Cuidados dos animais

Tem como saber se o gato é fêmea pela cor?

Publicado - 05 Setembro 2024 - 16h23

Atualizado - 05 Setembro 2024 - 16h23

Uma dúvida comum entre muitos gateiros é se tem como saber se o gato é fêmea pela cor. Afinal, tanto a cor de gato quanto o sexo são definidos pela genética de cada animal. Então será que é possível dizer, por exemplo, que um gato tricolor sempre é fêmea? Quais cores costumam ser associadas a esse sexo do animal?

Se você ficou curioso para saber as respostas dessas perguntas, seus problemas acabaram! O Patas da Casa preparou uma matéria especial com tudo que você precisa saber sobre o assunto, com vários detalhes da genética felina.

Como saber se o gato é macho ou fêmea?

Identificar o sexo de gato pode ser difícil para quem não tem muita experiência com isso. No entanto, existem, sim, alguns aspectos que podem ser observados e que ajudam a diferenciar um gatinho de uma gatinha. Então como saber se o gato é macho ou fêmea?

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A principal dica é observar o formato do órgão genital. No caso das fêmeas, a vagina tem um formato vertical; enquanto nos machos o órgão sexual é caracterizado por um pontinho redondo (que é onde fica retido o pênis).

Além disso, a distância entre os órgãos genitais e o ânus do animal também muda conforme o sexo. Em uma gata fêmea, a distância entre eles não passa de 1 centímetro. Já em um gato macho, é de, aproximadamente, 3 centímetros. Você pode fazer uma dedução visual ou então utilizar uma fita métrica para medir.

Outra maneira de identificar isso é apalpando o animal. Se não for um gato castrado, você consegue sentir a bolsa escrotal dos gatos machos com o toque (mas tente fazer isso com sutileza para não machucá-lo). Para te ajudar, veja abaixo como saber se o gato é macho ou fêmea:

infográfico que mostra como saber se o gato é macho ou fêmea

Tem como saber se o gato é fêmea pela cor?

Agora que você já sabe as principais diferenças físicas entre um gato macho e fêmea, deve estar se perguntando como que o sexo se relaciona com a cor dos bichanos, não é mesmo?! Bom, a verdade é que não tem como saber se o gato é fêmea pela cor com 100% de certeza sem analisar os órgãos genitais do pet.

O que acontece é que, dependendo da cor da pelagem do gato, existe uma probabilidade maior de ele ser macho ou fêmea. É o caso, por exemplo, do gato escaminha (ou casco de tartaruga) e do tricolor.

É bem provável que você já tenha ouvido falar que o gato tricolor é sempre fêmea. E bom, isso tem um enorme fundo de verdade. De fato, a maioria dos bichanos dessa cor é fêmea — assim como o gato escama de tartaruga — porque as colorações laranja e preto, presentes nesses padrões, estão ligadas ao cromossomo X.

No entanto, quando o gatinho tem uma cor diferente dessa, fica muito mais difícil ‘deduzir’ qual é o sexo dele. Ou seja, se é um gato branco, laranja, preto, cinza ou bicolor, não tem como saber se o gato é fêmea pela cor.

gato escaminha deitado
Além do gato tricolor, o gato escaminha também costuma ser fêmea

Por que gato tricolor é quase sempre fêmea?

Um grande questionamento que muitas pessoas fazem é se existe gato tricolor macho ou se apenas as fêmeas podem nascer com três cores. Sim, até podem existir machos assim, mas a grande maioria é fêmea. A explicação para isso está na genética desses animais.

A cor é definida pela melanina, proteína que é dividida em eumelanina e feomelanina. Enquanto a primeira tem relação com cores escuras, como preto e castanho, a segunda puxa para tons de vermelho e alaranjado. Já o branco pode se apresentar de três formas: por meio do gene de cor branca, gene da mancha branca ou gene do albinismo.

A cor de gato tem relação direta com os cromossomos sexuais dos animais. As fêmeas são consideradas XX, e os machos XY. O que acontece é que tanto a cor laranja quanto a cor preta estão ligadas ao cromossomo X. Ao mesmo tempo, o gato tricolor precisa ter as cores laranja, preta e branca. Como os gatos machos são XY, teoricamente eles não conseguem apresentar o preto e o laranja ao mesmo tempo; mas as fêmeas sim.

É por isso que muita gente pensa que todo gato tricolor é fêmea. No entanto, existe uma exceção, que são gatos machos com a Síndrome de Klinefelter, uma anomalia genética caracterizada por um cromossomo a mais. Nesses casos, os gatos são XXY, e podem, portanto, ser tricolores.

Essa mesma lógica se aplica ao gato escaminha, que é uma pelagem que mistura tons de preto com laranja. Nesses dois casos, por causa da lógica da genética, até tem como saber se o gato é fêmea pela cor, mas é sempre importante averiguar de outras formas, já que o gatinho pode ser macho e portador da Síndrome de Klinefelter. 

Paralelamente, isso também explica porque o gato laranja costuma ser macho. Afinal, para ser totalmente laranja, basta um cromossomo X com essa cor; enquanto as fêmeas precisam ter os dois cromossomos X com o gene laranja.

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Alimentação

Como saber se seu gato precisa de ração hipoalergênica? Veterinária esclarece os principais sinais

A alergia alimentar em gatos é um problema relativamente comum, geralmente causado pelo consumo de rações no dia a dia. Essa condiçã...

Comportamento

Gatos são mesmo frios? A verdade sobre o comportamento afetivo dos felinos

Quem nunca ouviu alguém dizer que os gatos são frios? A fama de que os felinos são independentes, reservados e até antissociais atra...

Gato

Caspa em gato: quais são as causas e os principais cuidados para eliminar as casquinhas no pelo

Notar pequenos pontinhos brancos no pelo do gato pode deixar qualquer tutor em dúvida: será apenas sujeira ou algum problema de pele...

Cachorro

Cães podem ter intolerância a glúten? Veterinária esclarece os sintomas, diagnóstico e cuidados

Muita gente associa o glúten apenas a problemas digestivos em humanos, mas você sabia que seu cão também pode ter reações a essa pro...

Cachorro

Infecção urinária em cachorro: veterinária explica como a alimentação pode ajudar no tratamento

Quando um cachorro começa a fazer xixi fora do lugar, em pequenas quantidades ou até com a presença de sangue, pode ser sinal de que...

Cachorro

Sachê para cachorro: veterinária lista 5 motivos para oferecer a ração úmida todos os dias

Muitos tutores têm o hábito de complementar a alimentação de seus cães com a chamada ração úmida, principalmente como uma forma de a...

Alimentação

Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários

Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto ...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?