Alimentação animal

Sarna em gatos: veterinário explica como a dieta pode ajudar no tratamento da doença de pele

Publicado - 26 Maio 2025 - 15h00

Atualizado - 26 Maio 2025 - 15h55

Foto do Lucas Oliveira - Médico Veterinário

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

A sarna em gatos é uma doença de pele que preocupa qualquer tutor de felinos. Infelizmente, ela é mais comum do que se imagina e pode afetar tanto gatos de rua quanto os que vivem exclusivamente dentro de casa, sabia?

Esse problema de saúde pode provocar uma série de sintomas bem desconfortáveis, como coceira intensa, descamação, feridas e até queda de pelos. E não para por aí: a sarna de ouvido em gatos também entra nessa lista, afetando a região interna das orelhas e causando secreções e mau cheiro. Ou seja, é um problema que exige atenção e tratamento adequado.

Mas o que muita gente não sabe é que, além do remédio para sarna em gatos, shampoos e cuidados tópicos, a alimentação do gato tem um papel fundamental na recuperação. Isso mesmo! A dieta pode ajudar — e muito — a fortalecer o sistema imunológico e acelerar a cicatrização da pele.

Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A seguir, o veterinário Lucas Oliveira explica em detalhes como tratar sarna em gatos com a ajuda da nutrição — fornecendo orientações valiosas sobre o que fazer e o que não fazer nesses casos. Confira!

O que é a sarna em gatos?

A sarna em gato é uma doença dermatológica causada por ácaros que se instalam na pele ou nos ouvidos do animal. Existem diferentes tipos de sarna, mas a sarna de ouvido em gatos (conhecida como otodécica) é uma das mais comuns — e, infelizmente, bem chata de tratar.

Os sintomas mais frequentes de sarna em gatos incluem:

  • Queda de pelo
  • Irritação intensa
  • Vermelhidão
  • Presença de crostas ou descamação
  • Bastante coceira

Como tratar sarna em gatos com ajuda da alimentação?

O tratamento da sarna em gato normalmente envolve o uso de medicamentos tópicos ou orais e shampoos específicos. Além disso, é fundamental estar em contato constante com um médico veterinário, pois apenas um profissional pode indicar o melhor remédio para sarna em gatos — afinal, o tipo de sarna pode variar.

Junto com os métodos tradicionais, os veterinários têm reforçado cada vez mais a importância da alimentação como suporte no tratamento. Isso porque uma boa nutrição pode auxiliar no reparo da barreira cutânea, acelerando o processo de cura durante o tratamento farmacológico, segundo o médico Lucas Oliveira.

“Rações super premium geralmente contém maiores níveis de ômega 3 para gatos, que é uma ácido graxo anti-inflamatório natural e que reforça a barreira cutânea, sendo um ótimo aliado durante o tratamento. Uma hidratação adequada também garantirá uma boa recuperação da pele e, nesse sentido, os sachês para gatos podem ajudar, pois aumentam a ingestão de água”, explica.

Gato comendo sachê servido em potinho pelo tutor
Sarna em gatos: rações Super Premium e sachês ajudam na recuperação dos felinos

De acordo com Lucas Oliveira, 70% das células imunológicas estão localizadas no intestino. Por isso, ao cuidar da nutrição e saúde intestinal felina, a imunidade do gato também é beneficiada. Nesse sentido, existem nutrientes específicos que ajudam a fortalecer a pele e o sistema imunológico do gato, devendo estar presentes na nutrição do seu pet.

“Fibras prebióticas, como a inulina, atuam como alimento para a microbiota intestinal e, por isso, sua presença na alimentação ajuda a reforçar a imunidade dos gatos. Alguns minerais, como o selênio e o cobre, atuam no metabolismo da pele e ajudam a reforçar a barreira cutânea. Já as vitaminas C e E atuam como antioxidantes, neutralizando radicais livres e melhorando o sistema imunológico”, afirma.

O que incluir na alimentação do gato com sarna?

Levando em consideração todos os nutrientes necessários para a recuperação dos pets, o veterinário Lucas Oliveira explica que, em geral, uma boa ração Super Premium será suficiente para garantir o suporte nutricional adequado durante o tratamento da sarna em gatos. “Existe uma grande variedade de suplementos disponíveis comercialmente e sua inclusão deve ser avaliada individualmente, visto que há muitas marcas, fórmulas e apresentações disponíveis no mercado”, acrescenta.

O especialista acrescenta que uma dieta caseira prescrita por um médico veterinário nutrólogo também pode ser uma alternativa. Entretanto, os tutores não devem oferecer este tipo de alimentação natural por conta própria, visto que essa prática pode levar a um quadro de desnutrição no animal, além de piorar doenças concomitantes, como a sarna em gato.

Lucas Oliveira ainda faz um alerta: embora seja essencial para a saúde do animal, a alimentação sozinha não é capaz de curar a sarna em gatos. “O tratamento adequado inclui o uso de fármacos ectoparasiticidas em forma de comprimido e/ou de uso tópico. Uma boa nutrição será fundamental, atuando em conjunto com o tratamento farmacológico”, diz.

Então, ao perceber sinais de sarna em gato ou sarna de ouvido em gatos, leve seu bichinho para uma consulta. O diagnóstico correto é essencial para escolher o melhor remédio para sarna em gatos e ajustar a alimentação de forma personalizada.

Cuidados

Como tirar pelo de gato da roupa: 8 truques infalíveis para facilitar sua rotina

Conviver com um gato é uma das experiências mais gostosas da vida: eles são fofos, costumam ser tranquilos e fazem companhia como ni...

Cuidados

Olho de gato filhote remelando: é normal? Veja causas, cuidados e quando se preocupar

A remela no olho do gato, especialmente em gato filhote, é uma queixa comum entre tutores de primeira viagem. Embora possa parecer a...

Gato

Gato laranja e branco: como é a personalidade desse felino cheio de energia?

Com sua pelagem vibrante e cheia de charme, o gato laranja e branco é um dos felinos mais queridos entre os gateiros de plantão. Iss...

Cachorro

Cachorro pode comer camarão? Veja se o alimento está liberado ou não na dieta canina

Cachorros são animais naturalmente curiosos quando o assunto é comida. Basta um barulho vindo da cozinha ou um cheirinho diferente n...

Adote um animal

Quanto custa um cachorro Lulu? 6 coisas que você precisa saber antes de ter esse tipo de Spitz Alemão

O cachorro Lulu da Pomerânia é uma das raças mais populares no Brasil — e não é difícil entender o motivo. Pequeno, fofo, peludo e c...

Cuidados

Como tirar pelo de gato da roupa: 8 truques infalíveis para facilitar sua rotina

Conviver com um gato é uma das experiências mais gostosas da vida: eles são fofos, costumam ser tranquilos e fazem companhia como ni...

Cachorro

Por que o cachorro lambe o dono? 7 fatos que explicam os "lambeijos" caninos

Quem convive ou já conviveu com um cachorro sabe: basta sentar no sofá ou chegar em casa após um tempo fora para ser recebido com mu...

Cuidados

Olho de gato filhote remelando: é normal? Veja causas, cuidados e quando se preocupar

A remela no olho do gato, especialmente em gato filhote, é uma queixa comum entre tutores de primeira viagem. Embora possa parecer a...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?