Gato

Seu gato está sofrendo com o calor? Listamos 10 truques infalíveis para refrescar o pet

Publicado - 21 Novembro 2023 - 14h41

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os gatinhos adoram relaxar no sol enquanto passam o tempo tirando um cochilo. Contudo, com a onda de calor extremo que tem atingido o país, surge a dúvida: será que o gato sente calor? Apesar de não apresentarem sinais evidentes, como respiração ofegante e barulhenta, os gatos sentem calor e podem ficar extremamente desconfortáveis em dias mais quentes. Diante dessa preocupação, o Patas da Casa trouxe 10 dicas infalíveis de como refrescar gatos no calor para garantir o bem-estar deles.  

Como saber se o gato está sentindo calor?

Se os felinos são animais tão discretos e sutis, como saber se o gato está sentindo calor? Quando a temperatura do dia ultrapassa os 25ºC, o comportamento felino muda e fica mais fácil perceber um gato com calor. Sintomas como inquietação, apatia, miado de gato excessivo, salivação intensa, respiração com a boca aberta e perda de apetite são sinais claros de um gatinho incomodado com o calor.

O que o calor pode causar no gato?

Como os felinos normalmente consomem menos água do que deveriam, o calor associado a falta de hidratação pode deixar o gato desidratado, uma condição séria que pode levar o pet a óbito.

Imagem Quiz:O que seu gato faz quando você sai de casa?

O que seu gato faz quando você sai de casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Confira abaixo 10 dicas de como refrescar o gato com calor.

1) Gato com calor precisa de água fresca e geladinha

Quando pensamos em um gato com calor, a hidratação é o principal cuidado que os tutores precisam ter. Para evitar quadros de desidratação, é recomendado espalhar diversos bebedouros para gatos pelos cômodos, de preferência em locais que não bata sol para manter a água fresca. O tutor pode investir também na fonte de água para gatos, pois ela estimula os felinos a se hidratarem.

2) Toalha gelada pode ajudar quando o gato sente calor

Existem várias dicas simples que podem ajudar muito o gato com calor. Dentre elas, temos o velho e clássico truque da toalha. Basta pegar uma toalha de rosto ou corpo, molhá-la bem, tirar o excesso de água e passar no corpo do gato. Para deixar ainda mais refrescante, você pode colocar a toalha em uma saquinho plástico depois de molhar, e deixá-la durante uns 30 minutinhos na geladeira.

Mas atenção: se o gatinho não curtir o toque da toalha molhada no corpo, não insista. Respeite o espaço do felino e busque outra maneira de refrescá-lo para não deixar o gato estressado. Uma dica super bacana que costuma dar certo para refrescar os felinos é estender ou enrolar uma toalha geladinha em lugares que o gatinho curte descansar, assim evita o toque da toalha no molhada no corpo dele. 

gatos deitados lado a lado com uma toalha gelada proximo
Gato com calor: a dica da toalha gelada é super prática e econômica 

3) Congele água em formas e ofereça para o gato com calor beber

Para estimular o bichano a se hidratar, você pode fazer cubinhos de gelo diferentes. O tutor pode usar tanto as forminhas tradicionais de gelo quanto forminhas maiores, como de cupcake. Basta encher de água, colocar no freezer e, depois de congelado, inserir dentro de bebedouros. Assim, o gelo vai estimular as lambidas do gatinho e também a hidratação.

4) Gato sente calor e o tapete gelado pode ajudar a refrescar 

O tapete gelado para gatos é uma ótima alternativa para os dias de calor. Super prático e eficiente, o tapete contém em seu interior um gel que, ao entrar em contato com o peso do animal, refrigera, proporcionando frescor para o pet. Ele costuma durar cerca de 3 a 4 horas, e após esse tempo, precisa de 30 minutos sem o peso do pet para voltar a fazer efeito. Lembre-se de jamais colocar o tapete gelado em contato com o sol, pois o intuito dele é justamente o contrário. Opte por locais da casa que sejam frescos e limpos.

5) Escovação regular refresca o gato com calor

O gato soltando muito pelo durante o verão é realmente um pesadelo. Como os bichanos têm tendência maior a perder pelos nessa época, o pelo de gato morto que fica  “preso” no corpo do animal acaba aquecendo ainda mais o felino. Uma forma de evitar isso é escovar os pelos de gato diariamente para retirar essa pelagem incômoda. 

gatinho comendo um pedaço de melancia
Para refrescar o gato com calor, as frutas são aliadas

6) Ofereça sachê gelado quando os gatos sentem calor

Quer saber o que fazer para refrescar o gato no calor e ainda deixá-lo muito feliz? Ofereça um sachê para gatos refrigerado. Além de ser composto de 80% de água, ótimo para hidratar o gato no verão, o aroma e sabor da ração úmida estimula o apetite do felino, sendo uma ótima opção para os dias em que o pet não está muito a fim de se alimentar devido ao calor.  

7) Congele pastinha de atum e salmão para refrescar gato com calor

Por alguma razão, os felinos são completamente apaixonados por peixes, especialmente o atum. Portanto, uma forma de refrescar o felino enquanto ele se alimenta é oferecendo patê para gatos congelado. Assim como os sachês, os patês são ricos em água e vão proporcionar a hidratação do bichano. Além disso, como ele tem um formato mais sólido que os sachês, fica mais fácil congelá-los para serem oferecidos super geladinhos.

8) Gatos sentem calor e brinquedos congelados são estimulantes e refrescantes

Que tal congelar alguns brinquedos para gatos para que eles possam se refrescar enquanto se divertem? Basta escolher um brinquedinho que tenha a possibilidade de ser enchido com água, como os brinquedos de plástico. Depois de enchê-lo, coloque no freezer protegido por um saquinho plástico e, após congelado, ofereça para o gato com calor brincar e se refrescar. 

9) Congele frutinhas e ofereça para o gato com calor

As frutas para gatos também são ótimas opções para refrescar os animais, especialmente se elas estiverem geladinhas. Mas o que gato pode comer? As frutas liberadas para os felinos são a melancia, morango, maçã, banana e pera. Um truque para deixá-las ainda mais refrescantes é colocá-las no freezer. Com certeza os felinos vão amar se deliciar com as frutinhas enquanto se refrescam. 

gatinho brincando com folhas dentro de pote cheio de água
Gatos sentem calor e bacias cheias de água podem ajudar a refrescar o bichano 

10) Coloque bacias e baldes em lugares frescos para o gato se refrescar

Embora alguns gatinhos adorem brincar com a água, essa não é uma característica muito comum entre os felinos. Uma maneira de estimular o gatinho a brincar é espalhando bacias e baldes com água por cantos frescos da casa. Para tornar a brincadeira mais estimulante e atiçar o instinto do gato caçador, você pode colocar folhas e objetos que simulam uma presa dentro do recipiente.

Lembre-se que o banho em gato não deve ser dado no dia a dia, pois ele só é recomendado para casos específicos, como doenças de pele e sarna. Portanto, nem adianta procurar como dar banho em gato no verão, porque essa prática não é nada recomendada pelos veterinários, ok? 

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Comportamento

Gato miando: 8 segredos que não te contaram sobre a principal forma de comunicação dos felinos

Qualquer pai de pet está acostumado a ouvir o gato miando em casa pelos mais diversos motivos. Às vezes é fome, vontade de receber c...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas