Comportamento animal

As raças de cachorro mais fáceis de adestrar

Publicado - 19 Setembro 2023 - 17h43

Atualizado - 22 Abril 2024 - 13h25

Desde que foram criadas, as raças de cachorro tinham um propósito preestabelecido, e muito desse passado originou as raças de cachorro mais fáceis de adestrar. Existem os cães pastores, os de guarda, os que ajudavam no carregamento de cargas e até mesmo os que são estritamente de companhia. Hoje em dia, essas funções não são mais tão necessárias na vida doméstica, mas os tutores continuam se empenhando em saber como adestrar um cachorro filhote e adulto.

O adestramento de cães serve para que o animal consiga se comportar bem na companhia de pessoas e animais estranho, além de ser uma estratégia para controlar a o temperamento e melhorar a convivência. Por isso, é sempre bom saber quais são as raças de cachorro mais fáceis de adestrar. Dá uma olhada e veja dicas de como adestrar seu cachorro! 

Como adestrar um cachorro?

Adestrar cachorro não é nenhuma tarefa impossível, mas existem algumas artimanhas que ajudam no processo. As principais dicas são ter paciência e persistência. Os cães têm uma cognição diferente dos humanos e podem precisar de um pouco mais de tempo para assimilar comandos com respostas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O adestramento de cachorro também deve ser feito a partir de técnicas de associação positivas. Ou seja, sempre que o animal tiver um comportamento esperado, o tutor deve recompensá-lo pela boa atitude com petiscos, carinho e elogios. Isso vale tanto para o processo de como adestrar cachorro filhote, como adestrar cachorro adulto. 

Também é interessante levar em conta que, da mesma forma que existem raças mais fáceis de adestrar, também existem raças de cachorro difíceis de educar. Isso significa que cada cãozinho tem seu próprio tempo para aprender. Como adestrar um cão é um trabalho em equipe, você deve sempre estimular o animal positivamente e ser paciente com ele. Mas, em casos mais complexos, pode ser indicado contratar um adestrador de cachorro profissional para cuidar do seu amigo.

Os cachorros mais inteligentes costumam ser também os mais fáceis de adestrar

O ranking estipulado por Stanley Coren determina qual o cachorro mais inteligente do mundo — que é o Border Collie — e quais são as raças subsequentes. De acordo com o psicólogo e escritor, a inteligência canina é medida de diferentes formas, sendo as principais delas a inteligência instintiva, adaptativa e operacional. 

Como é de se esperar, as raças de cachorro mais inteligentes têm uma facilidade natural de aprendizado e, por isso, são bem mais fáceis de treinar. Se você quer saber qual a raça de cachorro mais inteligente e mais fácil de adestrar, confira a lista abaixo:

  • Rottweiler
  • Golden Retriever
  • Border Collie
  • Pastor Alemão
  • Labrador
  • Poodle
  • Doberman
  • Pastor-de-shetland
  • Boiadeiro Australiano
  • Papillon
  • Welsh Corgi
  • Schnauzer miniatura

1) Rottweiler: inteligência e atenção são os pontos fortes desse cachorro grande

 

Rottweiler em fundo de natureza

 

Para o Rottweiler, naturalmente um cão de guarda, o trabalho do adestrador de cachorro também serve para que ele cresça com o temperamento moderado e tranquilo em relação a estranhos. Além de muito inteligente, ele é disciplinado e gosta de agradar os donos, ou seja: vai obedecer os comandos com facilidade e depois de poucas repetições. 

 

2) Golden Retriever: dócil e obediente, é a raça de cachorro perfeita para adestrar

 

Golden Retriever segurando uma bolinha de tênis com a boca

 

Dócil e companheiro da família, o Golden Retriever é um dos cães que serve tanto para trabalho quanto para companhia: ele tem bastante energia, mas nem de longe é dos que fazem os profissionais se perguntarem como adestrar um cachorro. Eles são muito inteligentes, obedientes e aceitam o treinamento com facilidade. 

 

3) Border Collie: cachorro mais inteligente do mundo vai deixar o adestramento muito fácil

 

Border Collie segurando uma bolinha com a boca

 

raças de cachorro mais inteligente do mundo é o Border Collie, que costumava usar todo o foco e a habilidade de direcionar a atenção no pastoreio de animais. Hoje em dia, tanta disciplina faz com que o adestrador de cães que trabalha com ele não tenha tanto trabalho: eles aprendem depois de poucas repetições, são obedientes e atentos.  

 

4) Pastor Alemão: raça de cachorro grande é super obediente e atenta

 

Pastor Alemão na neve

 

Duas posições depois do Border Collie no ranking de inteligência, o Pastor Alemão é um cão de guarda exemplar e a fidelidade aos tutores é o que estimula tanto empenho em proteger. Ele está sempre atento ao que acontece ao seu redor e, por instinto, é obediente e se esforça a aprender tudo o que precisa para fazer seu trabalho de forma eficiente. Por isso, saber como adestrar cachorro da raça não é problema algum.

 

5) Labrador: entre os cachorros mais fofos do mundo, raça ama agradar seus donos

 

Labrador carregando pedaço de galho

 

A lealdade e a obediência do Labrador fazem com que ele também honrem o posto de melhor amigo do homem. Na hora do treinamento, assim como os Goldens (primos da família dos Retrievers), eles também sentem prazer em responder aos comandos e mostrar que entenderam tudo o que os donos estão pedindo. Ou seja, é um cachorro mais inteligente do que muitos por aí!

 

6) Poodle: adestrador de cachorro não terá problemas com essa raça

 

Poodle correndo na floresta

 

A raça que está no top 3 de inteligência canina é o Poodle. Ele não é mais tão popular quanto já foi por aqui, mas segue sendo um dos mais fáceis de treinar. Além de estarem sempre bem alegres e com disposição de obedecer o tutor, eles conseguem focar a atenção no comando ensinado e atendem à instrução com poucas repetições, facilitando o processo de adestrar cachorro.

 

7) Doberman: raça de cachorro tem o instinto protetor e carinhoso

 

Doberman carregando brinquedo na natureza

 

Uma mistura de cão de guarda e de companhia, o Doberman pode exercer os dois papéis com facilidade: você sempre estará muito bem protegido e vai ganhar carinho constantemente. Além disso, ele também é super inteligente e obediente, ou seja: não oferece muita resistência para o treinamento do adestrador de cães e do tutor.

 

8) Pastor de Shetland: inteligência e obediência são atributos dessa raça de cachorro

 

Pastor de Shetland em pé em gramado ensolarado

 

Mesmo que não seja uma raça muito popular, o Pastor de Shetland é um dos melhores cães de companhia que você pode ter. Com o temperamento dócil e amigável, ele também é muito inteligente e obediente ao tutor. Na hora de ser treinado, obedece aos comandos depois de poucas repetições e vai seguir fazendo o mesmo quando você quiser testar a memória dele. 

9) Boiadeiro Australiano está entre as raças de cachorro mais inteligentes e fáceis de treinar

Boiadeiro Australiano com a língua de fora

Mesmo não sendo um dos cachorros mais populares por aqui, o Boiadeiro Australiano tem a inteligência como uma de suas maiores qualidades. Esses cães, que são verdadeiros cães de pastoreio, têm um lado muito energético e ativo. Mas, apesar da enorme disposição, a raça é obediente e é do tipo que sabe reconhecer o dono como líder. Por isso, adestrar cachorro Boiadeiro é algo que pode ser feito tranquilamente!

10) Papillon é um cachorro pequeno, mas muito esperto e amigável

Cachorro Papillon em parque

O Papillon é uma boa surpresa nessa lista! Ele é um dos cachorros pequenos mais inteligentes do mundo — e, se você reparar bem, a maioria dos cães destacados são bem maiores do que ele. Esses doguinhos pertencem, historicamente, à realeza, mas além de serem cães de companhia, eles são bem espertos. O Papillon pode ser considerado um exemplo de obediência e inteligência, aprendendo tudo com facilidade.

11) Welsh Corgi Pembroke é um cãozinho rebaixado que aprende com facilidade

Corgi Pembroke saltando

O Corgi possui duas variações: o Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan. Entre elas, a versão que leva o título de cachorro mais inteligente é o Pembroke, na 11ª posição, enquanto o Cardigan fica na 26ª. Ainda assim, é bom saber que não tem muito mistério em aprender como adestrar um cachorro filhote ou adulto da raça: eles aprendem com poucas repetições.

12) Schnauzer miniatura: adestrar cachorro da raça não é um problema

Cachorro Schnauzer correndo

O Schnauzer tem vários tamanhos, mas o Schnauzer miniatura é o que mais se destaca quando o assunto é a facilidade de aprendizado. Apesar de ser conhecido por ser um cachorro teimoso, a verdade é que esses cães são ótimos candidatos para o adestramento canino. Por isso, use e abuse dos reforços positivos!

 

Publicado originalmente em: 11/11/2019
Atualizado em: 19/09/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas