close
Cuidados

Raça de cachorro sem pelo: os cuidados são diferentes?

Atualizado · 09 de fevereiro de 2022 · 15h57

Publicado · 09/02/2022 · 15h56

O Cachorro Pelado Mexicano é um exemplo de cachorro sem pelo que requer cuidados extras na pele
O Cachorro Pelado Mexicano é um exemplo de cachorro sem pelo que requer cuidados extras na pele

Não é tão comum ver um cachorro sem pelo por aí, mas existem sim algumas raças que têm essa característica. Com um cachorro que não tem pelo, não é preciso se preocupar tanto com a limpeza dos fios espalhados pela casa e ainda diminui a incidência de pulgas e carrapatos. Além disso, uma raça de cachorro sem pelo é a melhor escolha para quem tem alergia a pelo de cachorro. Porém, mesmo com essas facilidades, engana-se quem pensa que esse cãozinho não precisa de cuidados. Apesar da pelagem não ser um problema, o cachorro sem pelo requer uma atenção especial com a pele, que acaba ficando mais exposta. Quer saber quais devem ser os cuidados que um cachorro que não tem pelo deve receber? Confira!

Raça de cachorro sem pelo: conheça as mais famosas!

É só olhar as raças espalhadas pelo mundo que facilmente dá para identificar vários tipos de pelo de cachorro. De aparência mais exótica, o cachorro sem pelo chama atenção por onde passa. Alguns deles podem até mesmo parecer a famosa raça de gato sem pelo Sphynx. Assim como esse bichano, os cães têm uma leve penugem no corpo, mas que é tão sutil que se torna quase imperceptível. Além disso, algumas raças não têm pelos na maior parte do corpo, mas podem ter tufos em certas regiões - como é o caso do Cão de Crista Chinês, que pode ser totalmente pelado ou ter pelos nas patas, cauda e cabeça. Confira os exemplos de raça de cachorro sem pelo mais famosos:

  • Cão de Crista Chinês
  • Pila Argentino
  • Cachorro Pelado Mexicano (ou Xoloitzcuintle)
  • Cão Pelado Peruano
  • Terrier Americano sem pelo

A pele de um cachorro que não tem pelo fica muito mais exposta a queimaduras e dermatites

O cachorro sem pelo tem uma pequena penugem pelo seu corpo, mas tão pequena e fina que mal dá para perceber. A pele do cachorro tem uma camada interna - por onde passam vasos sanguíneos e outros elementos importantes - e uma camada externa - que é a parte que nós vemos, formada por células mortas. A função do pelo do cachorro é justamente impedir que a pele fique muito exposta a queimaduras e alergias, além de protegê-la de temperaturas extremas. O cachorro que não tem pelo, porém, fica sem essa proteção. Por isso, sua pele fica muito mais exposta a problemas de pele, à ação dos raios solares e ao frio.

Raça de cachorro sem pelo: uso de protetor solar veterinário deve ser diariamente

A exposição à luz solar é muito mais perigosa em cachorro que não tem pelo, pois a ausência de uma pelagem protegendo a pele a deixa muito mais exposta ao impacto dos raios solares. Assim, é muito mais frequente o surgimento de queimaduras, além do perigo de se desenvolver um câncer de pele canino. Se você tem um cachorro sem pelo, o protetor solar veterinário é indispensável. O tutor deve passá-lo no cão sempre que sair com ele na rua, aplicando nas regiões do focinho, orelha, barriga e por todo o corpo. O protetor precisa ser usado principalmente nos dias de sol forte, mas também nos dias nublados (já que, apesar de não vermos, os raios solares ainda estão presentes). Na verdade, o protetor solar é importante em qualquer raça de cachorro, sem pelo ou com pelo. Mas, no caso dos cães pelados, é ainda mais essencial e nunca deve ser esquecido.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro que não tem pelo precisa cuidados diários com protetor solar e hidratante de uso veterinário
    O cachorro que não tem pelo precisa cuidados diários com protetor solar e hidratante de uso veterinário

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Hidratar a pele do cachorro sem pelo evita o ressecamento

    O ressecamento é outro problema frequente em um cachorro sem pelo. Raça com essa característica tem a pele menos protegida e, consequentemente, mais sensível a diferentes agentes externos. Isso faz com que exista uma maior propensão a sofrer com o ressecamento em diferentes partes do corpo. Além disso, a quantidade de glândulas sebáceas em um cachorro que não tem pelo é pequena. Dessa forma, há uma menor lubrificação da pele, pois são essas glândulas que realizam essa função. Por isso, além do protetor solar, o hidratante deve fazer parte da rotina de um cachorro sem pelo. Mas lembre-se: use apenas o hidratante para cachorro, jamais a versão humana, pois ela pode causar alergias no cão.

    A raça de cachorro sem pelo precisa de shampoos específicos para pele seca

    Apesar de o cachorro sem pelo ter uma menor propensão ao acúmulo de sujeiras, o banho deve ser dado com frequência. Esse cuidado é essencial porque a pele exposta do cão está mais suscetível a alergias e dermatites. O banho de cachorro sem pelo é fundamental para deixar a pele sempre saudável e com a higiene em dia, prevenindo esses problemas. O ideal é que o banho ocorra menos uma vez por mês. A escolha de um shampoo para cachorro com pele seca vai ajudar na hidratação. Evite também os sabonetes caninos com agentes que removem a oleosidade.

    O cachorro sem pelo precisa ficar bem aquecido nos dias frios 

    Uma função muito importante do pelo do cachorro é proteger o animal do frio. Porém, em raça de cachorro sem pelo não há essa proteção, o que significa que esses pets sofrem muito mais nos dias de baixa temperatura. No inverno e nos dias mais gelados, é muito importante manter o animal aquecido. Cubra ele com cobertores e mantas, deixando-o bem confortável. Além disso, a roupa de frio para cachorro também pode ser usada para aquecer o pet.  

    Cachorro sem pelo: raças com essa característica precisam de cuidados diários

    Existem partes do corpo do cachorro que o tutor deve estar sempre de olho. No caso de um cachorro que não tem pelo, a pele requer atenção mais minuciosa. Se você tem um cãozinho com essa característica, é fundamental observar com frequência a pele do animal. Tem algum sinal de alergia? Há alguma lesão aparente? Existe alguma queimadura? Tem manchas ou bolinhas na pele do cachorro? Sempre tire um tempinho para avaliar se está tudo certo com a pele do seu cachorro sem pelo, pois quanto mais cedo perceber algum problema, mais rápida será a resolução. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Como fazer o gato beber água? Tudo sobre a hidratação felina e prevenção de doenças

    Próxima matéria

    Como fazer o gato beber água? Tudo sobre a hidratação felina e prevenção de doenças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro
    Raças

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro

    O Shiba Inu é uma raça de cachorro de origem japonesa. De porte pequeno a médio, o Shiba não ultrapassa os 15kg e tem energia moderada - ou seja, um cachorro ideal para apartamentos. A raça Shiba tem uma personalidade independente, mas também carinhosa. Por outro lado, essa raça de cachorro tem um instinto protetor bem aguçado. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    O cachorro Chihuahua é, sem dúvidas, uma das raças mais queridas do mundo. Ele conquistou as telonas do cinema com o filme “Legalmente Loira”, e mostrou a todos que tamanho definitivamente não é documento. A raça de cachorro Chihuahua é uma das menores e mais corajosas que existe. Embora não se saiba ao certo como e quando o primeiro cãozinho nasceu, uma coisa é certa: o Chihuahua é apaixonante, companheiro e muito destemido. 

    Ver Todas >

    O que fazer ao levar uma mordida de gato?
    Cuidados dos animais

    O que fazer ao levar uma mordida de gato?

    Levar uma mordida de gato nunca é algo agradável. No entanto, há situações em que a mordida é bem leve e não passa de uma simples “brincadeira” do animal, e há casos em que os dentes de gato causam uma perfuração na pele, quadro que precisa de atenção. Se isso acontecer, uma das maiores preocupações é quanto ao que fazer ao levar uma mordida de gato na mão. Inchaço, vermelhidão e outros sintomas fora do comum devem ligar o alerta, não importa se é um felino caseiro ou de rua. 

    Como cuidar do gato no inverno? Veja o infográfico com várias dicas!
    Cuidados dos animais

    Como cuidar do gato no inverno? Veja o infográfico com várias dicas!

    Não é mistério que, mesmo sendo bem peludinhos, os gatos sentem frio e ficam bem incomodados quando a temperatura baixa. Por isso, no inverno, os tutores devem redobrar a atenção com os felinos, já que esses animais são conhecidos por disfarçarem o que sentem e nem sempre os sinais de um gato com frio são claros. Além disso, saber como aquecer os bichanos é fundamental - e é aí que entram estratégias como a roupa de inverno para gatos. 

    Onde colocar a caixa de areia do gato?
    Cuidados dos animais

    Onde colocar a caixa de areia do gato?

    A caixa de areia para gatos é, sem dúvidas, um dos itens mais importantes na hora de receber um felino em casa. Higiênicos por natureza, esses animais recorrem ao acessório por instinto para fazer as suas necessidades fisiológicas. No entanto, também pode acontecer de você flagrar um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, mesmo com a caixinha disponível. Nesses casos, a localização da caixa de areia pode ser um dos motivos que levam o bichano a agir desta forma.

    Quantas vezes um gato urina por dia?
    Cuidados dos animais

    Quantas vezes um gato urina por dia?

    Você já se perguntou quantas vezes um gato urina por dia? Essa dúvida é muito frequente e com certeza já passou pela cabeça de todos aqueles que vivem com os felinos, sobretudo os tutores de primeira viagem. Saber quantas vezes gato vai ao banheiro é importante para conhecer o comportamento do pet e até mesmo para identificar algo de errado com a saúde dele. 

    Ver Todas >