Gato

Gato com febre: como identificar o sintoma e o que fazer?

Publicado - 29 Outubro 2019 - 15h02

Atualizado - 21 Abril 2024 - 16h46

A febre em gatos pode ser um sintoma associado a diversas condições. Assim como os humanos, os felinos também estão sujeitos a passar por esse desconforto que eleva a temperatura do corpo. A diferença é que, no caso dos bichinhos, é um pouco mais difícil identificar quando o problema está acontecendo. Os gatos demoram a demonstrar quando estão com algum tipo de mal-estar e podem, inclusive, se isolar em algum lugar da casa.

Por isso, é muito importante estar sempre de olho no comportamento do seu gatinho! Conversamos com a veterinária Estela Pazos, especialista em medicina felina, para entender melhor os fatores que envolvem o surgimento da febre em gatos.

Gato com febre: como reconhecer que o seu gatinho está muito quente?

Identificar um gato com febre requer bastante atenção por parte do dono. “O gato tem a tendência a esconder a dor ou esconder o mal-estar. Muitas vezes, quando o gato demonstra que não está bem, ele já está com algo mais avançado”, explica a Dra. Estela.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Sendo assim, não espere indícios muito óbvios de que alguma coisa diferente está acontecendo no organismo do seu pet. É essencial observar qualquer mudança de conduta do animal, como se esconder em lugares diferentes ou dormir mais do que o normal. “Geralmente, no toque é possível sentir que o gato está um pouco mais quente. Ele também deixa de se alimentar, esse é um sinal bem característico de que o gato não se sente bem”, adverte a profissional.

A veterinária ainda acrescenta que o gato pode aparentar tristeza. “O gato fica com um olhar que eu chamo de ‘farol baixo’. Mais tristonho”, esclarece. Além disso, a respiração acelerada e nariz, orelhas e patas avermelhadas também podem indicar febre. Porém, lembre-se: esses sinais são possíveis sintomas de vários outros problemas de saúde. Caso o seu bichinho apresente alguma dessas características, o mais seguro é agendar uma consulta com um especialista.

Como saber se o gato está com febre medindo a temperatura: deixe essa parte com o veterinário!

A temperatura corporal dos gatos pode chegar até 39,5 graus sem ser considerada febre. Isso pode te confundir bastante durante uma tentativa de diagnóstico caseiro! Uma pessoa desavisada poderia ter a falsa impressão de hipertermia ao encostar em um gato, afinal, a temperatura corporal dos seres humanos é naturalmente mais baixa. Segundo a Dra. Estela, o recomendado é que esse processo de identificação da febre seja feito em um consultório veterinário.

A maneira correta de medir a temperatura dos gatos é por via retal, introduzindo o termômetro de modo que encoste na parede do reto. O procedimento deve ser feito por um profissional especializado para que não haja risco de lesões ao bichinho. “Tem que levar para o veterinário, para então buscar a causa da elevação da temperatura e decidir se vai precisar medicar. Não adianta dar uma medicação para abaixar essa temperatura sem tratar a causa”, esclarece a especialista.

 

Gato deitado indisposto ao fundo com termômetro em destaque

 

Possíveis causas para a febre em gatos

 

A febre em gatos pode ser provocada por inúmeras razões, incluindo infecções (por vírus ou bactérias), gripes, alergias a determinados medicamentos, lesões traumáticas e até mesmo câncer. Fatores mais simples, como excesso de exercícios ou clima muito quente, também podem ter como consequência a elevação da temperatura corporal do seu pet.

“Em gatos, existe uma febre que se chama ‘febre de origem desconhecida’. Não se sabe direito porque ocorre, às vezes não conseguimos associar a uma invasão de vírus ou bactérias. Essa febre pode passar sem conseguirmos descobrir a causa, é uma situação comum na espécie felina”, conta a Dra. Estela Pazos. “Todas as doenças relacionadas a algum agente invasor, como um vírus, podem causar a febre. Para cada vírus, temos um tipo de tratamento”, completa.

Gato com febre: o que dar para o bichinho melhorar? Saiba como é o tratamento!

Então, como você já deve ter percebido, a febre em gatos pode ser causada por diversos fatores. Por isso, é preciso identificar exatamente qual é o agente provocador do sintoma para tratar o problema direto pela raiz. Afinal, uma medicação para diminuir a temperatura corporal do gato pode não ser o suficiente para proteger o animal das possíveis doenças causadoras da febre.

“É um acontecimento muito comum na rotina clínica. As pessoas ficam aguardando a melhora e o gato acaba ficando debilitado demais. Acaba tendo outros problemas decorrentes de algo que poderia ter sido resolvido logo no início”, explica a veterinária. A profissional aconselha que você procure um profissional que, de preferência, já conheça o histórico do seu gato. Dessa forma, o especialista saberá te orientar sobre o que fazer. “Esse veterinário pode só observar por algumas horas ou levar para uma consulta para avaliar o que está acontecendo”, recomenda.

Meu gato está com febre, devo me preocupar?

É sempre melhor prevenir do que remediar, né? Para evitar qualquer complicação, a dica da Dra. Estela é que você procure uma orientação médica: “Eu sempre acho importante se preocupar, porque febre é um sintoma do organismo. Pode ser que o organismo dê conta de tratar (a febre) sozinho, mas nem sempre o sistema imunológico está pronto para resolver o problema”. Portanto, não hesite em pecar pelo excesso e não arrisque a saúde do seu gatinho. Cuidado nunca é demais!

Redação: Dóris Marinho

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas