Cachorro

Rangeliose canina: o que é, causas, tratamento e prevenção da "peste de sangue" em cachorro

Publicado - 06 Outubro 2022 - 16h48

Atualizado - 23 Abril 2024 - 19h31

Foto da Amanda Carloni - Médica Veterinária Preventiva

Amanda Carloni / Médica Veterinária Preventiva

CRMV-BA: 5463

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em clínica médica de cães e gatos pela Equalis. Especialista em Medicina Veterinária Preventiva.

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A rangeliose canina é um tipo de doença do carrapato em cachorro extremamente grave. A doença - também chamada de peste de sangue em cachorro, doença nambiuvu ou febre amarela canina - causa distúrbios hemorrágicos sérios que podem levar o animal à morte se não houver um tratamento adequado e rápido. Apesar de a rangelia ser menos conhecida que outras doenças causadas pelo carrapato no cachorro (como erliquiose, babesiose e doença de lyme), é uma condição séria e cada vez mais frequente no Brasil. Para entender melhor o que é a rangelia, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Amanda Carloni, que tirou todas as dúvidas sobre essa doença. Confira a seguir!

O que é a peste de sangue em cachorros?

A rangeliose canina é uma doença infecciosa grave que pode afetar os cães. Amanda Carloni explica que um microorganismo chamado Rangelia vitalii é quem infecta o animal. “A rangeliose, descrita somente no Brasil, é transmitida por carrapatos das espécies Amblyomma aureolatum e Rhipicephalus sanguineus. A rangeliose canina afeta principalmente animais jovens e, ocasionalmente, cães adultos, não havendo predisposição de sexo e raça”, explica. A doença é mais comum em áreas rurais e pode surgir em diferentes épocas do ano. No verão, porém, a incidência é maior, já que há uma maior quantidade de carrapatos no ambiente nos meses mais quentes. A rangeliose canina pode ser dividida de três formas dependendo do estado clínico: aguda (dura cerca de três dias), subaguda (de oito a 15 dias) e crônica (de 18 a 25 dias).

A transmissão da peste do sangue em cachorros ocorre pela picada do carrapato contaminado

Para que o pet contraia a doença nambiuvu, ele deve ser picado por um carrapato que contenha o protozoário causador da doença. A Rangelia vitalii vai entrar no corpo do cão pela picada e infectar leucócitos e eritrócitos, células que estão presentes no sangue. Dentro dessas células, o micro-organismo se replica e acaba rompendo a estrutura. Dessa forma, os parasitas da rangeliose vão se espalhando pela corrente sanguínea e entram em novas células, repetindo todo o ciclo. Como a Rangelia vitalli tem preferência por atacar células sanguíneas, é comum que o pet tenha hemorragias como principal sintoma da doença.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

rangeliose canina: cachorro doente dormindo na caminha
A rangeliose canina é transmitida depois que o cachorro é picado por um carrapato infectado

Quais são os sintomas da rangeliose?

A peste de sangue em cachorro recebe esse nome justamente porque os principais sintomas da doença são as hemorragias. O sangramento acontece principalmente na orelha de cachorro, nariz e cavidades orais. Isso é consequência da presença do protozoário causador da rangeliose nas células sanguíneas. A veterinária Amanda enumera os principais sintomas da peste do sangue em cachorros: “Icterícia, febre intermitente, apatia, anorexia, fraqueza, desidratação, emagrecimento, hepatomegalia (fígado aumentado de tamanho), esplenomegalia (baço aumentado de tamanho), linfoadenomegalia (aumento do tamanho dos linfonodos), pequenas manchas avermelhadas na pele (petéquias). Além disso, hemorragia ao longo do trato gastrointestinal, resultando em vômito com sangue e diarreia sanguinolenta, e persistente sangramento." A especialista diz ainda que as manifestações clínicas dependem da fase da doença, podendo haver sobreposição entre elas. 

Rangeliose: tratamento precisa começar rápido

O tratamento da rangeliose é feito com o uso de remédios específicos para o combate desse micro-organismo. “O tratamento da rangeliose canina tem sido realizado com uma terapia a base de drogas protozoocidas. Corticoides também têm sido empregados", esclarece Amanda. A  transfusão de sangue em cães e fluidoterapia também podem ser necessárias, principalmente no caso de hemorragias mais intensas. 

Acabar com os carrapatos ajuda a prevenir a peste de sangue em cachorro

A peste do sangue em cachorro é transmitida pela picada do carrapato contaminado. Por isso, a melhor forma de prevenir a doença é justamente saber como acabar com carrapato no quintal e no próprio animal. Esse cuidado evita não só a rangelia como outros tipos de doença do carrapato. Amanda explica que as medidas preventivas variam dependendo da espécie de carrapato. O carrapato do tipo Rhipicephalus sanguineus, por exemplo, prefere escalar paredes para fugir da umidade do solo: "Assim, a dedetização deve ser direcionada às frestas de paredes, móveis, telhados e afins. Além disso, não há necessidade de dedetizar a casa toda; basta concentrar a aplicação do produto no local onde o animal dorme."

Já o Amblyomma aureolatum, outro carrapato transmissor da rangeliose, é praticamente impossível de ser controlado, já que é nativo das matas e florestas brasileiras e sua população é mantida pelos animais silvestres. Por isso, Amanda sugere que para evitá-los o melhor é direcionar o cuidado aos cães. “O controle deve ser feito com administração de carrapaticida de longa ação, uma vez que é preciso interromper o ciclo de vida do carrapato e impedir que as fêmeas realizem a postura de ovos no ambiente. É muito importante que o intervalo entre as doses seja respeitado, porque os carrapatos que ainda estão no ambiente vão passando gradativamente para o cachorro, picam o animal, ingerem o medicamento e morrem. Se o tutor decidir não administrar o carrapaticida novamente porque não vê carrapatos, os que estão no ambiente não vão morrer e conseguirão recolonizar o ambiente”, finaliza.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Gato

Sarcopenia em gatos: entenda como essa condição impacta animais idosos e o que fazer para controlar

Com o passar dos anos, os gatos começam a apresentar mudanças no corpo que fazem parte do envelhecimento natural. Uma delas é a sarc...

Cachorro

Comedouro para cachorro: veja o ranking do melhor tipo ao menos indicado

Escolher um comedouro para cachorro pode parecer uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que o tipo de tigela faz toda a diferen...

Cachorro

Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães

Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do anim...

Gato

Seu gato "fala" mais de noite? Entenda o que está por trás do miado noturno e como lidar

Quem tem gato em casa provavelmente já deve ter passado pela situação de ser acordado no meio da madrugada com algum miado repentino...

Comportamento

O que significa quando o gato esfrega o rosto em você ou nos móveis?

Gatos são animais cheios de manias peculiares. Enquanto algumas chegam a ser engraçadas e divertidas, outras são extremamente fofas ...

Gato

Xixi em excesso, sede constante e apatia: possíveis sinais de doença renal em gatos

Perceber mudanças no comportamento do gato costuma ser o primeiro sinal de que algo não vai bem. Se ele está bebendo água em excesso...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?