close
Raças

Tipos de Pitbull: conheça as versões mais populares dessa raça de cachorro

Atualizado · 04 de janeiro de 2022 · 15h06

Publicado · 19/08/2020 · 18h47

Sabia que existem alguns tipos de Pitbull? Entenda a diferenças entre cada um!
Sabia que existem alguns tipos de Pitbull? Entenda a diferenças entre cada um!

O Pitbull está entre os cães mais populares entre os brasileiros e faz um sucesso danado por onde passa. Mas você sabia que essa, na verdade, não é uma raça de cachorro, e sim um termo que serve para identificar um grupo de cães? Sim, é isso mesmo: existem várias raças de Pitbull por aí, e não apenas uma única versão do doguinho.

Todos os tipos de Pitbull têm características físicas muito semelhantes, como o corpo musculoso, os olhos amendoados e o formato do rosto típico da raça. O que poucos percebem é que, apesar de serem bem parecidas, as variações de Pitbull também tem suas diferenças. Quer saber mais sobre o assunto? Descubra abaixo quais os tipos de Pitbull que existem e como reconhecer cada cachorro!

Conheça a história por trás da origem do cachorro tipo Pitbull

Os diferentes tipos de Pitbull não são reconhecidos como uma única raça, e sim um grupo de cães. Mas qual é a origem desses animais, afinal de contas? A realidade é que não existem registros históricos que comprovem onde as raças de Pitbull nasceram. No entanto, o que se sabe é que o surgimento delas aconteceu por volta do século XIX a partir do cruzamento de cachorros Bulldogs com alguns tipos de Terriers (como o Terrier Inglês, por exemplo, que já foi extinto).

Mas, para entender um pouco melhor como os tipos de Pitbull surgiram, é necessário mergulhar na história do Bulldog. Esses cães eram, originalmente, utilizados para travar lutas com touros, que eram chamadas de “bull baiting”. Com a proibição desse esporte, veio a ideia de cruzar o Bulldog Inglês com espécies de Terrier, que foi o que ocasionou no Pitbull.

Uma curiosidade é que hoje existem mais de 20 espécies de Pitbull - incluindo algumas misturas -, mas nem todos são reconhecidos oficialmente. Os únicos que obtêm esse reconhecimento são o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier. Ainda assim, as diferentes espécies de Pitbull são definidas por meio de algumas similaridades.

Raças de cachorro Pitbull: entenda o que define esse grupo de cães

Se a ideia é comparar os tipos de Pitbull, fotos nem sempre são a melhor forma de analisar e compreender a diferença entre as espécies. Como já foi dito, todas as raças de Pitbull apresentam características físicas muito semelhantes, o que torna difícil a distinção. Além do porte atlético e musculatura forte, esse grupo de cães apresenta uma fisionomia singular e de fácil reconhecimento.

Mas quantas raças de Pitbull existem, afinal? Para responder a essa pergunta, é bom esclarecer uma coisa: os diferentes tipos de Pitbull pertencem a diferentes linhagens sanguíneas, o que significa que eles não são necessariamente da mesma raça. Ou seja, são várias raças que formam um único grupo.

Dentre os tipos de Pitbull, podemos citar:

  • American Pitbull Terrier
  • Staffordshire Bull Terrier
  • American Bully
  • American Staffordshire Terrier

Para conhecer melhor cada um dos tipos de raça de Pitbull, é só continuar lendo!

1) American Pitbull Terrier é um dos tipos de cachorro Pitbull mais comuns

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
     Tipos de pitbull: Red Nose é um dos subtipos do American Pitbull Terrier, popularmente conhecido pelo seu focinho avermelhado
    Tipos de pitbull: Red Nose é um dos subtipos do American Pitbull Terrier, popularmente conhecido pelo seu focinho avermelhado

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    Dentre todos os tipos de Pitbull, o American Pitbull Terrier é, certamente, o mais famoso. Apesar da fama de bravo, o cãozinho desta raça tem tudo para conquistar qualquer família, já que se trata de um Pitbull dócil e amigável. No entanto, a personalidade territorialista exige um adestramento positivo para garantir a convivência em harmonia com outros animais. Dessa forma, é necessário que o filhote de Pitbull seja educado de maneira carinhosa, evitando brincadeiras mais violentas e brutais que podem passar a mensagem errada do comportamento ideal. 

    Com o corpo comprido e a cabeça grande, o American Pitbull Terrier pode medir até 50 cm e pesar cerca de 30 kg. Outro aspecto que chama atenção no animal é a cor do seu focinho, que pode variar desde os tons de preto ao vermelho, resultando em subtipos de raça de Pitbull - variações como o famoso Red Nose são as mais populares.

    2) Staffordshire Bull Terrier é uma raça de cachorro Pitbull carinhosa e brincalhona

    Assim como os outros tipos de Pitbull, o   Staffordshire Bull Terrier é amigável e companheiro
    Assim como os outros tipos de Pitbull, o Staffordshire Bull Terrier é amigável e companheiro

    Também conhecido como StaffBull, o Staffordshire Bull Terrier também está na lista de tipos de Pitbull mais populares. Ainda que algumas características físicas contribuam para a fama de cão bravo, como o maxilar largo, o pescoço curto e tronco forte, o cão desta raça é ainda mais amigável que o American Pitbull Terrier. Não é à toa que ele é conhecido pelo seu apego e cuidado com crianças e bebês, sendo um ótimo candidato à nanny dog. Esse é um Pitbull manso, carinhoso e super dedicado à sua família humana, mas ainda assim o adestramento não deve ser dispensado.

    Mas não se engane somente com essas características. Esse Pitbull é dócil, mas ao mesmo tempo tem energia de sobra e é super ativo. Justamente por esse motivo, a raça requer uma rotina de passeios e atividades diárias para se exercitar adequadamente. O Staffordshire Bull Terrier costuma medir, em média, 35 cm e pesar até 17 kg. Logo, é uma raça de Pitbull pequeno, se comparada com o American Pitbull Terrier.

    3) American Bully é uma das espécies de Pitbull que oferecem proteção e dedicação em vários tamanho

    O American Bully é um tipo de Pitbull menor do que as outras variações
    O American Bully é um tipo de Pitbull menor do que as outras variações

    Ainda que seja uma raça nova, o American Bully é um tipo de Pitbull bem conhecido. De origem estadunidense, a raça possui cinco categorias de tamanho: American Bully Pocket, American Bully Classic, American Bully Standard, American Bully Extreme e American Bully XL. Ou seja, na prática é possível encontrar uma raça de Pitbull pequeno - que é a versão pocket - até cães maiores, como o Extreme e o XL. Independentemente da sua escolha, os tipos de Pitbull (filhote ou adulto) são bem parecidos, já que o combo de corpo musculoso, cauda curta, mandíbula acentuada e formato de cabeça grande é a marca registrada do cãozinho dessa raça.

    Além disso, a personalidade e temperamento da raça não variam. Para quem busca um cachorro resistente, alegre e camarada, o American Bully é a escolha certa, já que companheirismo e fidelidade são os traços característicos da sua personalidade. Então, se você está se perguntando quais tipos de Pitbull são indicados para famílias com crianças, o American Bully é uma das melhores opções. 

    4) Pitbull: tipos incluem o American Staffordshire Terrier, versão mais atlética do grupo

     O American Staffordshire Terrier requer caminhadas diárias para se manter feliz e saudável
    O American Staffordshire Terrier requer caminhadas diárias para se manter feliz e saudável

    O American Staffordshire Terrier nada mais é do que uma versão norte-americana do Staffordshire Bull Terrier. Mas, ainda que possuam características físicas bem semelhantes, o que difere esses tipos de Pitbull é o tamanho. Isso porque o American Staffordshire Terrier é mais alto e mais forte. Além disso, ele possui o rosto mais arredondado que as outras variações de Pitbull, o que lhe garante um ar bem peculiar. 

    Por trás do do corpo musculoso e da “cara de mau”, o cão dessa raça carrega uma personalidade marcada por amor, carinho e lealdade. Ou seja, assim como outros tipos, Pitbull é dócil e manso se for criado com afeto e reforços positivos. Outra característica do American Staffordshire Terrier é a sua aptidão para atividades físicas, sendo um ótimo cão para competições e práticas de esportes caninos. 

    Redação: Úrsula Gomes e Juliana Melo

    O que é pedigree de cachorro?

    Próxima matéria

    O que é pedigree de cachorro?

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Labrador: temperamento, saúde, cuidados e preço dessa raça de cachorro grande e muito popular
    Grandes

    Labrador: temperamento, saúde, cuidados e preço dessa raça de cachorro grande e muito popular

    O Labrador é um dos cachorros mais dóceis e amigáveis que você vai encontrar por aí. Não é à toa que ele faz parte da lista dos animais de grande porte mais populares do mundo. Inteligente e focado, junto do Golden Retriever ele também é uma ótima opção para o trabalho de cão guia, auxiliando portadores de deficiência visual. Conviver com um Labrador e não se apaixonar por ele no dia a dia é praticamente impossível.

    Samoieda: conheça tudo sobre a raça de cachorro originária da Sibéria
    Raças

    Samoieda: conheça tudo sobre a raça de cachorro originária da Sibéria

    O cachorro Samoieda é sem dúvidas um dos pets mais companheiros que existem. Com seu porte médio e as características físicas marcantes e típicas da raça, a raça de cachorro conquista admiradores por onde passa. O alto nível de energia também é um traço forte desse pet, que não possui nada de tímido. Ficou curioso para conhecer mais sobre a raça originária da Sibéria? Então dá só uma olhada no guia que preparamos com tudo sobre esse doguinho: origem, personalidade, cuidados básicos de rotina, saúde e muito mais.

    Ver Todas >

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre
    Adote um animal

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

    O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?
    Adote um animal

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?

    Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

    Ver Todas >