As campanhas de doação de sangue são bastante populares entre os humanos, mas você sabia que às vezes alguns animais, como cães e gatos, também precisam desse recurso para sobreviverem? A transfusão de sangue em gatos é um procedimento que não é tão comum assim, mas que pode ser essencial em alguns casos para ajudar a salvar a vida do bichano ou para servir como um auxílio ao tratamento de doenças. Para entender melhor como acontece a transfusão em gatos, valor, quando ela é indicada e quais critérios devem ser levados em consideração para que o seu gatinho seja um doador, preparamos uma matéria com as principais informações sobre o assunto.

Quando o gato precisa passar por esse tipo de procedimento?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como acontece com os humanos, os felinos também podem precisar de transfusão sanguínea em algumas ocasiões. Exemplos disso são gatos com hemorragia aguda ou que sofrem de anemia crônica, já que essas doenças interferem diretamente na concentração de hemácias no organismo do animal. Por isso que a transfusão de sangue em gatos com FeLV costuma ser bastante comum, assim como em pacientes diagnosticados com quadros graves de doenças renais ou micoplasma, já que esses problemas de saúde geralmente provocam anemia crônica nos felinos.

Depois que um gatinho é diagnosticado com algum problema de saúde que precisa de transfusão, muitos se preocupam com o custo desse procedimento. No geral, quando se trata da transfusão de sangue em gatos, valor fica na faixa de R$ 90 a R$ 170.

Como é feita a transfusão de sangue em gatos?

Não tem muito segredo na hora de fazer a transfusão de sangue. Gatos que precisam do procedimento recebem cuidados específicos do veterinário durante todo o tempo e costuma ser bem tranquilo e semelhante ao que acontece na medicina humana. O felino não sente dor e recebe o sangue por meio de um cateter que é injetado na veia do braço. Como é um processo que pode levar algumas horas, durante todo o procedimento são realizadas checagens para verificar como o corpo do animal está reagindo, medindo sua temperatura, pressão arterial e também as frequências cardíacas e respiratórias. Por fim, quando a transfusão sanguínea termina, o médico veterinário responsável faz uma análise do nível do hematócrito para verificar se o pet recebeu a quantidade necessária de sangue.


Transfusão de sangue: gatos devem atender a alguns critérios para se tornar doador
Transfusão de sangue: gatos devem atender a alguns critérios para se tornar doador

Entenda os critérios para um gato se tornar doador de sangue

Infelizmente não são todos os gatos que podem doar sangue, por isso é importante ter atenção aos critérios que o animal deve atender antes de se candidatar ao procedimento:

• Peso mínimo de 5 kg (o gato não pode estar obeso)

• Ter entre 1 e 7 anos de idade

• Estar protegido contra pulgas, carrapatos e outros parasitas

• Estar com o calendário de vacinação em dia, assim como a vermifugação

• Respeitar o intervalo entre as doações de três meses

• Não apresentar nenhuma doença ou transfusão prévia

• Não estar prenha, no caso das gatas fêmeas

• Ter um temperamento dócil e tranquilo para evitar situações de estresse durante o procedimento

Como os bancos de sangue animal são bastante escassos, é muito importante verificar se o seu pet se encaixa nos critérios estabelecidos acima para se tornar um doador. Essa é uma forma de salvar a vida de outros gatinhos, e ainda traz vantagens incríveis para o animal que doa sangue: vários exames laboratoriais são disponibilizados gratuitamente, como hemograma completo e sorologia para FIV e FeLV.

Redação: Juliana Melo