Adoção animal

Staffordshire Bull Terrier: saiba tudo sobre a raça de cachorro tipo Pitbull

Publicado - 07 Dezembro 2023 - 17h55

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Existem alguns tipos de Pitbull, e o Staffordshire Bull Terrier é um deles. Com um tamanho médio, mas uma postura imponente, muitas pessoas acreditam que a raça é brava ou tem um temperamento difícil de lidar, mas acredite: as aparências enganam. Por trás do seu jeito parrudo, o Staff Bull (como também é chamado) é adorável, com um temperamento tranquilo e é um cãozinho extremamente leal à sua família. São tantas qualidades que o “The Staffordshire Bull Terrier” é um dos cachorros do grupo Pitbull mais populares por aqui!

Quer conhecer melhor o Staffordshire Bull Terrier? Filhote ou adulto, esse cãozinho é uma grata surpresa para várias famílias. Por isso, preparamos um guia com várias informações sobre a raça de cachorro, como preço, cuidados, características físicas e comportamentais, além de várias outras curiosidades. Dá só uma olhada!

Raio-X do cachorro Staffordshire Bull Terrier

  • Origem: Grã-Bretanha
  • Grupo: Terriers (do tipo Pitbull)
  • Pelagem: curto, liso e assentado
  • Cores: vermelho, fulvo, branco, preto ou azul (com ou sem branco)
  • Personalidade: dócil, amigável, fiel e inteligente
  • Altura: 33,5 a 40,5 cm
  • Peso: 11 a 17 kg
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Conheça a origem do Staffordshire Bull Terrier

Muita gente confunde o American Staffordshire Terrier com o Staffordshire Bull Terrier. No entanto, uma das grandes diferenças entre os dois cãezinhos é que o primeiro foi desenvolvido nos Estados Unidos, e o segundo é originário da Grã-Bretanha. O Staff Bull, como também é chamado, deriva do cruzamento entre cães do grupo Terrier e Bulldogs. Ele surgiu no século XIX, entre a cidade de Birmingham e o condado de Staffordshire, na Inglaterra.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Assim como outros cães da mesma linhagem do Staffordshire Bull Terrier - o Bull Terrier mesmo, por exemplo -, estes animais eram muito utilizados em rinhas e lutas com touros. Em 1835, a prática foi proibida e as raças passaram a ser domesticadas para o convívio familiar. No caso do Staff Bull - ou Terrier Staffy -, o United Kennel Club (UKC) reconheceu a raça em 1935; e o American Kennel Club (AKC) em 1974.

O Staff Bull Terrier tem porte médio e é musculoso

Forte, robusto e com uma aparência imponente, o cão Staffordshire Bull Terrier não passa despercebido nos lugares. Ele tem uma pelagem curta, lisa e bem rente ao corpo, que não cai com tanta facilidade. Além disso, as cores do cachorro consideradas oficiais são: vermelho, fulvo, branco, preto ou azul (essa última sendo também chamada de blue Staffordshire Bull Terrier). Elas podem ou não ter combinações com branco. O padrão tigrado também é aceito.O Staff Bull Terrier tem uma altura que pode variar de 35,5 cm a 40,5 cm. Já o peso pode ser de 11 kg a 17 kg.

Staffordshire é um cachorro tipo Pitbull

Staffordshire? Pitbull? Apesar de ser muito parecido com outras variações de Pit Bull, como o próprio American Pit Bull Terrier e o American Staffordshire Terrier, existem algumas diferenças entre as raças, como:

  • Tamanho: o Staffordshire Bull Terrier é o menor dos cães. Em seguida vem o Amstaff e por último o American Pit Bull.
  • Orelhas: enquanto os cães de origem americana normalmente têm as orelhas cortadas (prática conhecida como conchectomia, altamente contraindicada e que se enquadra como um crime de maus-tratos no Brasil), o Staff Bull não sofre com isso.
  • Cabeça: tanto o American Staffordshire Terrier quanto o cachorro Staff Bull têm cabeças mais largas do que um Pit Bull.
Quatro cachorros Staffordshire Bull Terrier em campo floridoStaffordshire Bull Terrier deitado com a língua de foraStaffordshire Bull Terrier de lado em pé na gramaStaffordshire Bull Terrier deitado em cima de troncoStaffordshire Bull Terrier feliz com a língua de foraStaffordshire Bull Terrier marrom andando pelo campo
 

 

Cão Staffordshire Bull Terrier tem uma personalidade cativante

 

  • Convivência

Muitas pessoas se surpreendem com o temperamento dócil do Staffordshire Bull Terrier. Mesmo tendo um passado violento por causa das rinhas e lutas com touros, os cães da raça Staff Bull desenvolveram uma personalidade muito amigável, gentil, tranquila e afetuosa.

É isso mesmo: por trás do seu visual bruto, existe um bichinho cheio de amor para dar, extremamente fiel e devoto à família. Mas, apesar de amar incondicionalmente os humanos, a raça Staffordshire Bull Terrier é bastante independente e consegue se virar bem sozinha. Só é importante dedicar uma parte do seu dia a esses cachorros, pois são apegados com a família.

É por esse motivo que a convivência com esses pets costuma ser tão harmônica e gostosa. Com o adestramento e socialização corretos, eles se tornam grandes companheiros dos humanos e mantêm uma boa relação com todos. No entanto, é importante lembrar que o Staff Bull precisa de exercitar frequentemente, pois ele é super energético e tem que extravasar isso de alguma forma. O enriquecimento ambiental para cães é uma ótima forma de garantir o bem-estar e a boa qualidade de vida do pet!

  • Socialização

Não é difícil socializar cachorros da raça Staff Bull, pois eles são animais naturalmente sociáveis e dóceis. Ainda assim, o ideal é que o processo de socialização aconteça desde os primeiros meses de vida, com o Staffordshire Bull Terrier filhote. Isso vai facilitar - e muito - a estreitar o relacionamento do cãozinho tanto com a própria família, quanto com outras pessoas.

Geralmente, a raça se dá muito bem com crianças e visitas (desde que não haja nenhuma ameaça em potencial para sua família). Já com outros cachorros, eles podem ser um pouquinho desconfiados e é bom supervisionar as interações.

  • Adestramento

No ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren, o Staffordshire Bull Terrier ocupa a 49ª posição, ao lado dos Dachshund. Quer dizer que ele é um cachorro inteligente, mas que o processo de adestramento tem que ser um pouco mais firme para atingir os resultados desejados. O Staff Bull pode aprender comandos, truques e outras coisas, mas o tutor precisa ter paciência para isso. Uma forma de prender a atenção da raça é utilizando reforços positivos, como petiscos, carinho ou o brinquedo preferido dele.

Lembramos que técnicas negativas, como castigos e punições, não devem fazer parte do treinamento, pois podem causar traumas e despertar um lado mais agressivo do animal. O modo de criação faz toda a diferença para moldar o comportamento das raças de cachorro (Staffordshire ou não).

5 curiosidades sobre o Staffordshire Bull Terrier

  1. A nomenclatura “Bull” da raça provém do Bull Baiting, que nada mais era do que a luta com touros.
  2. O Staffordshire Bull Terrier deu origem ao American Staffordshire “Bull” Terrier.
  3. Nos Estados Unidos, há uma lei que proíbe a raça em locais públicos (assim como outros tipos de Pit Bull).
  4. O Staff Bull era conhecido como um “cachorro babá”, graças à sua personalidade dócil e paciente com as crianças.
  5. Para originar o Staffordshire, Bulldog foi cruzado com cães do grupo Terrier.

Staffordshire Bull Terrier filhote: o que esperar e como cuidar do cãozinho?

O Staff Bull filhote é um poço de energia! Ele pode ser um pouquinho sonolento e preguiçoso nas primeiras semanas de vida, mas depois que começar a querer conhecer o mundo, ninguém pode pará-lo. É importante direcionar esse tanto de disposição para os acessórios certos, e os brinquedos para cachorro cumprem uma função importante nesse aspecto. Esse também é o melhor momento para o adestrar e socializar o Staffordshire Bull Terrier.

Assim como qualquer outro doguinho, devemos adaptar a casa para receber o animal. Isso significa separar um espaço adequado para o Staff Bull Terrier dormir, descansar, brincar e fazer suas necessidades. A compra de itens básicos, como uma cama, tapetes higiênicos para cachorro, potes de ração, cortador de unha, entre outros, é importante. A ração para cachorro, inclusive, deve ser apropriada para a idade e o porte do animal. Você pode conversar com um médico veterinário para pedir sugestões.

Staffordshire Bull Terrier filhote em cima de folhas secasStaffordshire Bull Terrier filhote preto de lado em cima de bancoStaffordshire Bull Terrier filhote marrom com patinhas para frenteStaffordshire Bull Terrier olhando para o ladoStaffordshire Bull Terrier dando a patinhaStaffordshire Bull Terrier deitado na grama rolando

 

Cuidados básicos com a rotina do Staff Bull Terrier

 

  • Escovação: os pelos do Staff Bull não caem em abundância, mas é necessário escová-los ao menos uma vez por semana para manter a pelagem saudável e bonita.
  • Banho: você pode dar banho no cachorro Staff Bull mensalmente. Lembre-se de usar sempre produtos específicos para animais e não esqueça de secá-lo depois!
  • Dentes: o ideal é escovar os dentes do cãozinho de duas a três vezes por semana. Isso ajuda a prevenir uma série de problemas bucais, como o tártaro em cachorro.
  • Unhas: é bom aparar as unhas do animal sempre que elas estiverem compridas. Observe as necessidades do seu amigo, mas uma vez por mês costuma ser suficiente para isso.
  • Ouvido: pode acumular cera no ouvido do cachorro Staff Bull, portanto o recomendado é verificar a região semanalmente e limpar a cada 15 dias com produtos de uso veterinário.

O que você precisa saber sobre a saúde da raça Staffordshire Bull Terrier?

O Staff Bull é um cachorro forte e tem boa resistência, mas alguns problemas de saúde podem surgir com o passar dos anos. A displasia coxofemoral em cães, por exemplo, é um ponto de atenção. O quadro afeta a mobilidade do animal, causando dor e incômodo ao andar devido ao encaixe errado da articulação do quadril. Doenças oculares, como a catarata em cachorro e distiquíase, também podem ocorrer. Além disso, o palato alongado e as flatulências são outras situações que vale a pena ficar atento.

O acompanhamento veterinário do Staffordshire Bull Terrier é indispensável para saber como anda a saúde do animal. As doses de vacina para cachorro devem ser reforçadas anualmente, e os cuidados com vermífugos e remédios antiparasitários não podem ser deixados de lado.

Staffordshire Bull Terrier: preço do filhote pode chegar a R$ 6 mil

Se você deseja abrir as portas de casa para um Staff Bull, preço certamente deve ser uma das suas maiores preocupações, certo? Os valores da raça são bem variáveis, e é possível encontrar cães por um preço mínimo de R$ 2 mil e que vai, no máximo, até R$ 6 mil. Tudo vai depender do canil escolhido e das características de cada animal. A linhagem genética, bem como o padrão de cores e sexo, são determinantes para definir o valor de cada animal, mas a faixa de preço não costuma ser muito inferior ou superior a isso.

Antes de adquirir um cachorro Staff Bull, não esqueça de procurar um canil de cachorro de confiança. O lugar deve ter boas referências e ser bem avaliado por outros clientes. Uma dica é realizar visitas ao estabelecimento uma ou duas vezes antes de efetuar a compra para se certificar de que todos os animais ali são bem tratados.

Perguntas e respostas sobre o Staffordshire Bull Terrier

Qual a diferença entre Staffordshire Bull Terrier e Pitbull?

O Staffbull Terrier costuma ser menos alto e forte do que um American Pitbull Terrier (que é a versão mais conhecida dos tipos de Pitbull). Starffordshire também costuma ter a cabeça mais larga do que um Pitbull normal, outra clara diferença.

Quanto custa um Staffordshire filhote?

A raça de cachorro Staffordshire pode ser encontrada por preços entre R$ 2.000 e R$ 6.000 no Brasil. O valor varia de acordo com as características do animal, tanto físicas quanto genéticas, e com o canil escolhido. 

Como é ter um Staffordshire Bull Terrier?

O Staffordshire é um cachorro tipo Pitbull bastante dócil e leal aos humanos. Ele é gentil, paciente e muito indicado para famílias com crianças, podendo inclusive atuar como um cachorro babá. Ao mesmo tempo, o Staffbull é protetor e faz de tudo para defender aqueles que ama.

Como saber se um Staffordshire Bull Terrier é puro?

O Staffordshire Bull é um cachorro forte e musculoso, mas bem menor do que um Pitbull. Ele pode medir de 33 a 40 cm e pesar de 11 a 17 kg. Em questão de temperamento, ele é um dos cachorros tipo Pitbull mais dóceis e companheiros que existem!

Quantos anos vive um Staffbull?

O cachorro Staffordshire tem uma expectativa de vida média de 12 a 14 anos. É importante que ele seja bem cuidado e bem tratado, e faça um acompanhamento regular com um médico veterinário de confiança. Além disso, a alimentação deve ser adequada para cada uma das fases de vida do Staff Bull.

Publicado originalmente em: 15/08/2022
Atualizado em: 07/12/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas