São muitos os problemas respiratórios que podem atingir os animais domésticos - o cachorro tossindo ou espirrando já deve ser motivo de atenção. A nebulização para cachorro normalmente é utilizada como forma de tratamento para cães que estão passando por alguma complicação respiratória, mas também pode ser indicada em outras situações do dia a dia, como tempo seco. Assim como qualquer procedimento, o uso do inalador para cachorro só é eficaz se for feito do jeito correto. Reunimos a seguir algumas informações sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Nebulização em cachorro: qual a função do procedimento?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A inalação em cachorro aumenta a lubrificação da traqueia e dos brônquios do animal. Esse procedimento faz com que a irritação respiratória seja amenizada, aumentando a expectoração de possíveis secreções. O nebulizador para cachorro também pode ser usado para atingir diretamente células danificadas com uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos e substâncias broncodilatadoras - mas somente com a prescrição do veterinário depois do diagnóstico.  

Como fazer a nebulização em cachorro?

O tempo de nebulização deve ser de 10 a 15 minutos - o que pode ser ser repetido várias vezes ao longo do dia. A quantidade de soro varia de acordo com peso e porte do animal. Os cachorros braquicefálicos são os que mais costumam sofrer com problemas respiratórios e também podem fazer o procedimento, mas somente se houver a indicação de um profissional. Nunca se esqueça de sempre consultar um médico veterinário antes de fazer a inalação em cachorro.


Nebulização em cachorro: o animal pode demorar a se acostumar com o procedimento
Nebulização em cachorro: o animal pode demorar a se acostumar com o procedimento

Em quais casos a inalação em cachorro é indicada?

O nebulizador para cachorro é indicado principalmente em casos de doenças como pneumonia, tosse dos canis e crises alérgicas. Especificamente nos casos de pneumonia, além do nebulizador para cachorro, o animal deve ser acompanhado por um fisioterapeuta veterinário para fazer uma manobra que facilita o deslocamento das secreções umidificadas pela nebulização. A inalação no cachorro também ajuda a aliviar a congestão e secreção nasal e tosse.

Além disso, a nebulização em cachorro também ajuda a lidar com o ressecamento das vias aéreas causada pela baixa umidade do ar. O tempo seco pode afetar o cãozinho e até desencadear quadros infecciosos.

Como acostumar o cachorro com a nebulização?

Na hora de usar o nebulizador para cachorro é normal que o cão se assuste ou fique com medo do aparelho. Por isso, é necessário ter certa paciência para que o pet se acostume com a nebulização. Mas não desista, mostre que ele não precisa se preocupar e faça tudo aos poucos. Nunca force colocar o inalador no rosto do cão com agressividade, pois isso pode piorar ainda mais a situação, e prefira fazer nos momentos em que o cachorro está mais sonolento. Fazer um carinho enquanto o doguinho está fazendo a inalação pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo. E ah, não se esqueça de recompensar ele com petiscos pelo bom comportamento.

Redação: Hyago Bandeira