Cuidar de cachorro

Tudo sobre o cocô de cachorro

Publicado - 13 Maio 2022 - 19h26

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Poucos tutores têm consciência disso, mas é muito importante observar o cocô de cachorro sempre que ele evacua. O aspecto das fezes revela várias coisas sobre a saúde dos nossos amigos de quatro patas, e por isso devemos ter um cuidado especial na hora de retirá-las e jogá-las fora. Existem vários tipos de fezes de cachorro, com coloração e textura distintas, e saber o que cada tipo significa é necessário para saber quando o animal está saudável ou precisa ir ao veterinário.

Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa reuniu uma série de informações importantes sobre os dejetos caninos! Fezes claras, fezes verdes, fezes com muco, fezes escuras: cachorro pode “liberar” tudo isso, e é você que precisa ter um olhar atento para identificar a situação. Tire todas as suas dúvidas sobre o cocô de cachorro a seguir.

Como o cocô de cachorro se forma?

Aqui é necessário entender um pouquinho de anatomia do cachorro para entender como as fezes são formadas. Tudo começa com o processo de digestão: assim que o cachorro come, o alimento digerido passa do estômago para o intestino delgado. Por fim, chega ao intestino grosso, que é onde a água e líquidos são absorvidos pelo organismo. Já os outros resíduos que não foram aproveitados e são, portanto, “descartáveis” formam as fezes e ficam armazenados no reto, que é a última parte do sistema digestivo canino. Ah, e um detalhe importante: muitas pessoas pensam que o cocô é a junção de restos de comida, mas na verdade ele é composto basicamente por água e bactérias.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O que a textura e cor das fezes de cachorro podem indicar sobre a saúde dele?

A aparência do cocô de cachorro é um dos primeiros sinais de que algo não vai bem com o seu doguinho. Por isso, textura, cor e consistência são fatores que devem ser levados em consideração na hora de analisar os dejetos do animal. Os diferentes tipos de fezes de cachorro indicam diferentes situações - e às vezes é necessário buscar a ajuda de um médico veterinário para diagnosticar o que há de errado com o seu amigo.

Então, ao encontrar um cachorro com fezes verde, o que pode ser? E quando se trata de um cachorro com fezes escuras fétidas, o que significa? Quando está com cocô preto, cachorro precisa de uma consulta? Saiba quais são os tipos de fezes de cachorro e o que eles indicam:

  • Fezes castanhas: é a tonalidade normal;
  • Fezes pretas: pode indicar sangramento no estômago ou no intestino delgado;
  • Fezes verdes: pode indicar desde algo simples, como ingestão de mato, até algo mais sério, como problemas na vesícula, alergias e presença de parasitas (como a giárdia canina);
  • Fezes brancas: pode indicar falta de nutrientes, excesso de cálcio, mau funcionamento do intestino e ingestão de objetos estranhos;
  • Fezes com pontos brancos: pode indicar a presença de parasitas (como o cachorro com verme);
  • Fezes cinzas: pode indicar problemas no pâncreas ou fígado;
  • Fezes com sangue: pode indicar hemorragias intestinais ou câncer em cachorro;
  • Fezes com muco amarelo: pode indicar um quadro de síndrome do intestino irritável, alergia alimentar em cães e presença de parasitas;

Fezes preta: cachorro quando elimina um cocô muito escuro, pode estar com sangramento interno
Fezes preta: cachorro quando elimina um cocô muito escuro, pode estar com sangramento interno

Como é o cocô de cachorro saudável?

Agora que você já viu quais são os tipos de fezes de cachorro, deve estar se perguntando qual é a melhor forma de saber se o cãozinho está saudável ou não apenas observando os excrementos. Para te guiar nisso, é necessário avaliar a consistência, coloração, conteúdo e o revestimento do cocô da seguinte forma: 

  • Consistência 

A consistência do cocô de cachorro deve ser firme e sólida. O material deve ter um formato cilíndrico, semelhante a uma salsicha, mas ao mesmo tempo não pode ser muito duro e nem muito mole. Se estiver líquido, é um indicativo de cachorro com diarreia e requer uma avaliação médica. Se estiver duro demais, pode ser um sinal de desidratação.

  • Coloração

A cor do cocô de cachorro deve ser, idealmente, marrom, variando de um castanho mais clarinho até um castanho escuro (mas nunca preto). Vale lembrar que a tonalidade vai depender dos ingredientes que contêm na ração do seu pet e do que ele come.

  • Conteúdo

O conteúdo do cocô de cachorro deve ser uniforme e sem a presença de corpos estranhos, vermes, pelos, nem nada do tipo. A maioria das pessoas não consegue detectar se há algo de errado a olho nu, então é importante fazer visitas periódicas ao veterinário para que seja feito um exame de fezes.

  • Revestimento

O cocô de cachorro não deve ter qualquer tipo de revestimento ou cobertura. Isso quer dizer que a presença de muco ou sangue nas fezes do cachorro precisam de atenção, porque podem ser sinal de algum problema.

5 doenças que podem deixar o cachorro com diarreia

Existem várias doenças que podem deixar um cachorro com diarreia e modificar completamente o aspecto das fezes, deixando-as com uma consistência líquida e coloração diferente do habitual. Essas doenças, por sua vez, variam desde problemas mais simples até patologias mais complexas e perigosas, como a giárdia canina (ou giardíase). Embora seja um sintoma comum a vários problemas de saúde, separamos 5 doenças que estão associadas à diarreia em cães.

1) Pancreatite

A pancreatite canina é uma doença grave, que geralmente é causada pela ingestão de alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Trata-se de uma inflamação no pâncreas que tem como principais sintomas a diarreia, cachorro vomitando, febre, falta de apetite e dor abdominal.

2) Gastroenterite

A gastroenterite canina acomete o trato digestivo inferior e pode ter diferentes causas associadas, desde uma intoxicação até infecções virais e bacterianas. Independentemente disso, os sinais clínicos costumam ser os mesmos: diarreia em cachorro, vômitos, falta de apetite e fezes com a presença de sangue.

3) Colite

A colite canina é o resultado da inflamação da mucosa intestinal do cão. Ela pode ser aguda ou crônica. Na primeira os sintomas costumam ter uma longa duração e na segunda eles se estendem por cerca de três semanas e tendem a ser recorrentes. A presença de muco e sangue no cocô de cachorro, bem como episódios de diarreia, indicam a colite. 

4) Alergia alimentar

A alergia alimentar em cães acontece quando o animal come algo que causa uma reação alérgica no seu organismo. Além de coceira, placas de urticária e vermelhidão, o cachorro com esse tipo de alergia pode apresentar uma diarreia crônica, claro sinal de que há algo de errado com ele.

5) Giárdia canina

A giárdia canina é causada por um protozoário que age na corrente sanguínea do animal e causa uma série de alterações gástricas no organismo e pode até mesmo ser fatal. A diarreia em cachorro é um dos principais sintomas, podendo vir acompanhada ou não de sangue e pequenos cistos. Além disso, a apatia alimentar, vômitos, queda de pelos e gases também são sinais comuns da doença.


Recolher o cocô de cachorron nos passeios é necessário para preservar o meio ambiente e evitar doenças
Recolher o cocô de cachorron nos passeios é necessário para preservar o meio ambiente e evitar doenças

Coprofagia canina: por que alguns cães comem as próprias fezes?

Como se não bastasse observar o cocô de cachorro, os tutores também devem ligar o alerta se o animal apresentar comportamentos inusitados em relação às fezes. A coprofagia canina - que é o ato de ingerir o próprio cocô - pode acontecer por vários motivos, mas não deve ser incentivada e muito menos ignorada. Como já vimos, as fezes podem estar contaminadas com bactérias e outros microorganismos que não devem ser ingeridos pelo animal, podendo prejudicar sua saúde a longo prazo.

As causas da coprofagia são inúmeras, podendo se dividir fisiológicas ou comportamentais. No primeiro caso, o hábito normalmente está relacionado com falta de nutrientes, doenças, alimentação pobre em nutrientes, estresse ou ansiedade. Já se for um problema comportamental, pode estar ligado com a necessidade de chamar a atenção do tutor, curiosidade ou simplesmente se trata de um cachorro entediado e sem estímulos. Além disso, algumas raças têm predisposição genética para isso, como o Shih Tzu e o Pug.

Em todo caso, recomenda-se conversar com um veterinário sobre a coprofagia canina. Se for derivado de uma doença, por exemplo, o profissional vai obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Além disso, ele poderá dar orientações sobre o que fazer, mesmo que seja uma questão comportamental.

Qual a importância de recolher o cocô de cachorro durante os passeios?

Se você for passear com o cachorro, saiba que um dos cuidados mais importantes nessas horas é levar um saquinho ou cata-caca para recolher as fezes do seu amigo de quatro patas. Além de ser uma questão de higiene, o cocô de cachorro pode transmitir inúmeras doenças, e o simples contato com estes dejetos às vezes é suficiente para abalar a imunidade do doguinho. Por isso, não deixe de levar saquinhos biodegradáveis e uma pá para retirar as fezes de cachorro das ruas e parques. 

O descarte dos dejetos pode ser feito diretamente no vaso sanitário ou você pode jogar no lixo (de preferência nas lixeiras de lixo orgânico). Ah, e uma dica: apesar desse cuidado ser indispensável nos passeios, o descarte deve ser feito da mesma maneira quando o cachorro faz as necessidades dentro de casa.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas