close
Grandes

São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

Atualizado · 07 de janeiro de 2022 · 19h09

Publicado · 07/01/2022 · 19h09

O São Bernardo é um cachorro gigante de personalidade dócil e carinhosa
O São Bernardo é um cachorro gigante de personalidade dócil e carinhosa

O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! De todo jeito, uma coisa é certa: o cachorro São Bernardo é uma das companhias mais leais que alguém pode ter. Se você quer saber mais sobre a personalidade da raça de cachorro São Bernardo, suas características físicas, curiosidades, cuidados essenciais e ainda conhecer a incrível história por trás desse cachorro gigante, confira a matéria que o Patas da Casa separou a seguir!

O São Bernardo tem origem nos Alpes Suíços e atuava no resgate de pessoas

O cachorro São Bernardo é uma raça bastante antiga. Existem registros de sua presença documentados desde 1965! Acredita-se que o cachorro da raça São Bernardo tenha se originado nos Alpes Suíços, através do cruzamento entre cães da região e cães do tipo Mastim. Seu nome tem relação com o desfiladeiro São Bernardo, região onde se encontravam alguns mosteiros na Suíça. O cachorro São Bernardo era praticamente o mascote dos monges, usando de todo seu tamanho e resistência para servir de cão de guarda e puxador de trenós. A região dos Alpes também era uma travessia da Suíça para a Itália, mas como o caminho era muito perigoso por causa do terreno complicado e das nevascas, muitas pessoas se perdiam. Assim, o cachorro da raça São Bernardo passou a desempenhar um novo papel baseado em sua grande habilidade farejadora: resgate de pessoas perdidas ou soterradas.

São Bernardo: cachorro é considerado de porte gigante

Sem dúvida, o tamanho é uma das características que mais chama atenção em um São Bernardo. Raça é considerada gigante, medindo entre 70 e 80 cm de altura. Quanto ao peso do São Bernardo, cachorro pode chegar a 80 Kg. É possível encontrar até mesmo tamanhos ainda maiores de São Bernardo! Cachorro é considerado uma das maiores raças de cães do mundo e, por isso, não é tão indicada para quem vive em apartamentos muito pequenos. O ideal é que ele tenha um espaço grande para se sentir confortável.

O corpo do São Bernardo é peludo e bastante musculoso

A aparência peluda do São Bernardo é uma das características que mais chamam atenção na raça. Existem dois tipos de pelagem: os de pelo longo e os de pelo curto. Eles são grossos e densos, além de muito macios. O cachorro da raça São Bernardo tem subpelo muito abundante, o que contribui ainda mais para sua aparência peluda. A cor predominante na raça São Bernardo é o branco com tons de castanho avermelhado pelo corpo e algumas manchas pretas. O vermelho pode se apresentar como manchas de tamanhos e formas variadas ou como uma espécie de manto que cobre o dorso do São Bernardo. A raça de cachorro tem um corpo musculoso e robusto, que confere uma aparência imponente. Seus olhos normalmente são mais caídos com jeitinho amigável, outro traço bem destacado da raça.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro São Bernardo pode ter pelos longos ou curtos, com aspecto denso e macio
    O cachorro São Bernardo pode ter pelos longos ou curtos, com aspecto denso e macio

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    A raça São Bernardo é conhecida por seu jeitinho dócil e carinhoso 

    O tamanho gigante de um São Bernardo pode fazer algumas pessoas acharem que se trata de um cão mais sério e até mesmo agressivo. Porém, é exatamente o contrário! O cachorro São Bernardo é extremamente dócil, calmo, tranquilo, preguiçoso e ama receber um bom carinho. É um animal muito bondoso e leal, bastante apegado aos tutores. Apesar do tamanho grande, não é uma boa ideia deixá-lo sempre sozinho no quintal de casa, pois eles gostam mesmo é de ficar na companhia da família. Por isso, um espaço grande dentro de casa é o ideal para quem quer ter um São Bernardo. Cachorro não é nada agressivo, mas é muito atento e observador, sempre prestando atenção a possíveis perigos.

    A raça de cachorro São Bernardo é a companhia perfeita para crianças e idosos

    O jeito sociável do São Bernardo faz com que sua convivência seja ótima com qualquer um! Muito calmo, paciente e protetor, é a companhia perfeita para crianças, considerado até mesmo como um "babá" para os mais novos! Além disso, são ideais para idosos e também não têm problemas com outros animais. Mas lembre-se que a socialização é essencial para que esse comportamento sociável e cauteloso se mantenha - principalmente com visitas, já que seu instinto de cão de guarda da raça pode deixá-lo um pouco desconfiado no início. Além disso, a socialização é fundamental para evitar acidentes com um São Bernardo. Cachorro não costuma agredir ninguém, mas, por ser muito afetuoso, pode pular nas pessoas. Sem querer, seu tamanho pode acabar machucando alguém durante a brincadeira, principalmente crianças. 

    A obediência é um traço marcante na personalidade de um São Bernardo

    Obediência é uma característica marcante do São Bernardo! Cachorro é muito leal ao seu dono e busca sempre agradá-lo. Isso faz com que aprenda comandos com rapidez e facilidade, agilizando bastante o processo de adestramento. O São Bernardo, porém, pode ser um pouquinho teimoso. Por isso, o ideal é começar a adestrar o cão desde pequeno, ensinando quais são as regras da casa. Sem o adestramento, o São Bernardo adulto fica bem teimoso, trazendo mais dificuldade na hora de corrigir comportamentos inadequados.

    Habilidades do São Bernardo: cachorro possui audição e olfato muito apurados

    As habilidades farejadoras de um São Bernardo são excepcionais! O olfato do cachorro é muito aguçado, característica que faz dessa uma das raças preferidas para atuar em salvamentos. O São Bernardo consegue encontrar pessoas com grande facilidade, mesmo que estejam soterradas muito abaixo da terra. Sua audição também é extraordinária, percebendo qualquer som com muita sensibilidade. A personalidade obediente é outro fator que torna este cão uma das raças mais usadas para trabalho. Um São Bernardo nunca vai desistir de uma missão até concluí-la!

    Curiosidades sobre o São Bernardo! 

    • O São Bernardo não tem costume de latir muito, sendo o pet perfeito para quem quer um cãozinho que não faz muito barulho. O São Bernardo só late se estiver tentando alertar o tutor de alguma coisa ou quando está ansioso e com saudade do tutor.
    • A raça de cachorro São Bernardo pode babar muito, por isso é importante ficar de olho para evitar pisos escorregadios.
    • É bem provável que ao ouvir falar de São Bernardo a primeira imagem que vem à cabeça seja o Beethoven! O protagonista da série de filmes de cachorro de comédia é um dos personagens mais queridos do cinema e possui todo o jeitinho de um típico cachorro São Bernardo.
    • Beethoven não é o único São Bernardo famoso da ficção! A raça carismática está presente em muitas obras, como no clássico Peter Pan, com a cachorra Nana. Lembra que o São Bernardo pode ser um cão babá por causa do seu jeito com crianças? No filme, Nana é a babá da família Darling!
    • A raça de cachorro São Bernardo é bem calma no geral, mas também pode ser um pouco destruidora principalmente por conta do seu tamanho, força e quando está com ansiedade. Adestramento e rotina de exercícios são maneiras de evitar esse problema.
    A raça São Bernardo é muito apegada aos tutores, sendo uma ótima companhia para pessoas de qualquer idade
    A raça São Bernardo é muito apegada aos tutores, sendo uma ótima companhia para pessoas de qualquer idade

    O São Bernardo filhote precisa de cuidados especiais com exercícios e alimentação

    O filhote de São Bernardo é tranquilo e não costuma dar trabalho. Porém, alguns cuidados devem ser tomados nessa fase da vida. A alimentação precisa ser bem controlada, pois o pet pode querer comer bastante, o que pode levar à obesidade. Além disso, fique atento aos exercícios físicos do filhote de São Bernardo. Raça de cachorro pode ter um crescimento mais rápido nos primeiros 18 meses e isso pode forçar demais seus músculos. Assim, as atividades físicas (que podem começar a ser feitas após a vacinação completa) devem ser mais moderadas para evitar excessos. Leve sempre o filhote de São Bernardo ao veterinário e aplique todas as vacinas de cachorro essenciais. 

    O cachorro da raça São Bernardo precisa de alguns cuidados no dia a dia

    Pelagem: Seja um São Bernardo de pelo longo ou curto, a escovação deve ser feita ao menos uma vez por semana. Esse cuidado evita a formação de nós e emaranhados, além de remover os pelos mortos da pelagem do São Bernardo. Raça pode precisar ainda de tosa higiênica para que os pelos não incomodem o animal. Os olhos e orelhas precisam ainda de mais cuidado pois o excesso de pelos pode atrapalhar a visão e deixar o local propício ao acúmulo de sujeira.

    Dentes e unhas: É fundamental escovar os dentes do animal com frequência. Esse cuidado evita a formação de tártaro e outros problemas dentários que podem acometer o São Bernardo. Cachorro precisa ainda ter as unhas sempre bem aparadas para evitar incômodos durante as caminhadas. Além disso, mesmo que a raça São Bernardo não seja agressiva, pode pular em cima das pessoas durante as brincadeiras. Caso as unhas estejam grandes, pode acabar arranhando sem querer. 

    Exercícios físicos: O porte gigante e musculoso do cachorro São Bernardo não significa que a raça precisa de atividades muito intensas. Ao contrário de outros cães grandes, o São Bernardo necessita apenas de exercícios moderados, como caminhadas e brincadeiras. O mais importante é que seja realizado com frequência, de preferência todo dia. Isso evita que o cachorro São Bernardo desenvolva obesidade e diminui níveis de tédio e ansiedade, que podem levar a um cão destruidor dentro de casa.  

    Alimentação: A raça de cachorro São Bernardo tem maior tendência a desenvolver obesidade canina. Por isso, o cuidado com a alimentação é fundamental. A ração deve ser oferecida sempre de acordo com sua fase da vida, na frequência e quantidade ideal para sua idade. 

    Saúde do São Bernardo: raça de cachorro pode sofrer com displasias e problemas gástricos

    A raça de cachorro São Bernardo costuma ser bem saudável. Porém, o acompanhamento veterinário regular é essencial, pois a raça tem predisposição a desenvolver certas doenças. Uma delas é a displasia coxofemoral, comum em cães de grande porte. A displasia de cotovelo também é frequente em cães São Bernardo. Raça também pode sofrer com torção gástrica, que ocorre quando há uma dilatação do estômago. Com todos os cuidados, a raça de cachorro São Bernardo costuma ter uma expectativa de vida de 10 anos. 

    São Bernardo: cachorro possui preços mais elevados quando é filhote

    Ter um cachorro da raça São Bernardo com certeza vai fazer sua casa mais feliz! Se você tem vontade de comprar esse cãozinho, atente-se aos valores. Um São Bernardo pode custar entre R$1.000 e R$7.000 reais. Os preços mudam, principalmente, de acordo com linhagem e idade. São Bernardo filhote costuma ser mais caro que um adulto, por exemplo. Além disso, leve em conta os gastos que terá ao longo da vida, como alimentação. Antes de comprar um cachorro da raça São Bernardo, também é importante garantir que há espaço suficiente em casa para ele viver. Mesmo que compre um filhote bem pequeninho, pode ter certeza que ele vai crescer bastante e precisará de um ambiente espaçoso. Por fim, na hora de comprar um São Bernardo opte por um canil de confiança que ofereça qualidade de vida aos animais.

    Raio-x do São Bernardo: saiba tudo sobre a raça!

    • Pelagem: longa ou curta, com pelos densos, grossos e macios
    • Cores: Branco com tons castanho avermelhado
    • Média de altura: 70 a 80 cm
    • Média de peso: 65 a 80 Kg
    • Expectativa de vida: 10 anos


    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?

    Próxima matéria

    Lulu da Pomerânia: quais são as cores oficiais do Spitz Alemão?

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Kelpie Australiano: saiba tudo sobre a raça de cachorro

    O que não faltam são raças de cachorro para a gente se apaixonar, e o Kelpie Australiano é só mais um doguinho dessa lista! De origem australiana, esse é um dos poucos cães que foram desenvolvidos no país - mas isso não foi um impedimento para logo depois conquistarem muitos fãs ao redor do mundo. Com um jeitinho bem amigável, brincalhão e inteligente, o Kelpie Australiano - também chamado de Australian Kelpie - tem tudo para ser uma companhia incrível para o seu dia a dia. 

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Ver Todas >

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem
    Adote um animal

    Cachorro merle: o que é, quais as raças mais propensas e cuidados? Tudo sobre a pelagem "exótica"

    O cachorro merle, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não se resume a uma raça específica. Na verdade, esse é um padrão de pelagem que pode atingir vários cães, e que é caracterizado pela presença de manchinhas espalhadas por todo o corpo. Essa aparência mais “exótica” traz um toque especial para o visual dos doguinhos, mas ao mesmo tempo desperta muita curiosidade. Afinal, essa cor não é tão comum quanto outras, e por isso acaba deixando alguns tutores preocupados com a saúde do animal.

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?
    Adote um animal

    Quantos filhotes um Yorkshire pode ter na mesma gestação?

    O  Yorkshire  é uma das raças mais amadas e queridas entre os brasileiros. O filhote de Yorkshire então, nem se fala! Mas não importa qual seja a idade, a raça tem um tamanho bastante compacto, e por isso o cãozinho é considerado a companhia perfeita para quem mora em apartamentos e lugares pouco espaçosos. Além do mais, a personalidade do Yorkshire Terrier também tem várias qualidades: ele é amável, carinhoso e apegado com a família. 

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?
    Adote um animal

    Quantos anos vive um Husky Siberiano?

    O Husky Siberiano é aquele cachorrinho charmoso que já encanta a todos logo de cara por causa da sua aparência elegante e imponente, que é muito semelhante a um lobo. Mas sabia que por trás da pelagem felpuda e olhos penetrantes, a raça também tem uma personalidade muito cativante? Apesar de ser um cachorro teimoso (especialmente quando não há adestramento), o Husky Siberiano se dá muito bem com os humanos, é inteligente, apegado aos donos, e ao mesmo tempo independente.

    O que é pedigree de cachorro? Tudo que você precisa saber sobre o assunto!
    Adote um animal

    O que é pedigree de cachorro? Tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Nem todo mundo sabe o que é pedigree de cachorro ou tem interesse em emitir essa certificação nos primeiros meses de vida do doguinho. Mas sabia que esse documento é muito importante para garantir que um cão é realmente de raça e não tem nenhuma mistura no seu cruzamento? Mesmo que um dos cachorros mais populares entre os brasileiros seja o bom e velho vira-lata, quem tem um cão de raça e quer comprovar isso precisa do pedigree.

    Ver Todas >