Alimentação animal

Ração a granel é uma boa opção ou não? Veterinária responde se pode dar o alimento para cachorro

Publicado - 30 Maio 2024 - 15h00

Foto do Lucas Oliveira - Médico Veterinário

Lucas Oliveira / Médico Veterinário

CRMV-SP: 63361

Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação se envolveu em projetos voltados a Nutrição de Cães e Gatos, dentre eles o Programa Jovens Veterinários de Nestlé Purina. Atualmente atua na indústria de pet food como Representante de Informação Veterinária em Nestlé Purina. 

Foto da Juliana Melo - Repórter

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

A ração para cachorro é a principal base da alimentação dos pets. Ela contém todos os nutrientes que o animal precisa para se manter forte e saudável, principalmente se for de uma boa qualidade. Uma das possibilidades para cuidar da dieta dos peludos é, ao invés de comprar um saco de ração fechado, adquirir a ração a granel, que é uma versão fracionada e vendida a quilo. O grande problema é que o produto é mantido fora da embalagem original, e isso levanta muitas dúvidas.

Afinal, será que compensa apostar na ração a granel só por causa do baixo custo? Quais cuidados devem ser tomados nessas horas? Para entender melhor as indicações desse tipo de alimento para cachorro, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário Lucas Oliveira, que esclareceu tudo sobre o assunto.

O que é a ração a granel?

“As rações a granel são aquelas vendidas soltas e pesadas de acordo com a quantidade que o cliente deseja. Ganharam popularidade nos últimos anos devido ao seu custo ser mais baixo e pela flexibilidade no momento da compra, atraindo diversos tipos de consumidores”, explica Lucas. Ao mesmo tempo, o veterinário alerta que é importante tomar alguns cuidados ao adquirir esse tipo de produto.

Imagem Quiz:Responda a pesquisa sobre a alimentação do seu cachorro!

Responda a pesquisa sobre a alimentação do seu cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas afinal, é permitida a venda de ração a granel? A venda de qualquer produto alimentício fora da embalagem original, como é o caso da ração a granel, só é possível em estabelecimentos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Armazenamento inadequado da ração a granel é o grande perigo

O maior problema desse tipo de produto não é nem a ração a granel em si, mas a maneira como é feito o armazenamento de ração. É o que o veterinário destaca: “Por ser comercializada de forma fracionada, fora da embalagem original do produto, esse tipo de alimento fica mais exposto aos fatores ambientais, como luz, contato com o ar, oscilação de temperatura, e umidade.”

Por conta dessa exposição a tantos fatores externos, esse tipo de ração para cachorros acaba perdendo a qualidade. “Se [esses alimentos] não forem devidamente armazenados, podem sofrer desde alterações sensoriais, (como perda de textura, sabor e odor), até alterações na composição, como a perda de algumas vitaminas que são fotossensíveis (se degradam quando expostas a luz do ambiente).”

Além disso, Lucas também alerta que problemas no armazenamento de ração para cães também podem levar a proliferação de fungos, bactérias e pragas urbanas, como larvas e carunchos, que são atraídos devido à alta palatabilidade desses alimentos.

O que o consumo da ração a granel pode causar?

Conforme o especialista destaca, de modo geral, a ração a granel não tem contraindicações. O importante mesmo é garantir que a ração para cachorro filhote, adulto ou idoso seja armazenada corretamente. Ou seja, sem exposição à luz, calor, umidade e pragas urbanas.

“Um alimento mal armazenado ou exposto por muito tempo, ainda que pareça fresco, pode estar contaminado com bactérias e fungos que prejudicam a saúde do animal. Por exemplo, alguns fungos produzem toxinas, chamadas de micotoxinas, que podem causar alterações gastrointestinais, neurológicas e hepáticas”, esclarece.

Além disso, o médico veterinário também conta que a ração para cachorro que fica muito tempo exposta também pode perder nutrientes, principalmente teores de vitaminas, “devido a degradação das vitaminas sensíveis a luz, o que pode levar a uma deficiência nutricional no pet”. Por outro lado, isso não acontece com produtos que são mantidos na embalagem original.

ração armazenada em pote
O pote para armazenar ração deve ser hermético

Como deve ser o armazenamento de ração para cachorro?

De acordo com o veterinário, o melhor armazenador de ração é a própria embalagem onde o alimento vem. “São [embalagens] desenvolvidas com uma tecnologia que isola o produto da luz e umidade, além terem uma válvula desenvolvida para permitir a saída do ar interno da embalagem sem deixar insetos e pragas entrarem.”

Ainda assim, ele alerta que alguns tomados devem ser tomados, como:

  • Não deixar a embalagem aberta;
  • Não deixar a embalagem em contato direto com o chão;
  • Não deixar a embalagem exposta ao sol/locais muito quentes ou próxima a locais úmidos.

“Outro erro comum é comprar uma quantidade de alimento muito grande, que levará muito tempo para ser consumida. Alguns tutores, por exemplo, acabam comprando sacos de 15 kg ou 20 kg para um cão de porte pequeno. Esse tempo em excesso até que o produto seja completamente consumido, além de reduzir o seu frescor, predispõe a contaminação do alimento”, comenta.

Para quem se pergunta se pode tirar a ração do saco, a resposta depende. O ideal é que o alimento seja mantido na embalagem original pelos motivos já mencionados, mas há quem prefira apostar em um pote para armazenar ração. Nesse caso, o ideal é que o pote seja hermético e bem vedado. Além disso, também é importante que o pote seja opaco e não transparente, de modo que não permita a entrada de luz.

E qual a melhor ração para cachorro?

Em questão de qualidade, a melhor ração para cachorro é a ração super premium. É o que Lucas explica: “[ela] contém ingredientes de qualidade superior, são mais palatáveis, mais digestíveis (o que consequentemente reduz o volume de fezes), além de terem mais tecnologia agregada. Justamente, por isso, possuem um custo mais alto.”

Para quem pensa em adquirir esse tipo de produto, que é relativamente mais caro, o formato da ração a granel pode parecer interessante pelo baixo custo. Embora o ideal seja garantir o produto na embalagem original lacrada, as dicas do veterinário são: “Em caso de adquirir o produto a granel, se atente ao local onde o produto é armazenado e pergunte ao vendedor da loja sobre o local onde as rações são estocadas e o tempo que o produto está exposto na graneleira.”

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cachorro

O misterioso cachorro que não late, mas emite uma mistura de 'gargalhada' e 'falsete' para se comunicar

Os latidos são a principal forma de comunicação entre os cães. Por isso, é muito difícil encontrar por aí algum cachorro que não lat...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas