fase, é fundamental manter o cão descansado, tranquilo e longe dos pontos. Movimentos muito bruscos podem fazê-los soltar. Além disso, o cachorro castrado pode lamber ou morder os pontos à mostra, causando infecções e problemas de saúde no animal. Para evitar que os pontos abram ou sejam fonte de complicações, o ideal é apostar em curativos na região. Uma maneira de como fazer curativo em cachorro castrado é enfaixar a região, sempre com recomendação e orientação de um veterinário. Outra opção é a roupa cirúrgica para cães. Com ela, os pontos ficam protegidos por mais tempo, evitando complicações no pós-operatório. Além disso, lembre-se que é importantíssimo que a região do corte seja limpa diariamente.

4) Com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado?

Após a cirurgia de castração de cachorro, é fundamental evitar a exposição dos pontos. Por isso, durante o tempo de recuperação o ideal é não dar banho. Mas então com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado após a cirurgia? O recomendado é esperar a retirada dos pontos. Isso geralmente acontece após mais ou menos 60 dias. Só então é permitido o banho, mas sem esfregar muito a região onde foi feita a incisão. É importante saber, porém, que o tempo de retirada dos pontos varia de acordo com o tempo de recuperação de cada animal. O ideal é conversar com o veterinário, pois apenas ele pode afirmar quando seu cãozinho estará pronto para um banho novamente. Se durante o período de recuperação o cão precisar de um banho após se sujar muito, deve ser feito à seco ou com toalha umedecida.  

Cãozinho deitado em mesa redonda usando colar elizabetano e roupa de pós-cirurgia
Um exemplo de como fazer curativo em cachorro castrado é usar a roupa cirúrgica para proteger os pontos

5) Como é a castração de cadela? 

castração de cadela é um procedimento bem mais delicado do que nos machos. Após a cirurgia, a fêmea não poderá mais reproduzir, terá algumas mudanças no comportamento e ficará prevenida de algumas doenças como a piometra canina e o câncer de mama. Mas como é a castração de cadela? No caso das fêmeas, o corte da cirurgia é feito no abdômen. O tamanho varia de acordo com o porte. Durante a cirurgia, são retirados o útero e os ovário da cadela. Após o término, também é necessário um período de recuperação e os mesmos cuidados que o macho: evitar movimentos bruscos, usar curativos, roupa cirúrgica ou colar elizabetano e higiene no local da cirurgia. 

6) Cão idoso pode ser castrado? 

Apesar de o mais indicado ser realizar a castração no filhote, o cão idoso pode ser castrado sim! A cirurgia pode ser feita em qualquer momento da vida, mesmo nos cães que tem mais idade. O resultado é o mesmo, com a prevenção de doenças, diminuição dos comportamentos sexuais e ainda melhora a qualidade de vida. Com a idade avançada, o veterinário realizará exames para avaliar as condições para realização da cirurgia. Assim, indicará a melhor maneira que ela possa ser feita, evitando qualquer risco. Então, não só o cão idoso pode ser castrado como deve! 

7) Quanto custa para castrar um cachorro? 

É difícil definir exatamente quanto custa a castração de cachorro, pois os valores variam muito de uma cidade para outra. No geral, em clínicas particulares, o preço da castração costuma ficar entre R$500 e R$1000. Porém, em muitos locais existem clínicas que oferecem preços populares. Além disso, muitos projetos fornecem a castração de cachorro de forma gratuita. Portanto, para saber exatamente quanto custa para castrar um cachorro na sua região, vale fazer uma pesquisa para encontrar possíveis mutirões gratuitos e bons locais para a realização de cirurgia. Lembre-se sempre que nem sempre o lugar mais barato é o que oferece as melhores condições. Às vezes o barato sai caro, então pesquise se a clínica que você encontrou é segura e tem boas condições para a realização do procedimento.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Cachorro

Banho em casa com efeito de pet shop: 7 truques na hora de usar o shampoo para cachorro

Dar banho em cachorro em casa é uma prática comum entre tutores que buscam praticidade, economia ou simplesmente gostam de cuidar do...

Cachorro

Idade do cachorro: estes são os principais cuidados em cada fase da vida, segundo especialistas

Assim como nós, os cães também passam por diferentes fases ao longo da vida e cada uma delas exige atenção especial. Saber a idade d...

Cachorro

Cachorro com frio: 11 cuidados que você deve ter com seu pet no inverno

Quando o inverno chega, muita gente tira os casacos do armário e investe em bebidas quentes para se aquecer. Mas e os pets? Você já ...

Alimentação

Seu gato está obeso? Saiba como detectar a condição e o que dizem os veterinários

Ter um gato rechonchudo pode parecer fofo à primeira vista — e algumas pessoas até acreditam que o visual mais cheinho seja sinônimo...

Comportamento

Veterinário alerta: gato estressado pode desenvolver doenças sérias! Entenda a relação e como agir

Se o seu gato anda mais arisco, fica se escondendo ou vem manifestando hábitos estranhos, talvez ele não esteja apenas de “mau humor...

Cachorro

Esses 10 alimentos de festa junina são um perigo para cães e não devem ser oferecidos de jeito nenhum

As festas juninas são um verdadeiro paraíso gastronômico para os humanos: tem milho cozido, canjica, cachorro-quente, pé de moleque,...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?